segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Aventuras gastronômicas em Santiago do Chile: comes & bebes, decoração, design e algumas curiosidades

Bom dia, pessoal!!!! À medida em que eu ia escrevendo esse post, a lembrança do sabor dos pratos que experimentei durante a viagem voltava à minha memória e me deixava com um gostinho de “quero voltar”…

Pesquisamos restaurantes recomendados pelos DESTEMPERADOS, como de costume, além de bares e pubs sugeridos por outros viajantes. Quando comecei a elaborar o post, não sabia como classificar os restaurantes por categorias e achei melhor organizar o relato das nossas peripécias gastronômicas dividindo-as entre os bairros da capital chilena. Sendo assim, o primeiro é…

BELLAVISTA

Bellavista é um bairro descolado e boêmio. É lá que fica a LA CHASCONA, última residência do poeta PABLO NERUDA. Acho que é um passeio imperdível e foi por meio desse lugar interessantíssimo cheio de referências ao mar, que descobri que o artista tinha algo em comum comigo: ele não era minimalista e adorava expôr em casa objetos garimpados durante suas viagens pelo mundo, além de presentes de amigos. Gosto muito de peças que lembram lugares e pessoas, como também já disse Danuza Leão.

20101113-155
Seguindo uma das sugestões dos DESTEMPERADOS, conhecemos o COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE e amamos a experiência!!!! O lugar é bem pitoresco e tivemos a sorte de ocupar um lugar no mezzanino, de onde pode-se avistar todo o restaurante, incluindo a claraboia e a charmosa fonte que fica no térreo. Não precisamos fazer reserva porque jantamos cedo, por volta das 19 hs.

Assim que vi esse prato de peixe flamejante, lembrei do meu pai. Ele adora essas coisas extravagantes e escalafobéticas e imaginei que ele adoraria a performance…


Como o Marcelo é carnívoro, pedimos a seguinte entrada: AJÍ RELLENO DE SONORA, que tratava-se de pimentão recheado com filé mignon e jamón serrano gratinado com mussarela. Amamos!!!!! Mas cuidado com a pimenta, gente! Eu adoro comida picante, mas sei que nem todos se animam a provar pratos bem calientes


Como prato principal, eu pedi o FILETE AO LODO, um generoso medalhão de filé grelhado com cogumelos ao molho de vinho e cebolas adocicadas, além de batatas doces “bem doces”, segundo o texto do menu. O Marcelo optou pelo FILETE DE VIGOR Y PASSIÓN, envolto em bacon e queijo com molho de três pimentas e legumes sautée. Estava tudo perfeito e bem farto, mas ainda sobrou espaço para a sobremesa…

Pedimos AMOR ENTRE BLANCOS Y NEGROS, composto por brownies preto e branco com mousse de cream cheese, amêndoas e frutas vermelhas. Pra falar a verdade, eu achei a descrição do prato mais suculenta do que a sobremesa em si. Mas em geral, nossa impressão foi super positiva!!!!


O bairro é cheio de bares e pubs e aproveitamos algumas dicas para conhecer o BUDAPEST, onde experimentamos a cerveja artesanal DIE M, que me agradou mas não me marcou.

Já a inglesa YOUNG’S do tipo STOUT com aroma de chocolate ficou na minha memória gustativa. Apesar de não ser adocicada, o sabor é delicioso e a cerveja é bem encorpada, do jeito que eu gosto!!!! Provamos a bebida no bar DUBLIN.


Ah, o PATIO BELLAVISTA… tenho ótimas lembranças desse lugar onde estive com algumas amigas na capital chilena pela primeira vez em 2008. De lá pra cá, eu tive a impressão de que o shopping/centro gastronômico cresceu bastante e conta com restaurantes perfeitos para uma refeição completa ou simplesmente um drink acompanhado de belisquetes.

Foi o que fizemos no bar LA CASA EN EL AIRE, onde provamos o primeiro PISCO SOUR da viagem e comemos uns legumes crocantes com molho de palta (abacate).

O Patio Bellavista também fica bem animado e colorido à noite. Amei as luminárias da foto à direita!!!!

20101126-016

De volta da viagem ao DESERTO DO ATACAMA, encontramos meus pais em Santiago e conhecemos o restaurante EPICÚREO. Foi uma escolha às cegas que teve um ótimo resultado. Adoramos os pratos, o atendimento e a ambientação.

20101126-014
Como cortesia, provamos um amuse bouche composto de tartar de atum com um legume crocante.

20101126-024

Meu pai pediu um cordeiro cozido no próprio suco com purê de ervilhas e alho-poró ao curry, que estava muito macio e saboroso.

20101126-031

Meu prato de ravioles negros com recheio de Centolla (king crab) e molho de mariscos com camarões estava sensacional!!!! Foi uma das minhas melhores refeições nessa viagem!!!!

20101126-025
Minha mãe e minha avó dividiram o Mero com molho de maracujá, purê de batata e legumes.

Pra variar, não resisti aos encantos do jardim de inverno/lounge e do banheiro com pastilhas coloridas e tive que registrar as imagens pra compartilhar aqui com vocês. Afinal, também adoro restaurantes bem decorados de maneira interessante e criativa!!!!

YUNGAY

O Marcelo descobriu o BOULEVARD LAVAUD na internet e sugeriu que passássemos por lá pra conferir a dica. Eu fiquei simplesmente encantada com a decoração do restaurante e saí clicando tudo o que eu vi pela frente com a anuência e o incentivo do gerente do restaurante, que delícia!!!!

O Boulevard Lavaud é, além de restaurante, um antiquário, e todas as peças expostas estão à venda. A história da casa começou em 1868 como uma barbearia de origem francesa e, se tiverem curiosidade, vocês podem ler a interessante trajetória desse estabelecimento aqui:

http://www.boulevardlavaud.cl/historias.html

Detalhes da escadaria que leva ao segundo piso

O armário da foto acima é, na verdade, a porta de entrada para o banheiro feminino e a gaveta é falsa. Achei super curioso e inusitado, a minha cara!!!!!!!!!!!!


É possível encontrar um pouco de tudo no restaurante/antiquário e a cozinha fica no segundo andar. Preferimos nos sentar no andar térreo e eu pedi um Pisco Sour feito com limão peruano (mais amargo) e angostura. Hummm, delicioso!!!! Foi o melhor Pisco que provei no Chile.

Para comer, optei por camarões empanados com salada verde, molho de limão e fatias de abacate. Adorei e fiquei mal acostumada: desejei que todos os meus pratos dali em diante tivessem abacate na versão salgada!!!!

Ao lado do Boulevard Lavaud, existe uma mercearia em funcionamento decorada com peças antigas. O pessoal do restaurante foi super simpático e nos convidou a conhecer o lugar, mesmo estando fechado àquela hora do dia.

LAS CONDES

Na volta do passeio ao DESERTO DO ATACAMA, ficamos hospedados no hotel RADISSON próximo ao badalado restaurante ASTRID Y GASTÓN, presente também no Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Espanha, México e Argentina.

O restaurante já me conquistou logo na apresentação da mesa, decorada com esse lindo sousplat!!!! A cozinha é aberta e podemos observar tudo o que acontece lá dentro.


Eu pedi o linguini com centolla de Punta Arenas a la huancaina de rocoto y caviar de salmón… MARAVILHOSO!!!!!


O Marcelo foi de Bife Americano a las brasas con su encebollado y bearnesa de huacatay, papitas fritas nativas en texturas.

Não me empolguei muito com a aparência do prato mas, segundo o Marcelo, ele também estava maravilhoso.

A sobremesa do Marcelo foi a seguinte: Esfera de chocolate derretida con compota de frambuesa, helado de lúcuma y espuma de crema brulée. Copón de arroz con leche al ají amarillo, sorbete de frambuesa con rocoto confitado y espuma de arroz con leche Y canela china.

A minha foi uma espécie de lasanha de frutas com kiwi, abacaxi, morangos e um rolinho crocante recheado com creme de amendoim. Tudo perfeito!!!!!

O post dos DESTEMPERADOS sobre o Astrid y Gastón está aqui:

http://destemperados.blogspot.com/2009/03/as-maravilhas-da-culinaria-chilena.html


O RESTAURANT GIRATORIO é muito popular entre os turistas que visitam a cidade e seu maior atrativo é mesmo a vista da cidade e o fato de que que ele dá uma volta de 360 graus em pouco mais de uma hora.

Pedimos uma entradinha de queijos e frios que estava gostosa, com destaque para o presunto de Parma, cortado bem fininho.


O Marcelo experimentou o GARRON DE CORDERO: Garron de cordero magallanico, sobre arroz silvestre e eu, os CAMARONES ANDINOS: Camarones Andinos, salsa finas hierbas y queso de cabra, arroz perla. Só que pedi pra substituir o arroz por bolinhos de batata. Meu prato estava legal, mas depois de ter conhecido o Astrid y Gastón, não dava pra comparar…

Na nossa última noite em Santiago, bem cansados e com a perspectiva de acordar às 4:30 hs da manhã para voltar ao Brasil, preferimos buscar uma pizzaria nas redondezas e fomos parar na recomendadíssima TIRAMISU.

O lugar estava cheio e tinha uma pequena fila na porta enquanto os outros restaurantes adjacentes estavam praticamente vazios. “Sinal de que a pizza deve ser boa” - pensei e não me enganei.


Além da deliciosa pizza AUTOSTRADA, uma espécie de Margherita, também provamos a cerveja artesanal KROSS nas versões GOLDEN ALE e STOUT. Gostei das bebidas, mas também não ficaram na memória… Talvez o sono e cansaço tenham atrapalhado meu julgamento!!!!

Em Las Condes também fica o FLANNERY GEO IRISH PUB, um bar irlandês que fabrica sua própria cerveja.


Gostamos muito dessas quesadillas de frango servidas com guacamole, sour cream e ají, que é um molho de pimenta bem forte e aromático (virei fã e trouxe alguns pra casa!!!!). Se você preferir pimenta do reino, basta pedir “pimienta”.


As cervejas do tipo STOUT e RED ALE eram as melhores e o lugar serviu como pit stop para uma de nossas longas caminhadas pela cidade.

PARQUE ARAUCO

O PARQUE ARAUCO é um shopping meio fechado/meio aberto com restaurantes simpáticos, cinemas, shows noturnos e lojas de decoração maravilhosas situadas no PISO DISEÑO: Falabella, El Portico, Paris, Casa & Ideas etc.


Passamos no shopping com o objetivo de comprar um casaco na THE NORTHFACE pra que eu pudesse aguentar as baixas temperaturas no Atacama e depois partimos pra devorar um combo bem calórico no TONY ROMA’S composto por…

dip de alcachofras, espinafre e parmesão com tortilla chips e…

… anéis de cebola com molho picante de tomate + frango com molho ainda mais picante acompanhado de sour cream!!!!


Para beber, uma deliciosa e gigantesca Frozen Margarita de morango!!!!

MERCADO CENTRAL

Quem se aventura no Mercado Central de Santiago se sente em uma viagem pelo Pacífico. Lá a gente encontra seres marinhos bem exóticos como algas, fungos, ouriços e aranhas-do-mar.

Alguns restaurantes exibem pratos prontos em suas vitrines e a vedete é sempre a Centolla, ou King Crab, uma espécie de caranguejo gigante encontrado nas águas gélidas da Patagônia e do Alaska.

Dessa vez, só passeamos e fotografamos, mas na minha visita anterior à cidade, comi um pastel de queijo no DONDE AUGUSTO, o mais famoso restaurante do mercado.

VIÑA DEL MAR

Em Viña del Mar, cidade praiana a duas horas de Santiago, almoçamos no CASTILLO ROSS.


Eu não estava com muita fome e pedi somente um prato de ceviche (iguaria de origem peruana que tem como base peixe cru marinado em suco de limão ou outro cítrico).


Meu pai escolheu uma saladinha de Centolla

…e minha irmã preferiu camarões ao Pil-Pil, que vem temperados com bastante alho e são imersos em azeite aromatizado bem quente. Tudo estava muito bom!!!!

Pra terminar esse longo e suculento post, deixo aqui duas fotos marcantes: a primeira era meu sonho de consumo nos anos 80, uma FANTA MORANGO!!!!! Ai, como eu queria que ela existisse no Brasil naquela época… Na segunda foto, o Marcelo experimenta o MOTE CON HUESILLOS, uma sobremesa típica feita com suco caramelado, pêssego e uma espécie de grão de trigo. Apesar da aparência exótica, o doce é bem gostoso e é encontrado em várias barraquinhas e/ou quiosques espalhados pela cidade.

Ficou faltando escrever sobre nossas aventuras gastronômicas em San Pedro de Atacama, mas essa postagem já ficou grande demais…isso quer dizer que vai ter Parte 2!!!!

Um grande beijo e uma deliciosa semana pra todos vocês!!!!!

Bonfa ass

45 comentários:

Jamile Salim disse... [Responder comentário]

Quanta gostosura! Alguns pratos, confesso, não me atreveria. Não sou fã de pimenta ... E o que é aquele Frozen Margarita? Hummm ...Devia estar maravilhoso! Seus relatos nos fazem "viajar" e nos deixam com água na boca! Como é bom viajar, né?
Boa semana!

Bella & Fábio disse... [Responder comentário]

huum esse post é de dar agua na boca!!

Flávia Mergulhão disse... [Responder comentário]

Que delicia de viagem!
A gastronomia me pareceu bem interessante. Só fiquei com pena do prato que sua mãe e vó Carmota dividiram: Mero- este peixe está em extinção, pelo menos aqui no Brasil e é tão dócil!Não teria coragem não...
Amei o Boulevard Lavaud! A decoração é inusitada!
Não deu vontade de trazer a balança turquesa para casa, não? rsrs

Bjocas e boa semana

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Ih, Flavinha, não sabia que o Mero estava em extinção... é sempre bom saber, né? Eu não entendo muito de peixes brancos, prefiro crustáceos. A balança é realmente linda! Adoro peças retrô!!!!!!!!!!! Um grande beijo e estou ansiosa por nosso chopp de final de ano!

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez disse... [Responder comentário]

que delícia de viagem! adoro seus posts de viagem, me sinto conhecendo cada lugar, porque tudo é maravilhosamente detalhado.

quero ir pro chile tb rs, muito lindo tudo!
adorei!
boa semana

Cucchiaio pieno disse... [Responder comentário]

Oi linda
Que sonho essa viagem!
Tudo super colorido, alegre! As decorações dos restaurantes, parecem casa de boneca. Amei a balança antiga, queria uma!
Quando fui a Santiago nao tive boas lembranças, pois no primeiro dia machuquei meu joelho e fiquei mal - snif, snif, snif... Na próxima vez, com certeza, sera' maravilhoso pois levarei tuas dicas comigo!
Amei os pratos, são verdadeiras obras de arte. Salivei ao ver o Frozen Margarita de morango. Aaaaa não, Fanta de morango nãaaaaaaaao - hehehehe!
A tua mãe tem um rosto angelical, de pura bondade!
Mil beijos
Léia

trecos e apetrechos da Fran disse... [Responder comentário]

Quantas dicas bacanas Bonfa!
Adorei as fotos dos pratos, parecem realmente deliciosos, ainda bem que não está na hora do almoço hehehe.
Já te disse que amo teus post de viagens, dá a sensação de estarmos lá com vocês.
Uma ótima semana.
BJS

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, que delícia esse post. Me deu vontade de entrar no primeiro vôo pro Chile e comer todas essas coisinhas deliciosas. Vc falando do Tony Roma´s me deu uma saudade!!! Comi no de Aruba (parece que é meio franquia) e amei demais!!! Só que ao invés de margaritas eu tomei mega taças de piña colada! Super delícia!
Perguntinha: e vinhos?!? O Chile produz vinhos maravilhosos e vi vc falando tão pouco deles ...

Bjão

KINHA disse... [Responder comentário]

Olá Kátia

Estive lá em Janeiro. Passeamos e comemos nos mesmos bairros ou lugares. Gostei, mas ainda prefiro Buenos Aires, por ser mais alegre.

Uma ótima Segunda-feira para vc.

Bjo

Sandreane disse... [Responder comentário]

Kátia, as fotos estão incríveis, e os lugares então?? Fantásticos!
Mas o que me chamou a atenção, de verdade, foram os pratos... Lindos!!!!
Nunca tive vontade de conhecer o Chile, e agora, graças a você como guia turística virtual *rsrsr*, fiquei com vontade :)
Abraços!

Sandreane disse... [Responder comentário]

Kátia, as fotos estão incríveis, e os lugares então?? Fantásticos!
Mas o que me chamou a atenção, de verdade, foram os pratos... Lindos!!!!
Nunca tive vontade de conhecer o Chile, e agora, graças a você como guia turística virtual *rsrsr*, fiquei com vontade :)
Abraços!

Marias disse... [Responder comentário]

Bom dia KAtia. Pelo jeito já se recuperou da viagem. Quantos pratos exóticos e deliciosos. Eu adoro experimentar quando viajo. Vou guardar suas dicas porque em breve pretendo visitar o chile. Bjus.

Elza Carrara disse... [Responder comentário]

Katia,
Literalmente falando "que delícia de post", rsrsrsrs
Quanta coisa saborosa e diferente para provar. Deve ter sido mesmo uma viagem inesquecível.
E gostei também da decoração colorida e calorosa dos restaurantes :)
Sobre o arranjo de Natal, é claro que você pode colocar um link. Seria uma honra :)
bjs e bem vinda de volta!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, minha querida, quantas deliícias!!!
Engordei só de olhar!
No momento minhas aventuras gastronômicas vão ter de dar uma paradinha. Andei cozinhando demais ultimamente... resultado: a balança acusou um aumento de gostosuras...
Ah, comecei hoje um programa com uma personal trainer. Resolvi admitir que sozinha eu nunca encontraria motivação para malhar. Como diz Einstein, é mais fácil quebrar um átomo que um hábito.
Estou me sentindo muito bem, chego a pensar por que é mesmo que eu digo que não gosto disso... kkkk
Gente muito enérgica como nós duas não pode ficar parada nunca.

Como foi o bazar??? Estou louquinha pra saber.

BJks
Cláudia

Danuza disse... [Responder comentário]

Estou impressionada em como você sente prazer em compartilhar um pouquinho dos seus "casos e coisas". Desde que descobri o seu Blog (sou a nº 1745 seguidora-disfarça se soou brega), tenho me encantado com tudo e acredite, aprendido tbém. Um abraço de quem sabe....uma possível nova amizade.
Danuza

Su disse... [Responder comentário]

Katia esta primeira foto lembra muito um restaurante que fui na Cidade do mexico em 97, sua viajem foi maravilhosa.

Li no site do Feito a Mão que vc esta querendo vir para SP, qdo vir, me avise, podemos nos encontrar.

Bjs
Sueli

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Oi, pessoal! Obrigada pelos comentários! Santiago é realmente uma cidade sensacional!!!! Elisa, você tem razão: o país produz vinhos fantásticos e tomamos alguns. Meus pais visitaram a CONCHA Y TORO e degustamos algumas garrafas no hotel mesmo. No post sobre as aventuras gastronômicas em San Pedro do Atacama, vou postar uma foto com vinho, mas na maior parte das refeições tomamos cerveja mesmo. A principal foi a Kunstmann Bock, que adorei! O problema é que não entendo muito de vinhos e realmente não sei analisá-los bem. Já o Marcelo gosta e entende mais do assunto. Vou pedir pra ele dar uns pitacos com os nomes dos vinhos que tomamos da próxima vez, OK? Beijão e obrigada pela sugestão!!!!

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Oi Kátia, td bem?
Adorei esse post, suas aventuras gastronômicas são simplesmente fantásticas. Confesso que não conheço a grande maioria desses pratos e não sei se teria coragem de degustá-los, principalmente os crustáceos.
Vou ficar aguardando a 2ª parte. Ah, concordo com a Elisa, senti falta dos vinhos, que eu particularmente, adoro!
Esqueci de comentar sobre a porta do banheiro, achei muito exótica, rsrs
Bjos.

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Pra dar uma variada, o post foi show!!! rsrs
Fiquei com uma baita água na boca!!!
Bjão

Marta disse... [Responder comentário]

Katita... eu que nem fui na viagem fiquei mega com vontade de experimentar os pratos super saborosos! E que visual lindão que todos tinham... comíamos até com os olhos...rssss

Eu adoro sair para comer e conhecer coisas novas!!!

Beijocas

Gina disse... [Responder comentário]

Kátia,
Gostei muito de Santiago. Aliás, não só a capital, adorei conhecer os lagos andinos. Fui no inverno, muito frio!
O mote con huesillos lembrou uma sobremesa filipina que a filha provou, também vendida nas ruas.
Viajei junto com você!
Bjs.

Franciele disse... [Responder comentário]

Kátia,
Ler esse post me deixou morrendo de saudade de Santiago! (Em especial do rest. Como Agua para Chocolate!) Fui pra lá em julho e tb passei por alguns desses lugares. Tbm ia comentar que faltou falar sobre vinhos! Vale muito a pena visitar a Concha y Toro. Obrigada por compartilhar suas experiências, vou guardar várias dicas!!
Bjs!

Bird disse... [Responder comentário]

Ai Katia que pecado isso vc faz com a gente! :)

Realmente comes e bebes! Que locais legais vc descola! Adorei tudo e estou agora com a barriga roncando! :)

Descuilpe o sulisso, mas estava dodoi :(

beijocas e até mais!

Dani disse... [Responder comentário]

Quanta comida boa! tava aqui babando no teclado, vc consegue nos fazer viajar junto!

Bjs

Dani

Lívia Carolina Fabi disse... [Responder comentário]

Bonfaaaaaaaaaaa
Que post mais suculento!!! hehehe

Dá vontade de lamber a tela do computador :D rs

Que viagem mais saborosa, heim?

Adorei tudo, mas o que me deu mais vontade foi a Margarita Frozen Gigante!!! rs

Bjos

Jurubeba disse... [Responder comentário]

Katia,

Hummmmmmmmmmmm fiquei com água na boca!
Eu fui para o Chile ano passado, foi minha Lua de Mel, visitei Santiago por 3 noites e depois seguimos viagem para o Sul do país, parando em várias cidadezinhas.
Não me recordo dos restaurantes, acho que comemos em um muito bom em BellaVista e nos fartamos em um no Parque Arauco.

Eu não tinha blog naquela época, por isso não fiz registros.
Claro que não faria com uma riqueza de detalhes como você, mas com certeza daria minhas impressões.

Vou consultar suas sugestões de restaurantes e bares quando repetir a viagem.

Não me deixe com fome no segundo post, tá?

Beijos ;)

ps. Eu escrevi dois textos bem simples sobre minha viagem. Deve estar na página anterior a atual. Se quiser ver, passa lá!

Ninha* disse... [Responder comentário]

Katia,
Acompanho seu blog quietinha, mas adoro! Não podia deixar de comentar sobre esse maravilhoso post sobre o Chile, lugar onde vivi por 1 ano e amo de paixão! As suas descrições são perfeitas e me vizeram voltar pra casa por uns minutos e morrer de saudade de tudo que vivi por lá! Para completar as suas excelentes informações quero dizer que no Como Água para Chocolate existe uma salada com camarões que é uma coisa de louco! O ají, que você cita no petisco deste restaurante, na verdade não é um pimentão; se parece com ele, mas é realmente uma pimenta, por isso o prato fica tão picante! O Patia Bellavista realmente foi reformado e super repaginado. É um lugar muito agradável, principalemente à noite, quando os bares bombam e sempre tem shows de várias bandas! E a Tiramissú? Muuuuuito boa a pizza, não é? Lá eles servem também umas saladas muito legais, mas sempre tem fila. O ideal é sempre procurar fazer reserva, porque no inverno é impossível esperar do lado de fora... hahaha Santiago é uma cidade maravilhosa, onde podemos caminhar de madrugada tranquilamente pelas ruas... E os restaurantes são realmente maravilhosos. Perdi as contas de em quantos eu tenho vontade de voltar todos os domingos! hahaha Da próxima vez que estiver por lá não deixe de conhecer um lago que se chama Piedra Roja, que fica há 1 hora de Santiago +-. É lindo e tem um restaurante peruano chamado Cocoa, em cima de um pier, delicioso para o almoço. O mesmo, em Santiago, é disputadíssimo, pois fica dentro de um vagão de trem antigo!
Parabéns pelo maravilhoso post!
Abraço,
Ana Carolina Alonso.

Camilla Nesti disse... [Responder comentário]

Olá, Katia!! Lindo o seu post e com muitos detalhes...alguns restaurantes citados por você eu conheci quando estive em Santiago, mas um que me marcou muito foi o Castillo Ross: além de lindo, a comida tambémm é muito boa, e a vista... maravilhosa!! Tirei cada foto encantadora!!

bjoks e ansiosa pela parte 2!rrs

K disse... [Responder comentário]

Sempre acho que uma decoração sem lembranças de viagens, épocas ou pessoas faz a casa se parecer com um show room.Fica sem alma.
Fiquei louca pela cerveja com aroma de chocolate e não vejo a hora de experimentá-la.
Quanto ao abacate, o mundo inteiro o utiliza com sal.Só nós usamos essa fruta com açucar.
Suas fotos me deixaram com água na boca.

Liège disse... [Responder comentário]

Bonfa, que lugares mais charmosos!
E que vontade de viajar...
Beijos.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

Ana Carolina, obrigadíssima pelo complemento e por todas essas informações deliciosas!!! Então o que a gente comeu foi pimenta recheada!!!!! Que legal!!!! Sabe que eu pensei que poderia morar em Santiago e não sentir falta do Rio? Ainda mais agora com esse calorão de verão abafado... A cidade é realmente um charme e faz um friozinho à noite que eu adoro!!!! Gostaria muito de poder voltar la muitas vezes e amei a dica do Piedra Roja!!!!! A gente chegou bem tarde na Tiramisu e não pegou fila, mas o lugar estava lotado e a pizza foi uma das melhores que já experimentei!!!!!! Um grande beijo!

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Bonfa, anda tão corrido as coisas que qdo sobra um tempo passo por aqui e posto no blog, às vezes fico dois dias para ver inteiro o post, devido a falta de tempo mesmo e outra adorei o post de aventura gastronomica, e fiquei maravilhada com os pratos a única coisa que não me agradou muito foram as comidas vivas.
Não podia faltar a cerveja né, os pratos de doce parecem deliciosos e viajar com a família é bom demais.
bjocas!

Raquel Barbosa disse... [Responder comentário]

Hum...são 11 da manhã e minha barriga já tá roncando por conta desse post! Também sou fã de abacate na comida salgada... abraços
www.bomsensoemformadegente.blogspot.com

padronagens disse... [Responder comentário]

Aventura gastronômica, Bonfinha? Pra mim mais pareceu um "festival gastronômico" (he he he). Realmente, acho que você é a pessoa que conheço que melhor sabe aproveitar viagens EM TODOS OS SENTIDOS! Adorei as fotos e as informações!

Beijo,
Wagner.

Larissa disse... [Responder comentário]

Bonfa,

eu estive em Santiago também agora no fim de novembro as suas aventuras gastronomicas estão parecidas com as minhas, inclusive nossos pratos foram os mesmos no giratorios e no tony romas!!! Confesso que não fui ao como agua para chocolate depois do trauma do giratório... não me agradou!! Achei que faltou requinte, bem como a comida não tava boa, o camarão tava bom, mas o cordeiro... não me deixou boas lembranças!!
Amoo seu blog!!

Erika disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Seu post sobre as aventuras gastronômicas me deu mais vontade ainda de voltar para lá! Não cheguei a ir no Como Água Para Chocolate, mas fui em um bar do lado chamado Galindo, que servia um "pastel de choclo" delicioso! Parecia um escondidinho, mas em vez de mandioca eles fazem com milho, e a carne é picada. Maravilhoso! Fora os frutos do mar, nem se comparam com os daqui. Um restaurante muito bom também fica na mesma Calle Constituición, chamado Azul Profundo. Pedimos um mix de frutos do mar, cheio de lulas, vieiras, mariscos, salmão...Foi até barato para o tanto de comida que veio, delicioso! Espero poder voltar a Santiago em breve :)
Abraços,
Erika

Débora Rocha disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!
Nossa, vc não imagina como fiquei feliz em saber que vc é minha primeira seguidora!! (será que haverá um segundo seguidor? eu espero que sim rs).
Ainda tô aprendendo essa coisa de blog, mas com o tempo vou me acostumar. Muito obrigada!
Sobre o sorteio, não tem problema. As coisas acontecem como devem acontecer. Se não fosse assim vc não teria entrado no meu bloguizinho, não é mesmo?
E claro, esse post é covardia. Que vontade de experimentar tudo!
Bjs!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Oi, Katinha,
Que delícia de post! Adorei as fotos e a descrição das comidinhas! Fiquei impressionada com o peixe flamejante,rs e com alguns pratos que preciso experimentar! Esse restaurante "Como água para chocolate" eu pretendo conhecer certamente...o filme é muito lindo e significativo pra mim!
Um beijo! Adorei!

Do que eu gosto... disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Amei este seu post! Estou recolhendo informações para minha futura viagem à Santiago pelo carnaval e encontrei bastante aqui. Visitei Santiago em junho e quase nada aproveitei por este motivo estamos retornando, dicas é do que mais preciso...

Francy disse... [Responder comentário]

Garota,
Santiago é tudo de bom... revivemos nesse teu post, muitas das coisas que vimos e dos restaurantes também.. O Giratório é excelente, não só a comida, mas é um verdadeiro passeio a 360º graus e vemos uma cidade que é linda...
No mercado tem coisas ótimas... Pretendemos, no retorno de Bogotá, se as coisas correrem bem, retornamos apenas a Santiago e viremos aqui pegar mais dicas. Obrigada amiga por relatar tantas coisas boas...
abs,

Livia Curi Fernandes, disse... [Responder comentário]

Tem coisa melhor do que viajar para lugares maravilhosos e ainda comer coisas deliciosas?!?! ADOROOOO! Deu água na boca só de olhar essas comidinhas...
www.cozinhafesteira.blogspot.com

Laély disse... [Responder comentário]

Por partes:
Sabe aquela música do Roberto?: "É preciso saber viver!"...Você já sabe: conhecer o mundo e comer bem é um bom começo!
Gostei mais do restaurante antiquário. Como é aquela história do armário? É a porta de um banheiro?! Curioso!
Você é a cara da sua mãe!
Tô morrendo de fome! Tortura, porque o que me resta é comida de hospital!...

Eu Mulher disse... [Responder comentário]

Querida... sua viagem foi muito linda!!
Eu e meu amado também amamos viajar.
Vou bisbilhotar seu post e pegar dicas.

Beijos

Sheila disse... [Responder comentário]

Que bom deve ser poder viajar muito e provar muitos pratos e delicias!!
Eu conheço só 5 países, e o que mais me gostou foi Argentina.
Estive em Buenos Aires e posso recomendar ótimos aluguel apartamentos Buenos Aires !

Lu Tavares disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Aproveitando uma promoção da Gol vou com o namorido pra Santiago dia 22. Adorei essas dicas!! Pareceu tudo muito bom. Sei que vc está viajando, mas se você tiver mais alguma dica de lugares perto de SAntiago vou adorar.
Beijão Lu

Related Posts with Thumbnails