segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Resumão das férias no DESERTO DO ATACAMA entre CHILE e BOLÍVIA: paisagens espetaculares, aventuras, conquistas, um mini-intercâmbio e a volta pra casa cheia de sonhos…

DSC07498
Estou de volta, pessoal!!!! Aos poucos vou me inteirando das novidades e retomando a rotina, mas posso confessar uma coisa a vocês? Pela primeiríssima vez na vida, eu não queria voltar pra casa!!!! Eu adoro viajar mas sempre achei bom retornar ao meu cantinho depois de 15 ou 20 dias na estrada. Conversando com alguns dos nossos companheiros de viagem estrangeiros, descobri que uma série deles estava dando a volta ao mundo por 6 meses ou 1 ano… ai, que delícia!!!! Dessa vez, eu percebi que conseguiria fazer o mesmo e não senti muita falta da minha caminha macia, mesmo tendo dormido em albergues coletivos com oito camas, sem chuveiro nem calefação e banheiros fora do quarto, quando os termômetros lá fora marcavam 15 graus abaixo de zero.

Voltei renovada e cheia de planos para o futuro, passei por experiências únicas e me encantei com paisagens deslumbrantes, que mais pareciam pertencer a outro planeta. De todas as viagens que fiz na vida, essa me marcou de uma maneira muito especial e pretendo compartilhar minhas peripécias aos poucos. Como ainda estou me readaptando, o post de hoje é somente um resumo de tudo o que vi, senti e descobri…

Lugares por onde passamos


Nossa primeira parada foi Santiago do Chile, a capital desse país que adoro e que já havia visitado duas vezes nos últimos anos. O Chile é repleto de cidades turísticas e seu formato alongado permite que o viajante tenha opções variadas de climas e paisagens sensacionais a serem desbravados. Vocês perceberam o tamanho reduzido da nossa bagagem? Isso foi tudo o que levamos para passar 15 dias no deserto: duas mochilas!!!!


O Cerro Santa Lucía é um dos meus lugares prediletos na capital chilena e trata-se de uma parada obrigatória para quem visita a cidade. Subindo as diversas escadarias, chega-se a um terraço de onde pode-se avistar toda a cidade e a cordilheira dos Andes.

20101114-166
A cidade tem diversos parques e canteiros muito floridos e bem cuidados. Como não há praia, o pessoal curte os dias quentes e ensolarados relaxando nos gramados e aproveitando a água fresquinha dos chafarizes.

20101125-027
Depois de um dia e meio em Santiago, partimos para Calama, de onde seguimos em uma van para a cidade de San Pedro de Atacama, ponto de partida para nossas aventuras no deserto.

DSC07076
Em San Pedro, ficamos hospedados no albergue KATARPE, que possui quartos coletivos e individuais, com banheiro dentro e fora do quarto, de acordo com o gosto e o bolso do freguês.

DSC07108DSC07080
A cidade é pequena, tem chão de terra batida e a maioria dos estabelecimentos comerciais é composto de lojas de souvenirs, agências de viagem, pousadas/albergues, bares, cafés, mercadinhos e restaurantes. Tudo gira em torno do turismo.

DSC07117
Nosso primeiro passeio no deserto foi uma excursão à LAGUNA CEJAR, uma lagoa de cor turquesa cuja concentração de sal é tão grande que é possível boiar sem fazer o menor esforço. O difícil é afundar!

Nesse mesmo tour, passamos pelos OJOS DEL SALAR e pela LAGUNA TEBINQUICHE, que vocês podem conferir nas fotos abaixo.

DSC07177

Marcelo nadando em um dos OJOS DEL SALAR.

DSC07222

A LAGUNA TEBINQUICHE foi o ponto alto da excursão. A água tinha somente 3 cm de altura em toda a extensão da lagoa e, ao invés de areia, o solo era composto por pedras de sal.

DSC07265

Reparem como a posição do sol afeta as cores da paisagem e cria tons surpreendentemente vibrantes!!!!

Essa foto foi tirada antes do Pôr-do-Sol…


e essa depois do Pôr-do-Sol.

DSC07346
No dia seguinte fomos ao SALAR DE TARA, que faz parte da Reserva Nacional dos Flamingos e fica a 120 km de San Pedro a 4.200 m de altitude, o que me fez ter um pouco de dor de cabeça e tontura. O tour incluiu a visita à VEGAS DE QUEPIACO e às formações rochosas conhecidas como MONJES DE LA PAKANA.

DSC07360DSC07413DSC07455
No terceiro dia visitamos os GEYSERS DEL TATIO, campo geotérmico situado a 90 km de San Pedro.

DSC07531
Nosso motorista/cozinheiro preparou o café da manhã cozinhando os ovos e esquentando o leite dentro de um dos geysers.

DSC07552

O Marcelo (homem-sombra da foto acima) foi corajoso e enfrentou o frio de dez graus abaixo de zero para mergulhar na piscina térmica enquanto eu fiquei bem agasalhada só observando e fotografando…

DSC07567

No final do passeio, visitamos o povoado de MACHUCA, cujo número de habitantes é de apenas seis pessoas(!!!)…

DSC07600

… e tivemos nossa primeira aventura gastronômica verdadeiramente exótica.


Provamos um churrasquinho de lhama muito bem temperado e delicioso. Gente, eu fiquei com pena do bichinho tão fofo e peludo e gostaria muito de um dia me tornar vegetariana, mas enquanto isso… tenho que confessar que achei a carne bem macia e saborosa.

DSC07641
No mesmo dia mais tarde fomos ao VALE DA LUA, que teve o nome derivado de sua semelhança com a superfície lunar. O tour incluiu a visita ao VALE DA MORTE, QUEBRADA DE CKARI e AS TRÊS MARIAS, terminando com a subida à DUNA MAIOR, de onde pudemos apreciar um inesquecível Pôr-do-Sol.

DSC07649DSC07737
Adorei essa areia bem escura e muito fina. Eu nunca tinha visto nada parecido…


No quarto dia visitamos as LAGUNAS ALTIPLÂNICAS e o SALAR DE ATACAMA.

Minha máquina simplezinha conseguiu captar esses flamingos que estavam à longa distância com a ajuda do “zoom” sem distorcer muito a imagem e, por isso, cada vez gosto mais dela!!! Trata-se de uma Sony DSC-W230.

DSC07866DSC07848DSC07865
As LAGUNAS MEÑIQUES e MISCANTI são deslumbrantes e o tom de azul turquesa encanta qualquer visitante.

DSC07919
Na volta para San Pedro, paramos no povoado de Toconao e eu pude conhecer e acariciar as lhamas Maximiliano, Madonna e Pretinha. As lhamas são animais domesticados e dóceis e quase me arrependi de ter comido um churrasquinho feito com um desses bichinhos simpáticos…

DSC07940

No dia seguinte, alugamos um par de bicicletas e fizemos nosso próprio tour acompanhados por dois cães que cismaram em nos seguir.

DSC07974

A PUKARA DE QUITOR é um sítio arqueológico pré-colombiano. Essa fortaleza de pedra está localizada a 3 km da cidade de San Pedro e foi proclamada monumento nacional em 1982.

DSC07993

Lá de cima, avista-se toda a cidade, assim como vulcões, oásis e parte do Vale da Lua.

DSC08016
Alguns trechos do caminho foram mais difíceis e tivemos que carregar as bicicletas na mão mesmo…

DSC08009

Tentamos visitar a CUEVA DEL DIABLO, mas o acesso estava fechado por medidas de segurança. Foi uma pena, mas ao menos pudemos tirar uma foto do belo portal de entrada.

DSC08100

Chegou a vez de conhecermos a parte do deserto que fica na Bolívia. Quase todos os turistas concordam que o país abriga as paisagens mais bonitas do deserto, com destaque para o SALAR DE UYUNI e a LAGUNA COLORADA, que eu estava louca pra conhecer desde que comecei a pesquisar sobre a viagem. Eu só estava um pouco inquieta com relação aos alojamentos coletivos onde nos hospedaríamos, as condições de higiene e a comida que nos seria servida, já que tínhamos ouvido histórias assustadoras sobre a falta de infraestrutura da Bolívia, que incluía até motoristas bêbados e acidentes de jipe…

DSC08106DSC08127
Nossa primeira parada foi a linda LAGUNA BLANCA, que fica dentro da Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Abaroa, bem pertinho da fronteira com o Chile, e apresenta esse tom branco por causa da alta concentração de mineirais em suas águas.

DSC08141

A LAGUNA VERDE fica bem pertinho e possui um matiz de verde bem clarinho devido às altas concentrações de magnésio.

DSC08152

Em seguida, paramos por uma hora nas AGUAS TERMALES DE CHALVIRI e parte do nosso grupo se animou a entrar na água quentinha, mesmo com o frio que fazia do lado de fora.

DSC08171
A área do SOL DE MAÑANA caracteriza-se pela intensa atividade vulcânica de fumarolas e geysers que contem lava amarela, vermelha e acinzentada fervendo e borbulhando. Essa paisagem parece nos transportar para a época da formação do planeta.

DSC08187DSC08235DSC08340

Enfim chegou um dos momentos que eu mais aguardava: a visita à LAGUNA COLORADA!!!! Desde que vi uma foto da minha prima Carla nesse lugar há vários anos, decidi colocar o DESERTO DO ATACAMA na minha lista de viagens.

Como vocês podem observar, a laguna tem uma cor incrível resultante da presença de sedimentos e algas vermelhas. Esse material branco que parece neve é, na verdade, o mineral Bórax.

Amei esse lugar e, se não fosse pelo vento e pelo frio, eu teria ficado muito mais tempo contemplando essa belíssima paisagem…

DSC08349

No dia seguinte, conhecemos a famosa ÁRVORE DE PEDRA e outras formações rochosas bastante interessantes… como a natureza é criativa!!!!

DSC08373

Depois passamos pelas LAGUNAS HONDA, HEDIONDA e CANAPA.


Na LAGUNA HEDIONDA, que emana um forte cheiro de enxofre, os flamingos ficam pertinho da gente.


Na LAGUNA CANAPA, além dos flamingos, encontramos algumas fofas vicunhas.

DSC08595

No último dia da excursão, acordamos às 4 horas da manhã pra ver o sol nascer no SALAR DE UYUNI, um dos lugares mais interessantes de toda a viagem. O Marcelo não estava se sentindo muito bem e resolveu descansar um pouco em cima do chão de sal craquelado.

DSC08625

A ISLA DEL PESCADO fica no meio do salar e é um dos poucos pontos com alta concentração de seres vivos. Entre estes, destacam-se cactos com até dez metros de altura, com mais de 600 anos de idade.

DSC08660

Pois é, não resisti a esse tipo de foto muito popular por aqui… Os 12 mil km2 de sal propiciam uma ilusão de ótica bem interessante.

DSC08673DSC08687

Eu, Flip e Grace (holandeses), Carmen e Thomas (suíços).

Depois de fazer várias poses que geraram muitas fotos, fomos conhecer o processo de refino e armazenamento do sal extraído desse lugar mágico.

DSC08700DSC08704
Enquanto a mãe produzia sua cota de 2 mil pacotes de sal por dia, seu pequeno bebê sorridente descansava em cima desse material. Ela não tem com quem deixar a menininha que a acompanha todos os dias ao trabalho.

DSC08708

Aproveitei a pausa para almoço na cidade e fotografei uma nativa Aymará carregando seu bebê nas costas.

DSC08722

No dia seguinte, nos despedimos dos nossos companheiros de viagem à Bolívia. Adoramos o grupo e sinto que participamos de um mini-intercâmbio, no qual pudemos trocar diversas informações e compartilhar experiências com alemães, holandeses, tchecos, australianos, canadenses e americanos. Vivenciamos momentos divertidos e também algumas dificuldades juntos, trocamos endereços de e-mail, blogs e Facebook e espero manter contato com essas pessoas tão especiais!!!!

Com relação às histórias assustadoras que ouvimos sobre a Bolívia, acho que nossas expectativas eram tão baixas que não tivemos nenhuma surpresa desagradável. Pelo contrário, as roupas de cama dos alojamentos estavam aparentemente limpas e a comida era simples e boa. Por via das dúvidas, levamos lanchinhos e papel higiênico, duas coisas recomendadíssimas pela agência CORDILLERA, que organizou o passeio. Eu só tive dores de cabeça por causa da altitude, mas nada muito preocupante, e ficamos dois dias sem tomar banho porque não havia ducha. Apesar disso, amamos o passeio e faríamos tudo de novo!!!!

DSC08738DSC08739
Voltamos a San Pedro por mais um dia e meio e decidimos subir o CERRO TOCO, cujo cume fica a 5.600 metros de altitude, o suficiente para me deixar ansiosa com a perspectiva de mais uma dor de cabeça…

DSC08759

Na subida, me senti meio tonta e a altitude também faz com que a gente fique mais fraca. Isso sem contar com o vento e a sensação térmica de 12 graus abaixo de zero. Mas até que nos saímos bem. Nosso grupo era composto de 4 pessoas e um guia e as duas meninas suíças que nos acompanharam sofreram mais com a experiência.

DSC08813
Felizmente todo mundo conseguiu atingir o cume e o Marcelo pôde ostentar a camisa do seu time de coração para comemorar nossa conquista!!!! Como o clima no deserto é muito seco, é possível observar com clareza paisagens bem distantes, como a LAGUNA BLANCA, que fica na Bolívia e aparece logo atrás do Marcelo. Fiquei muito emocionada quando essa paisagem de sonho se descortinou na minha frente depois de uma difícil caminhada. No retorno ao jipe, tive uma dor de cabeça mais forte do que as anteriores, mas bastou um rápido cochilo pra que eu me recuperasse completamente.

20101125-015

Palácio La Moneda em Santiago do Chile.

No dia seguinte voltamos para Santiago e eu pude finalmente abraçar e apertar as deliciosas bochechas do meu sobrinho Gabriel!!!!!

20101126-035
Quando eu e Marcelo planejamos a viagem ao DESERTO DO ATACAMA, eu tratei de propôr aos meus pais, minha avó Carmota e minhas irmãs umas mini-férias em Santiago. Fiquei feliz quando todos toparam, só faltou minha irmãzinha mais nova que não pôde se ausentar do trabalho.

20101127-022
Aproveitando a oportunidade, demos uma esticadinha em Valparaíso e Viña del Mar. Na foto acima, eu e Gábi estamos em LA SEBASTIANA, uma das casas do poeta PABLO NERUDA.

20101127-043

O relógio de flores é uma das atrações turísticas mais conhecidas de Viña del Mar.

20101127-074 - Copy
E aqui está minha linda e queridíssima família reunida em Viña del Mar!!!!!

Para quem quiser ler um relato mais detalhado e completo dessa viagem, deixo aqui o seguinte link com texto escrito pelo Marcelo:

http://www.mochileiros.com/deserto-do-atacama-15-dias-com-uyuni-santiago-valpo-vina-com-fotos-t49972.html

Por hoje é só, pessoal!!!! Acabei me empolgando e o post ficou enoooorme!!!!! Por isso, vou deixar pra mostrar as comprinhas e aventuras gastronômicas em outra ocasião, tá? Na quarta-feira, vocês vão descobrir o que eu trouxe de viagem para presentear um dos seguidores do blog que acertou meu destino de férias (CHILE e BOLÍVIA)… espero que gostem do mimo!!!!! E na sexta-feira vou revelar os ganhadores das promoções PRA ONDE FUI??? e LA POMME.

Um grande beijo e uma ótima semana pra vocês!!!!

P.S.: Oficialmente ainda estou de férias e trabalhando em “slow motion” porque minha irmã e meu sobrinho só retornam aos EUA na quarta-feira. Mas dia 8/12 estarei de volta à ativa. A gente se vê por aqui!!!!!

Bonfa ass

78 comentários:

Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Kátia, td bem?
Que bom que vc está de volta, saiba que faz muito falta por aqui.
Amei esse primeiro relato, a sensação que tive deve ter sido a mesma que vc teve, que é a de conhecer tantos lugares maravilhosos, e que estão aqui bem pertinho de nós.
Quanto ao desafio proposto, acho que acertei, será que vou ter sorte dessa vez? Ficarei aguardando os outros posts ansiosamente, rsrs
Seja bem vinda novamente.
Bjos.

Marthinha disse... [Responder comentário]

ooooooiiiii, cada foto linda hein??

tô pensando numa segunda lua de mel e tamo querendo ir pra lá tb. será q vc pode me dar dicas???


obrigada


:)

Casa Corpo e Cia. disse... [Responder comentário]

Qué qué issooo!!! Se isso foi o resumo, não consigo mais imaginar o que mais teve de bom nesta viajem incrível!!! Lindas as fotos, os lugares, a alegria de vocês...
Ótima semana!
Bjos!

Jamile Salim disse... [Responder comentário]

Um resumo e tanto! Lindas fotos! Lugares fantásticos os que conheceram. Dá mesmo vontade de ir amanhã mesmo! Deve ter sido uma viagem maravilhosa e que bom que compartilhou esses momentos conosco. Bienvenida!
Beijinho!

Cucchiaio pieno disse... [Responder comentário]

Oi querida
Que bom que voce voltou!
Uau, que viagem de sonho, quanta riqueza cultural!
Até para fazer fotos voce é criativa. Amei tudo!
Eu também amo viajar, mas realmente nao tem nada melhor no mundo que retornar para casa - hehehe!
Um forte abraço
Léia

Débora disse... [Responder comentário]

Kátia, querida
Que viagem maravilhosa !!! Lugares lindíssimos !!! Deve mesmo ter sido inesquecível e especial. Agora aguardamos os próximos posts ! Beijinhos !

Milena disse... [Responder comentário]

Ei amiga,apesar do resumo ter sido,digamos empolgado,fiquei muito feliz em ver que tudo te fez muito bem!!
Lugares muito bonitos,só não sei se tenho o mesmo espírito aventureiro.

Bjs,

Fábio de Figueiredo disse... [Responder comentário]

Kátia assim que vc postou as fotos "secretas" do destino logo percebi de onde eram. Me deu uma nostalgia muito boa, pois passei minhas últimas férias exatamente nesses lugares e, sem dúvida nenhuma é uma experiência fantástica. Também me hospedei no
Hostel Katarpe em San Pedro, e dentro de muitos que fiquei esse era muito bom, hehe. Bem vinda de volta.

Flávia Mergulhão disse... [Responder comentário]

Você não aguentou a saudade daqui e voltou antes!! Sua volta ao blog não estava marcada para o dia 08?rsrsr.

Primeiro: lindas fotos! Não á a máquina que é boa e sim a visão da fotógrafa! Belas composições! E que lugar lindo e colorido!

Segundo: me ensina como passar 15 dias com apenas uma mochila! vc podia fazer um post sobre isso.
Eu carrego tanta coisa...juro que tento ser bem suscinta, mas não a este ponto e preciso!!!A tralha de equipamento de mergulho e mais fotografia já ocupa um bom espaço e peso na bagagem, às vezes vamos para lugares que o max permitido são 20 kgs por passageiro...qq dia vou levar só biquini ! hahaha

Que delícia a família toda reunida!E que delícia maior poder apertar as bochechas do Gabriel!Parabéns Tia Kate!

Este post estava demais! Vou aguardar os outros, principalmente das comprinhas!!

Bjocas e BOM RETORNO!
Estavamos com saudades!!!!

Flávia
http://ateliedacaie.blogspot.com

Beta disse... [Responder comentário]

Que viagem SENSACIONAL!!!!!
As fotos estão lindas e com certeza a aventura valeu a pena heim?

Beijinhos e bom retorno!

Ana do Chá e Viagens disse... [Responder comentário]

Bonfa Amei o post, lí inteiramente numa explosão de sentimentos e ansiedade!
Esse roteiro já está traçado na minha cabecinha e não vejo a hora de ir conhecer, e qdo for pegarei diquinhas aqui!

Bjão e uma ótima semana
Ana
www.viajaretudibom.blogspot.com

Dori DLua disse... [Responder comentário]

Nossa... qta foto maravilhosa!!! Fiquei com vontade de conhecer tbm! Lindo demais! Principalmente as fotos que mostram os diferentes tons de acordo com o lugar onde o sol batia, distância etc... LINDO demais!
Adorei sua viagem! Aliás, sempre gosto... a forma como vc escreve quase nos leva junto.
Um beijo

Vanessa Datrino disse... [Responder comentário]

Querida,
Que viagem fantástica!
Que cenário lindo!
Que informações úteis!
Que momento único!
Parabéns!
Ah! E viu como as cores estão sempre presentes em sua vida? São tão importantes que muitas vezes se descaram nos seus comentários! rsrs
Muito, muito bom!!!!!!
Bjinhos e ótima semana!
Vanessa Datrino
www.datrinodesign.blogspot.com

Brenda Tavares disse... [Responder comentário]

O que sao essas fotos????????
Agora to correndo nao posso ler mas estou com agua na boca! Assim q voltar leio tudinho.

Bjo!!

padronagens disse... [Responder comentário]

Bonfinha, as paisagens são realmente impressionantes — que cores inusitadas! ADOREI! Eu já tinha ouvido falar sobres estas regiões (e mesmo visto algo na TV), mas suas fotos e descrições me fizeram ter uma outra visão sobre estes lugares. Parabéns pelas imagens!!! Bem-vinda de volta!
Beijo,
Wagner.

Nerialba Rodrigues disse... [Responder comentário]

Garota que fotos. Amei tudo, fiquei louca para fazer esta viagem. Você além de talentosa é uma ótima guia de viagem. Sim você e seu marido são uns fofos e ainda por cima fotogênicos. Parabéns

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Que linda viagem, o lugar é maravilhoso. Com a família reunida ainda, fica tudo mais gostoso.

Bjão querida!

Angela disse... [Responder comentário]

Katia!
Estou maravilhada com a viagem! Deve ter sido realmente emocionante ver paisagens tão lindas! Fiquei animadíssima para colocar mais esse destino na minha lista! Guarde todas as dicas,viu?
Bem vinda!
Beijo

Fernanda de Cássia disse... [Responder comentário]

Oi Kátia!
Que experiência maravilhosa, quantos lugares lindos e diferentes de tudo o que eu já havia visto até hoje. Lindo passeio e linda família, seu sobrinho é muito fofo! Beijos!!!
Quando puder dá um pulinho lá no Tão Moderna... Beijos!!!

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Como bagagem, duas mochilas? Ai, quem me dera conseguir viajar assim! Já tentei e nao consigo: normalmente acabo sempre viajando de malao, apesar de saber que nao é nada prático :-D
Laguna Cejar lembrou o Mar Morto :-)
Lindas, lindas, lindas as tonalidades das fotos! Uau, que paisagens de tirar o fôlego! E linda a foto com o reflexo dos flamingos na água! Uau de novo :-)
Super viagem essa de voces!
Beijo grande, e que bom que você voltou: a gente tava com saudades :-)
Angie
P.S. Adorei a foto do homem sombra :-)

Marias disse... [Responder comentário]

Katia, que saudades! Adorei seu post. O chile é meu sonho. Quando estava planejando viajar para lá, engravidei e não tive mais essa oportunidade, mas um dia ainda vou. Seu relato me transportou; me senti presente e adorei conhecer tudo isso. Quero mais, muito mais. Vou esperar os próximos posts e também o sorteio, afinal, eu acertei seu roteiro. Mil bjus.

Camila disse... [Responder comentário]

Menina que passeio maravilhoso!!!! eu amo paisagens, e faria esse passeio também!! As fotos ficaram maravilhosas, parabéns! e achei muito engraçado que todo esse sol e em pleno deserto, jamais imaginaria um frio de -15 graus!!! Uau!!! =) Um beijo!

... disse... [Responder comentário]

Fotos MARAVILHOSAS!!!! Nossa...adorei!
Agora me explica, como vc levou só uma mochila?????....kkkkkk.....
Muito legal!! Imagino a experiência inesquecível que vcs tiveram!!!

beijos!!

Fabiana disse... [Responder comentário]

kátia que espetáculo de viagem! Paisagens lindissímas e inspiradoras. E a felicidade de vcs? Tem coisa melhor?
E menina, como vc consegue carregar só uma mochila? pra mim é quase impossível, rs. Bjs

Carla disse... [Responder comentário]

Katia que viagem fantástica vc fez, fotos deslumbrantes, não vejo a hora de vc postar mais.
Beijossssssssssssssssssssss

Maitê disse... [Responder comentário]

Lugar maravilhoso e fotos maravilhosas !!!!

Beijinhos !!!!!!!!!!

Feito a Mão disse... [Responder comentário]

Katinha, lindas as fotos!
Eu vou treinar meu desapego pra conseguir viajar por 15 dias com uma única mochila... um dia chego lá... No momento 30 kg tem sido pouco.

Mas nunca ficaria em albergues... sou fresca, quero no mínimo o mesmo conforto de casa, o que é muito difícil quando se viaja.

Tb tirei fotos quase nas mesma posições que vc no palacio da moneda, La Sebastiana e tb fomos à Viña del Mar e Val Paraíso. Mas não cheguei a ir ao deserto. Tenho amigos que falam muito bem desse lugar.

Um tio de Mário o percorreu de moto. Coisa de louco. Ele disse que é o lugar mais bonito do mundo. E ele é bem viajado.

Por enquanto, estou tentando convencer Mário a visitar Machu Picchu, quem sabe um dia, o levo ao Atacama? Ele é mais fresco que eu e não encararia uma bike nem se disso dependesse sua vida. Prefere viagens mais urbanas e cheias de visitas a museus.

É bom tê-la de volta.

Veronica Kraemer disse... [Responder comentário]

Ká queridaaaaaaaaaa, eu me emociono DEMAIS quando venho aqui, vejo suas viagens e me lembro das minhas, e fico com vontade de sair de novo com uma mochila por aí...
Eu já fui pra Bolívia e Machu Picchu, foi demais, e que nem vcs., com uma mochila e pouco $$. Acho que as viagens assim são as melhores, né?
Você está linda nas fotos, dá pra ver que te fez um bem danado!!!
Gamei no Gabriel, me empresta? rsrsrsrsrrsrs
Ká, as fotos estão MARAVILHOSAS, amei tudo!!!
Obrigada!!!
Beijosssssssssssss e uma linda semana pra ti
Vero

Mimu's Da Mônica disse... [Responder comentário]

Oi Kátia !
Que bom que voltou e se divertiu bastante...mas estava morrendo de saudade que antecipou a volta ao blog, hehehehe
Lugar lindo, perfeição de Deus...
Adorei as fotos.
Agora, até eu fiquei com peniha de vc ter comido a carne da Ilhama, hehehehe

Begin

Leticia disse... [Responder comentário]

Ká querida!
Q fotos lindas! De dar água na boca... menina, preciso aprender a fotografar... as minhas fotos são café com leite perto das suas... poxa, são lembranças das férias, né? Eu já vou comprar uma máquina melhor na próxima viagem (julho) e vamos ver o que dará...
Obrigada pelo post na sexta... vou hoje dar uma olhada nos comentários do pessoal. Posso "espionar" os blogs dos visitantes que comentaram o meu post?
Beijos
lelê

Prosopopéias Cintilantes disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia
Essa é uma viagem que está na minha lista!
É tão lindo, né?
Cada amigo que vai, volta encantado de lá!
é um lugar muito fotogênico! As suas fotos estão lindas!
Beijos,
Stela

Dona Amélia disse... [Responder comentário]

Frô, que sonho de viagem essa, hem???
E que fotos são essas?!! Tô babando em tudo...
Dá pra sentir a energia de cada cantinho...
Amei e tb quero... rs

Xerinhos
paty

Gina disse... [Responder comentário]

As paisagens são deslumbrantes.
Menina, que oscilação de temperatura, hein!
Países com essa altitude me deixam um pouco preocupada de conhecer, mas tenho muito vontade de ir à Machu Pichu.
Minha filha esteve no Salar Uyuni, por isso reconheci de cara.
Vou acompanhar o restante da viagem.
Bjs.

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Menina, como viajas !!! Vc. e Marcelo combinam demais nisso. Ambos adoram um "pé na estrada". As fotos estão belissimas. Deve ter sido maravilhosa essa viagem.
Seja bem-vinda a sua terrinha, Kátia. Aproveito para te desejar uma ótima semana. Beijinhos.

disse... [Responder comentário]

Que viagem bacana, Katia!
Lindas fotos! Ansiosa para ver as outras. Beijos

Babi Mello disse... [Responder comentário]

Katia que lugares lindos... amei tdo... aquela foto com sol e sem sol fantástica e a perspectiva em que passa a sensação que você segura o Marcelo na palma da mão, muito massa.
Ai deve ter sido uma experiência maravilhosa... só ficar dois dias sem tomar banho que é punk, mas deve valer mto a pena.
bjos e espero a continuação e para variar acho que acertei 50% da resposta acho que troquei Bolivia por Peru, não me lembro.
bjos!!!

Monica Morris disse... [Responder comentário]

adorei as fotos pena que o meu marido nao goste de aventuras
espero falar com vc em breve nao se esqueça do meu pedido
bjbj
Monica
Coisasdaminhacasa

Joice Waier disse... [Responder comentário]

Genteeee
quantas fotos liindaaas e quantos lugares liindoos!
AMEEIII! tudo!!

e já encaminhei esse post pro meu maridex!
vamos ver se um dia a gente consegue fazer uma viagem dessas! principalmente sem gastar muito $$! hehehehehe

PARAbÉNS pela viagem!

um beeijoo ;*

Ana Carla Benet disse... [Responder comentário]

Olha isso: A Empresa que meu marido trabalha sorteou 5 viagens, o 1º lugar iria para o deserto do Atacama. Paris estava como premio para o 2º lugar. Eu fiquei meio sem entender o motivo ... o que teria de melhor num deserto que em Paris ? Mas agora EU SEI !!!! Suas fotos me mostraram!!! Que lugares maravilhosos. Tô encantada.

Parabéns
Bjo

Rejane disse... [Responder comentário]

Que bom que voltou, Kátia! Estava com saudades... Que imagens impressionantes!! Tô doida pra conhecer. Estou programando viagem com maridão e pensei muito em conhecer deserto... Muito lindo mesmo. Parabéns pelas belíssimas imagens. Deixou-me com "água na boca" para visitar. Imagina quando vc postar a parte gastronômica...kkkk

Bjsss e bom retorno
Rejane Abreu
contosdaberto.blgspot.com

Margarida - Blog Coisas D Bela disse... [Responder comentário]

Que lindas as fotos Kátia. A viagem ao Chile é um desejo meu já faz um tempão. Sempre adio e acabo viajando pelo Brasil. Mas na próxima não terei dúvidas. Pude viajar junto com você nesse post. Amei!
E tô feliz também porque eu acertei os destinos e poderei ainda ganhar uma lembrança do seu destino... Eu quero muiiitooo.
Beijos

Marina disse... [Responder comentário]

Viajar é um dom, sabia? Não é todo mundo que viaja e sabe aproveitar tanto quanto vocês.

Achei lindo o Cerro Santa Lucía.
Beijos!

Fábio de Figueiredo disse... [Responder comentário]

Kátia, acho que já lhe mandei o link de um blog da minha viagem, mas ai vai novamente, pra vc, e pra todos que quiserem ver algo mais desses lugares fantásticos. www.eroscat.blogspot.com

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Bonfa, adorei esse post!
esse resumo só me deixou com mais água na boca, porq sou doida pra conhecer esses lugares.

O que falar das fotos? simplesmente não tenho o que dizer, fiquei muda diante da natureza tão bela.

Perfeito!

Ah, fiquei toda bova q acertei os países, agora vou torcer pra ganhar o mimo.
Grande bjo e que ótimo que está de volta

Dani
http://kitutando.blogspot.com/

Suzana disse... [Responder comentário]

Ahhhh acertei o seu destino rsrsrsr
Fotos maravilhosas!!! Que bom que vc voltou, amo seu blog!!!

Bjsss

Nádia Argeri Burghi disse... [Responder comentário]

Bom ver vc por aqui... lindas fotos de lugares maravilhosos... adorei.

Beijocas,
Nádia

Chris Ribeiro disse... [Responder comentário]

Nossa!! Sibnceramente, é imensamente mais lindo do que eu imaginava!!! Fiquei deslumbrada com as paisagens... Mais vontade ainda de conhecer.
É o tipo de viagem que vc faz e fica bastante tempo em contato com a natureza, tecnologia quase zero e aí parece que vc vai do mundo que vive pra viver em outro. Assim, transcendental!!!
Lindo!!
Fico feliz por vc, flor!!
Aliás, por mim tb, pq acertei o na mosca o "Point da Bonfa".
kkkkkkkkkkkkkkkkk
Vamos ver se tenho sorte no sorteio.
Beijos e valeu o post caprichado!!
Bom finalzinho de férias pra vc.

Fabi Carvalhos disse... [Responder comentário]

Nooooooooossa! Estou de queixo caído! Que lugares lindos! Ai, céus! Para fazer uma viagem destas teria de deixar Sophia com alguém, não dá p/ ir com criança, né? Mas sendo tão perto até que não fica assim tão difícil, resta saber se o marido vai topar, já que ele não é muito chegado a mochilas e albergues...:) Saudades! Beijão, Fabi.

Glau disse... [Responder comentário]

Gatona, que loucura sua viagem.. eu estou completamente doida pra conhecer o deserto do atacama! Acho que vou ficar doidinha e vou tirar um milhão de fotos! POr falar em fotos, amei as suas! Lindas! AS cores, a nitidez.. estào maravilhosas!

Adorei!
Um beijão com carinho, Glau

Marci disse... [Responder comentário]

Obaaa, eu acertei!! Tomara que eu tenha sorte. Hehehe Nunca ganhei nada nessas coisas....

Querida, que viagem incrível.
Lugares maravilhosos mesmo.
A felicidade de vocês é vísivel.

Grande abraço

euseivoucontar disse... [Responder comentário]

Lindas fotos, nos faz querer estar lá também...
Grande abraço

Anna disse... [Responder comentário]

Adorei seu relato, fui vivenciando a viagem conforme eu lia, achei lindo este lugar, eu nunca tinha pensado neste tipo de viagem, agora vai fazer parte.
Beijos

Brenda Tavares disse... [Responder comentário]

Voltei claro para ler tudinhoooooo!! E li!!! E viajei junto contigo, e morri de inveja (boa é claro), queria tb estar la dando aquele pulo no deserto de sal, queria mergulhar na lagoa quente e depois sair e bater o frio, queria poder apreciar o sol transformando as cores da paisagem, ver os flamingos pertinho de mim, pedalar e olhar bem aquela escultura do portal da Cova do Diabo... enfim, acho que acrescentarei este roteiro para a minha lista.
Adorei as fotos (novamente), as cores estao incriveis, as poses bem criativas, os lugares fascinantes.
As dicas tb foram enxutas e boas!

Bjos e aproveite o resto das ferias!

Jana Oliveira disse... [Responder comentário]

Que viagem e fotos show de bola!!! É um dos lugares que ainda vou conhecer!!!
Bjãoooo

Carolina Novaes disse... [Responder comentário]

Menina, que viagem maravilhosa!
Eu também fui pro deserto de atacama em 2008 e me apaixonei por aquele lugar.
Também quero conhecer a Bolívia.

bjos,
Carol Novaes
http://casosecoisasdabonfa.blogspot.com/

Ivana disse... [Responder comentário]

Bonfa, queridona!!! Saudades dos seus posts!!!
Que aventura maravilhosa! Há 2 anos eu fiz uma viagem ao Chile também, mas não fomos ao deserto do Atacama, porém também estivemos em Vina del Mar e Val Paraíso e também visitamos a casa museu de Pablo Neruda (não esta que fostes, mas outra, bem a beira do Mar) e foi maravilhoso!! Adoramos Santiago e a cidade me impressionou muito pela beleza e desenvolvimento!
Um beijo grande!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. que fotos são essas? Eita inveja boa! Adorei cada foto e as posições! Muito bacanas e deram um ar divertido em algumas fotos!

Vc e Marcelo devem ter se divertido demais!!! Ai que coisa gostosa!

Vc ficou em Albergues? Eu, assim como a Claudinha, sou fresca com isso. Gosto de um pouquinho mais de conforto, mas se for limpinho e banheiro privativo acho que dá.. huahauhaua

E apenas 2 mochilas? Concordo com a Flávia, vc tem que fazer um post sobre isso! Inacreditável! Olha que consigo levar pouca coisa, mas 1 mochila para 15 dias é demais mesmo..rsss

Amei amei amei.. e amei ver as bochechas linnnndas do seu pimpolho que é muito lindão!

Beijocas

Sicores disse... [Responder comentário]

Fotos SENSACIONAIS!!!!
Amei esse post, amei as fotos, tudo um sonho, Katia!
Quero ver mais...hahahahahaaha
beijos da Si

Lívia Carolina Fabi disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!
Que viagem mais tudo de bom, heim?
Estou aqui encantada...

Eu, meu marido e meu irmão estamos planejando uma viagem ao Chile. E este seu post só me deixou com mais vontade!!!

Que lugar mais encantador!!!
Amei!!!

Bjão ando welcome back!!!

Kelly Cristina disse... [Responder comentário]

Bem vinda de volta, vc fez falta viu...adorei todas as fotos quanto lugar maravilhoso né...deliciaaaa de viagem...bjokas grande!!!!

Georgia disse... [Responder comentário]

Katia, tô aqui babando...


Ai meu Deus que lindas férias!!!


Amei tuuuuuuudo.

E que fechamento de ouro com a chegada da tua família.

Vamos esperar o sorteio.


Bjao

Karla Coelho disse... [Responder comentário]

Nem pensava muito em ir pra esses desertos MAS depois de ver suas fotos e até antes quando pesquisei pra participar do concurso, fiquei com muita vontade!

Cada foto mais linda e cada aventura muito legal!

Beijos!

Pitangachic disse... [Responder comentário]

Katiaaaa que viagem linda!! sempre q venho aqui fico maravilhada com suas experiências!!! lindas as fotos, adorei tudo só de ver... imagino o quanto de novidade q vc vem trazendo!!!
um xeru bem grande!!

Beatriz disse... [Responder comentário]

Oi Katia
Que lugar incrível! As fotos então....parece que saíram de um cartão postal! Isso é o que eu falo de uma viagem inesquecível. Melhor ainda: eu estarei lá ano que vem (mal posso esperar!!!)
Beijinhos,
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Luciana Kajiura disse... [Responder comentário]

Que sonho de viagem! Adorei as fotos! Bjos, Lu.

Anna Rachel disse... [Responder comentário]

Kátia!!! Q viagem INESQUECÍVEL e ESPLENDOROSA!!!
Magníficas imagens. É td muito lindo. estou louca de vontade de passar um tempinho por lá e fazer esse passeio q vc fez, mas o trabalho não tem me permitido isso. estou planejamndo para as próximas férias, mais uma vez. vamos ver no q dá.
Amei td!! Bjs 1000.

célia maria disse... [Responder comentário]

lindas fotos, ameeeeei!!!! feliz retorno. abração! célia bica.

Nívia Castro Queiroz disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa, Estou simplesmente apaixonada pelo seu blog! As fotos são lindíssimas, de encher os olhos! Qual máquina você usa? Descobri seu blog pois estou indo para Ouro Preto em breve e suas imagens me animaram mais ainda. Já salvei nos favoritos e entrarei sempre. Vc está de parabéns. Beijos

Janaína disse... [Responder comentário]

Olá!
É minha primeira vez por aqui e adorei seu blog :-)
Parabéns pelas fotos, estão espetaculares!!!

Monique Duarte disse... [Responder comentário]

Nooossa...as fotos estão M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S!!!
Parabéns, linda viagem!!! BjOokas =*

Fê Costta disse... [Responder comentário]

Menina, como vc é rápida no gatilho!!! Já até postou as fotos!!! À propósito, muito lindas e super alto astral!! Quero muito conhecer o Atacama também!!!

Quando estive em Santiago trouxe um pisco de Moai também! Acho que todo mundo traz, né! hahah

Bjos e welcome back!!

Ateliete® disse... [Responder comentário]

Seu sobrinho Gabriel é LINDOOOO! E tem os olhinhos puxadinhos qdo sorri, igual a tia ;)
Eu amei cada foto! Que lugar maravilhoso. Eu não sabia que o sal provocava ilusão de ótica. As que vc está no VALE DA LUA ficaram lindíssimas, aliás com essa paissagem, todas ficaram perfeitas.
Tinha até holandêses no grupo, que legal. O que achou deles?

E que lindo o relógio de flores.
Vi algumas pessoas comentando que leram algo seu no Uol, o que é? (CURIOSA né?)

Beijocas
Eliete

A moça do caixa disse... [Responder comentário]

Ai Kátia, é por isso que eu adoro passar por aki! Cada foto linda, mais uma vez me senti viajando junto com vcs!
Bjs!

dudu disse... [Responder comentário]

S E N S A C I O N A L

nas minhas ferias agora em janeiro nao tenho duvidas da viagem q vou fazer depois de ver este relato :)

só peço um favor, poderia me passar planilha do roteiro q fez com preços e lugares? meu e-mail: dudu.cartoon@hotmail.com

parabens pelo exelente blog

bjs e novas boas viagens

Laély disse... [Responder comentário]

Ma-ra-vi-lho-sas todas as fotos!
E que céu azul, hein?

QuickHome disse... [Responder comentário]

Nossa viajei com suas fotos!!!! Estão lindas!!! Que lugar bonito né?? Pretendo ir no final de ano!! Já separei algns lugares que gostaria de viajar depois de ver post!!!
Abraços

Lorena

ALICE MOUZER disse... [Responder comentário]

Olá. Parabéns pela bela viagem! Tudo MARAVILHOSO!!!
Desculpa minha indelicadeza, mas quanto custou este tour ao deserto?
Envie informações e dicas dessa viagem, pois eu pretendo conhecê-la em breve: alicemouzer@gmail.com
Muito obrigadaaa!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ALICE MOUZEROi, Alice!!!! Essa viagem é maravilhosa mesmo!!!!!!!! Vc vai amar! Sobre o valor do tour, vou te dizer que não lembro, mas talvez você encontre essa informação no relato do meu marido. Vou copiar o link aqui:

http://www.mochileiros.com/deserto-do-atacama-15-dias-com-uyuni-santiago-valpo-vina-com-fotos-t49972.html

Ele sempre coloca informações logísticas úteis e outras dicas preciosas!

Um super beijo e aproveite!

Related Posts with Thumbnails