quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Desafio coquetel: primeiros preparativos e o drink da semana!

Tirei a manhã de Sábado para me dedicar a um dos meus passatempos prediletos que é reciclar velhos objetos, dando-lhes uma nova roupagem. Nesse caso, utilizei o papel dupla-face com o qual forrei minhas bandejas vermelhas nesse post e que foi minha inspiração para criar a Logomarca do evento “Desafio Coquetel”.

Conforme prometi na semana passada, a partir de hoje vou testar uma receita de coquetel por semana, até o dia da festinha que acontecerá na casa dos meus pais no dia 28 de fevereiro. Gostaria de agradecer muitíssimo a participação de todos que enviaram receitas para o meu e-mail contendo os mais diversos e inusitados ingredientes!!!! Infelizmente, como temos apenas um mês até o dia da festa, vou ter a difícil tarefa de escolher somente quatro receitas para mostrar aqui. Mas não desanimem: as outras estão devidamente guardadas e pretendo experimentar todas durante o ano. À medida que for testando, vou compartilhando o resultado com vocês, OK?

Resgatei duas latinhas antigas que estavam no armário aguardando a oportunidade de sofrerem uma “mudança radical” e encapei-as com o papel de presente, pensando nas seguintes propostas de uso para o dia da festa:

Porta-talheres e porta-mexedores de drinks…

…ou quem sabe, recipientes para canudos e porta-guardanapos?

Na foto acima, vocês podem ver a matéria-prima da qual me servi para criar os elementos decorativos a serem usados na festinha: duas latas (na verdade, cilindros de papelão com tampa), papel de presente, papel contact transparente, cola em spray e papel pluma cortado em quadrados de 9 cm x 9 cm.

Com o papel pluma, produzi alguns suportes para copo seguindo o passo-a-passo mostrado acima. 1. Primeiro passei cola spray de um dos lados e colei-o no papel de presente; 2. depois cortei as sobras e repeti o mesmo com o outro lado; 3. apliquei o papel contact dos dois lados e 4. tirei o excesso usando um estilete (meio enferrujado, coitado!). Fácil, não?

Finalmente descobri o nome e endereço da papelaria onde compro todo o material que uso para produzir minhas peças. Estou sempre lá e sei o caminho de cor, mas agora posso informar a vocês o local certinho, que é o seguinte:

JARDIM LARGO DO MACHADO
Largo do Machado, 8 Lojas B,C,J
www.jlmpapelaria.com.br

Foi nessa mesma papelaria/loja de festas, que comprei vários confeitos coloridos usados para enfeitar os brigadeiros que preparei para o aniversário da minha avó Carmota, no domingo, dia 31 de janeiro (Foto abaixo).

Fui inspirada pelos brigadeiros coloridos que apareceram nesse post da Lucila, do blog Casa de Valentina. Vocês não acham que os brigadeiros ficam mais alegres desse jeito do que na versão tradicional com chocolate granulado? A Vovó Carmota aprovou!

Com a sobra dos confeitos, fiz uma mistura colorida para enfeitar a taça do drink que escolhi como pioneiro do Desafio Coquetel!!!!

Então para inaugurar essa seção, o coquetel selecionado foi a CAIPIMELANCIA, receita da Danielle Schelb, do blog Tudo o que eu gosto.

O texto que recebi da Dani dizia o seguinte:

Kátia,
vc como sempre festeira né, eu acho o máximo!
Eu já estou esperando o desfecho dessa festa, o post com fotos e comentários.
Eu sugiro aquela caipifruta de Absolut Pepper, com melancia (amassada pra soltar o suco), açúcar e gelo. Experimentei num bar e o sabor é maravilhoso.
beijos e sucesso,
Dani Schelb!!!

Confesso que não me empolguei muito com a receita logo de cara porque, além de não gostar muito de melancia, por acaso eu tenho uma garrafa de Absolut Pepper em casa e não aprovei o sabor. Mesmo assim, resolvi dar uma chance à receita da Danielle e saí à procura de um pedaço de melancia maduro e bem vermelho.

E não é que a Dani tinha razão? O drink superou todas as minhas expectativas!!!! Além de bonito, por conta da vermelhidão da fruta, a mistura do suco da melancia com o gostinho picante da vodka criou um resultado bem interessante.

Na foto acima, vocês podem ver os ingredientes utilizados na preparação do drink. É importante amassar bem a melancia para obter bastante suco. Para o efeito colorido na borda do copo, basta umedecê-la e inseri-la no bowl onde coloquei os confeitos coloridos.

Parabéns, Dani! Adorei sua dica que, além de saborosa, é bem fácil de fazer. Isso também conta pontos!!!!

A seguinte receita é um bônus, pois foi enviada pela minha irmã, Flávia, e não está concorrendo ao Desafio Coquetel.

Para quem não toma bebidas alcóolicas, quero deixar aqui a sugestão da Flávia, que testei e aprovei ontem à noite. O drink é delicioso, ultra refrescante e mistura os sabores doce e azedo na medida certa. Aproveitando a ida ao supermercado, resolvi comprar os ingredientes para essa bebida e fiquei surpresa por ter encontrado com facilidade uma garrafa de suco de uva verde, que nunca tinha visto antes. A seguir, a receita e as fotos da preparação.

FLAVIA BONFADINI
Grape in the Summer

Rendimento - 1 copo longo
Tempo de preparo - 5 min

Ingredientes
5 folhas e 1 raminho de manjericão;
2 colheres (sopa) de açúcar;
Gelo o quanto baste;
3 rodelas finas de limão siciliano;
20 ml de suco de limão siciliano;
100 ml de suco integral de uvas verdes;
Club soda o quanto baste.

Modo de fazer
1. Macere as 5 folhas de manjericão com 1 colher (sopa) de açúcar em um copo longo.
2. Prepare o copo intercalando camadas de gelo e as rodelas de limão.
3. Bata em uma coqueteleira os sucos de limão e de uvas e o resto do açúcar.
4. Despeje no copo, já preparado com gelo e limão, complete com club soda e decore com o ramo de manjericão.

Esse coquetel não-alcóolico ficou muito bom!!!! Eu adoro limão siciliano, que além do sabor maravilhoso, tem um aroma adocicado agradabilíssimo!

Em resumo, fiquei muito satisfeita com os resultados da primeira semana do Desafio Coquetel. Semana que vem tem mais e fiquem à vontade para enviar quantas receitas quiserem durante todo o mês de fevereiro!

Beijos e até a próxima postagem!

Bonfa ass

43 comentários:

Construindo Laços Boutique de Festas disse... [Responder comentário]

Katia...
como lhe admiro, muito, verdadeiramente. Em cada post sinto sua presença, seu espirito, vc. se dedica, ama aquilo que faz. Doa-se.
Obrigada por cada post, pela palavra amiga, por fazer com o coração.
Beijos

Débora Fouraux disse... [Responder comentário]

Oi Katiaa! ahh o drink ficou lindoo! os dois! e amei os brigadeirosss! :D Beijos

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,ao contrário de você sou a própria Magali,adoro melancia!!Qualquer dia vou experimentar esse,deixa só eu arrumar a Absolut.Os doces da Carmota ficaram diferentes e bonitos!!!Vou acompanhando os resultados.
Bjs,

Carol Sena disse... [Responder comentário]

Ola!

Katia, adorei as latinhas encapadas.. estou me inspirando no seu blog para decorar meu cha bar, mas ainda estou perdida em cores para decoração.. rsrs
Os brigadeiros estão um maximo, adoro os confeitos coloridos e esse de coração é um sonho, no meu noivado eu enfeitei os pães de mel, ficaram super fofos!

bjus

Nanda disse... [Responder comentário]

Olá Kátia!
Estou aqui na expectativa para ver o resultado final dessa festa. Já testei um drink não-alcóolico e vou testar outros essa semana, o problema aqui em Juiz de Fora é encontrar os ingredientes, as coisas mais básicas como groselha por exemplo exige caminhar longas distâncias. Assim que obtver um que me agrade mando a receita e vou testar esse que você passou também parece delicioso!
Beijos!!!
Boa semana!

Maitê disse... [Responder comentário]

Bom dia Kátia !!!!!!!

Com certeza os brigadeiros ficaram MUITO mais lindos deste jeitinho diferente !!!!!!!!!

Estou aqui super ansiosa para anotar todas as receitas de drinks !!!!!! A pouco entendida aqui quer aprender a fazer estas coisas (rs......)

Beijinhos enormes !

Kaira disse... [Responder comentário]

Tem coisa mais deliciosa que estes teus posts???
Juro que não, adoooooro!!!
Ah, não tive tempo de escolher um drink pra te mandar, mas de cara já estou anotando estes que vc publicou!
Bjs!!!

Luciana Casado disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!! Esse papel que tu encapou é mto bonito, bem alegre!!
Gostei demais do pap dos suportes de copos!!
Agora os drinks são outro departamento, sabe que eu adoro uma cerveja, mas um drink bem feito eu não nego! hehehe
E esse drink de melância pareceu super fácil e pelo visto muito gostoso. Quando eu fizer te conto! ;)
Bjus, Lu

Wagner disse... [Responder comentário]

Com todos esses testes antecipados e as receitas interessantes das leitoras acho que você tem grandes chances no desafio, Bonfa. Eu ainda sugiro a marmelada como ingrediente (he he he).
Muito legal a ideia de reciclar objetos. Além de econômico, pode ser divertido — sem falar no resultado, sempre bonito.
Achei o porta-talheres um pouco fundo, mas como porta-canudos a embalagem me pareceu perfeita — sobretudo pelo contraste entre as linhas horizontais da estampa e as linhas verticais dos canudos!
Visualmente a CAIPIMELANCIA ficou bem bonito, mas a receita não-acoólica me pareceu tão "apetitosa" quanto a outra.

Beijo!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia acho legal revitalizarmos as coisas, a cada dia que passa, penso que tudo pode ser aproveitado de alguama forma. Ficaram lindos!

Ah! os drinks ficaram lindos tanto o de melancia, como o da sua irmã e os copos achei bem transados, onde vc comprou?
bj!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal! Obrigada pelos comentários e elogios!!!! Comprei os copos numa pequena loja no Botafogo Praia Shopping há uns 4 anos, mas já os vi também na Tok & Stok mais recentemente! Beijão!!!!

Rosi disse... [Responder comentário]

Ui que as coisas estão agitadas por aqui!!!
Eu amo melancia e tenho certeza que o gosto desse drinquen ficou maravilhoso. Aliás, quase deu para sentir por aqui, a foto tá divina.
Bjs

João Luis Guedes P. Pereira disse... [Responder comentário]

Esse caipimelancia deve ter ficado uma delícia!!! Tomara que vc escolha esse, pois adoraria provar essa opção, ainda mais com a absolut pimenta!! Bem, essa semana já vou bolar o meu, e no final de semana vou testar. Ainda estou sem idéias pois ainda não tive tempo para sentar e pesquisar, mas até sexta-feira, isso sai! Se o pessoal conseguir pensar nos drinks um pouco antes do evento, seria legal montar um cardápio com os nomes e os ingredientes. Que tal?! A receita do drink (não-alcolico) da sua irmã, já anotei também!! Parece muito boa e refrescante!! Valeu, Katinha!! bjs!!

Priscila Ferreira disse... [Responder comentário]

Katia!
Que legal saber que vais a Gramado!! Eu já fui um montão de vezes, é tudo tão lindo! Acabo até indo duas vezes ao ano!!
Vais comer fundie, café colonial?! :D
Bjuu
Pri

Anônimo disse... [Responder comentário]

Hummm...brigadeiro?!?! acabei de visitar a Priscila aí em cima e ví uma torta de chocolate com nozes que tirou a minha paz....chego aqui e brigadeiro! assim não da! rsrsrs...

...Kátia, adorei a decoração dos brigadeiros e apesar de não curtir muito bebida, acho que o de melancia deve ter ficado bom...eu adoro suco de melancia...ou melão...e nesse calor...cai bem.

Beijo na bochecha!

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Já estava há um bom tempo para te perguntar dos confeitos, que tinha visto quando vc fez uma sobremesa com chocolate. Ai, esqueci o nome, mas não era mousse. Enfim, vc sabe do que tô falando! Rsrs. Então, vc tinha usado confeitos verdes e até hj eu queria te perguntar onde acharia isso. Agora já sei!

Bem interessante os 2 drinks, hein? Eu tenho vontade de experimentar essas Absoluts de sabores diferentes. Vanilla deve ser bom. Eu sou chegada em drinks mais doces, sabe.

Ah, adorei a dica do papel pluma para fazer porta-copos. Vou experimentar qualquer dia. Bjs!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

O que dizer que eu já não tenha dito antes?
Já estou me tornando repetitiva...

Adorei as transformações das latas. Eu me apaixonei por esse papel que vc mostrou, desde a primeira vez que o vi. Esses copos então? Um luxo irreverente, bem a sua cara. E o coquetel? No mínimo inusitado.

Eu também não gosto muito de melancia, e não gostei muito quando provei a Absolut Pepper, mas se vc disse que o negócio fica bom, então eu acredito e vou testar. Acho que farei um caderninho: Petiscos e Drinks da Bonfa.
Já pensou em fazer um livrinho em pdf? No blog Conexão Paris, há um guia de bolso à venda. Vc poderia ir colecionando suas receitinhas e fazer um livrinho desses um dia... Eu compraria.

***
Muito obrigada pelo seu apoio lá no Criative-se. Vc não imagina o quanto seu comentário me deixou feliz.

É difícil escrever no blog dos outros. É como visitar a casa de outra pessoa, vc não vai de chinelos, nem de short, como costuma ficar em casa, é sempre um pouco mais formal...

Adorei a experiência. Fico tão feliz que vc, em especial, tenha aprovado. Pois escrever num espaço antes reservado a vc é uma honra.

Acho que suas dicas sempre foram úteis e delicadas. Fazem toda diferença na hora de receber. E seu bom gosto é indiscutível.


Um cheiro e estou morta de curiosidade pelo próximo coquetel.

Marta disse... [Responder comentário]

Katita,

Adorei o copo do seu drink! Um charme... e gostei da idéia do drink não alcoólico.. não bebo e por isso esses me agradam mais!!
Beijocas

Yo Neris disse... [Responder comentário]

Me apaixonei pelo drink de melancia!

Isabela Kastrup disse... [Responder comentário]

Kátia, adoro passar por aqui e me encanto sempre com os detalhes e criatividade. As latinhas encapadas ficaram lindíssimas, os brigadeiros um charme só e os drinks me parecem divinos. Parabéns por tanto capricho!
Um super beijo,
Isa

Danielle Schelb disse... [Responder comentário]

Que bom que superou suas expectativas... ficou linda a decoração dos drinks... o da sua irmã deve ficar uma delícia, vou testar!
A decoração da festa tá ficando um luxo como sempre... adoro reciclar também.
beijos lindona!

Ruby Fernandes disse... [Responder comentário]

Amigaaa! Que luxo esses drinks! Eu e a Dani somos amigas, nos conhecemos através do blog e hoje sempre nos encontramos para bater papo e tomar um café, aliás o café poderia virar drink né? hahahah
Você é uma fofa mesmo, além da simpatia de sempre é extremamente organizada e tem muito bom gosto.
Bjo flor *Ü*

Roberta Mollica disse... [Responder comentário]

Katia, amei o post de hoje! Esse papel de presente é realmente lindo e a cada dia você encontra nova aplicação para ele!

Os brigadeiros ficaram super fofos! Adorei! E olha que eu vou muito nessa papelaria, pois trabalho ali perto... Não tinha visto esses confeitos por lá...

Qto à caipimelancia, fiquei aqui na vontade... O drink sem alcool também deu água na boca... Ainda mais nesse verão aqui do Rio!!!

bjs!

Bird disse... [Responder comentário]

Katia, Menina seus posts sao demais!! Nao perco um!

Adorei as latinhas recicladas e os sous-verres! Lindos e praticos! Os brigadeiros tao dando agua na boca!

Dois cockteis super transados!! E nesses copinhos tortos perece até que "agente" ja bebeu bastante!! :)

Adorei também o seu pap com as florzinhas marcando o numero em cada etapa!!!! Vou ter que "emprestar" essa idéia, desculpe!! :D

beijocas

Sissi disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa, querida! Tudo bem? Hummmm, como dizem "melhor que observar é experimentar". Adorei a receita (e o copo torto...charme de Bonfa!). Beijos.

Nana disse... [Responder comentário]

Menina, até perdi o folego de ler tanta coisa hahaha
Eu adorei, queria ter a paciência que você tem para fazer coisas fofas com papeis, eu não tenho, infelizmente.
Sábado eu vou colocar um tutorial e já que tu gosta de renovar/reciclar, quero que faça e não tem desculpa, vai fazer sim senhora hahahaha
Bjss

Lucila Zahran Turqueto disse... [Responder comentário]

Tô bege kkkkk. Pensei em fazer um HH em casa nesta sexta, mas daí me bateu uma preguiça... bom ela passou rapidinho só em ler este post. Mas como está muuuito em cima da hora vou deixar pra depois do carnaval. Mas vai ter sim, e inspirado neste blog aqui rssss. Bjs Lú
Obs: não preciso nem dizer que os brigadeiros ficaram lindos né!

Tamy disse... [Responder comentário]

Eu que amei o seu!!!!

beijok

Nádia Argeri Burghi disse... [Responder comentário]

Gracioséssimo e delicioso como sempre... amei!
Beijo,
Nádia

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Adorei o post... muito bonito, com idéias legais e estimulantes (que vontade de fazer uma festa!) To adorando os drinks... quero fazer uma festa mexicana então to esperta nas sugestões... mas quando eu fizer vou fazer aquele que vc sempre serve nas festas o laranja com degradê! Quanto ao brigadeiro achei todos lindos mas infelizmente tem a parte chata: corante faz mal a saúde e deixa as pessoas hiperativas... pense nisso. Tô numa vibe tão natureba. Preferindo frutas a sucos de caixinha, salgados que eu mesma faço sem glutamato, olhando os ingredientes de tudo. Outro dia eu e minha irmã ficamos chocadas ao ler uma embalagem de cheddar e ver que lá tem tudo menos queijo... aff! Mas chega dessa assunto chato... estou adorando a pré festa dos drinks!!! beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Luiza, você tem razão! Eu quase não como balas nem coisas coloridérrimas porque só de imaginar toda aquela química, já fico sem vontade de experimentar! Sabe que eu amava cheddar? Mas ultimamente fujo desse queijo que, como vc disse, de queijo não tem praticamente nada! Eu também aboli sucos de caixinha no dia a dia. Prefiro comprar os naturais sem conservantes no hortifruti. Só uso os de caixa pra preparar drinks mesmo. Aliás, obrigada pela sugestão que vc mandou por e-mail... é um dos mais cotados para as próximas semanas! Beijos!

Gy Machado disse... [Responder comentário]

Ameiiii td nesse blog, q coisa mais linda...bjus flor

ganhou uma seguidora!!!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Deixa de modéstia, Katinha, que vc pode até não entender muita coisa de cozinha, mas sabe receber como ninguém.
Faça o livrinho só de drinks, então. E o segundo volume vc escreve quando estiver mais confiante...

Ah... vc tem sido "má" influência. Ontem eu comprei minhas taças de margueritas. Adoro margueritas, sabe? Só que eu não tinha taças adequadas e não me incomodava em usar meus copos comuns. Só que te vendo aí tão chique e reluzente, fiquei cheia de inveja branca e comprei minhas tacinhas... rsrs... agora até o gosto da marguerita mudou! Ou serei eu que fiquei esnobe???? kkkkkkkkkk NUnca se sabe.

Passei pra agradecer teu comentário de ontem no feito a mão. Emocionada fiquei eu depois de lê-lo.

Cheiro.

Michelle Sales disse... [Responder comentário]

Oiiii Kátia que coisas lindas....e os drinks....adoroooo

te achei no blog da Ruby, então vim te convidar pra participar de uma rifa que ta rolando lá no meu blog, tem vários prêmios legais, inclusive um feito pela Ruby.....passa lá vale á pena....

Virei seguidora....

Bjão.
Mi

Ellen disse... [Responder comentário]

Katia, vc é uma verdadeira artista, heim !! O drink ficou maravilhoso !! parabéns
bjs
viagemafora.blogspot.com

Lidiane Vasconcelos disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia! Também acho que os brigadeiros, da forma como você enfeitou, ficaram bem interessantes. :)
Ei! E tem drink para quem não bebe bebida alcoólica, é? Gostei de saber.;)

Uma Mulher de Fases disse... [Responder comentário]

Katia, brigadeiros com a sua cara: Alegres!!
Ficou muito legal e sua vó deve ter adorado messssmo!
Quanto aos drinks, adorei saber que dá pra saborear sem o teor alcoólico.
Beijos@@

KEKA disse... [Responder comentário]

adorei os drinks!

mas será que uma vodka se encaixa no segundo??

hehehe

pra mim, tem que ter um álcoolzinho no meio!!


beijão

Luiza Coelho disse... [Responder comentário]

Hello!!! Vi uma página de bebidas no IG e é claro que lembrei de você!!!

http://comida.ig.com.br/bebidas/digame+o+que+bebes/n1237536933636.html

Diga me o que bebes que te direi quem és... ficou muito bacana e o design arrasou... passa lá!

A respeito do drink, não foi eu que te mandei... :S Deve ser uma chará minha! :)

A espera do próximo drink!

beijos

Camila S. Carvalho disse... [Responder comentário]

Oi linda tudo bem?
Essa foi minha primeira visita ao seu blog, e posso te dizer com certeza que não será a última! Uau fiquei imensamente feliz ao ver tanta coisa linda em um só lugar! Fantástico tudo o que você faz, querida!!! Amei de verdade!!! Muito sucesso para você e obrigada pela inspiração! Um beijo! ♥

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Eu adoro as suas sessoes-reciclagem :-) Além de mega ecológico, os objectos ficam muito lindos e exclusivérrimos :-)
Beijos, Angie
P.S. Que show a decoracao do copo da caipimelancia, ficou mega profi!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa! Adorei seu blog e principalmente a receita de coqueteis, pretendo fazer um jantarzinho romântico para meu namorado e não bebemos alcool, vc teria ai ou alguém teria mais uma receitinha de coquetel sem alcool. Algo bem afrodisiaco rsrsr.

Bjus!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Parece que você sim,é uma amante da Vida e que curte com seus amigos
o fruto de ser Feliz todos os dias!Parabéns, você é um exemplo de alegria

Related Posts with Thumbnails