quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Pimentão recheado com as sobras do “bonecão de neve” da Festa de Inverno: uma mistura de catupiry, ricota, peito de peru, tomilho e creme de balsâmico com mel e laranja

Eu já estava agoniada com aquele bonecão de neve da FESTA DE INVERNO na geladeira há uma semana. Como eu queria que ele ficasse o mais branquinho possível, só usei ricota e catupiry na massa e, confesso, achei o gosto meio insosso. Meus amigos comeram menos de 1/3 do bonecão, então sobrou bastante coisa.

Na semana passada, quando voltava do trabalho, lembrei que eu tinha que ir ao mercado e comecei a pensar no que eu poderia fazer com a massa de queijos. A primeira ideia foi rechear tomates, experiência que já havia feito e foi bem sucedida, mas eu queria testar algo novo.

Então lembrei de algumas fotos de pimentões vermelhos recheados que eu havia visto na internet e me deu vontade de prepará-los.

Sendo assim, saí do mercado com dois pimentões bem suculentos, uma caixinha de amêndoas, um ramo de tomilho, algumas fatias de peito de peru, cebola e alho. Em casa, eu tinha sal negro e um vidro de creme de vinagre balsâmico com mel e laranja que estava doida para experimentar em alguma receita. Separei os ingredientes, mas fiquei com medo do resultado dessa mistura maluca: será que daria certo? Será que era coisa demais?

Depois que participei do programa QUE MARRAVILHA, mudei um pouco a minha maneira de temperar a comida e agora tento me conter na hora de usar sal e pimenta, principalmente.

Então fiz o seguinte: refoguei o alho com a cebola no azeite até que ela ficasse transparente. Piquei metade de um pimentão vermelho e de um pimentão amarelo que também sobrou da festa e que serviu como ski para o miniboneco de neve da torta salgada feita pela Mari. Coloquei só um pouquinho de sal negro moído.

Misturei tudo e dei uma refogada nos pimentões antes de acrescentar o tomilho. O próximo passo foi adicionar a massa de catupiry com ricota e, por último, o peito de peu cortado em tiras.

Cortei os pimentões ao meio, retirando as sementes e as partes brancas antes de começar a recheá-los.

Preenchi as três metades dos pimentões com a massa de queijos e temperos, embrulhei-os em papel alumínio e levei-os ao forno por mais ou menos 45 minutos em temperatura média.

De tempos em tempos, eu abria o forno e espetava um garfo para sentir a consistência dos pimentões. Quando achei que estavam bem macios e suculentos, apaguei o fogo, abri o embrulho de papel alumínio e esperei que esfriassem um pouco.

Na hora de servir, escolhi um prato branco neutro para colocar o pimentão e acrescentei duas colheres de degustação: uma contendo um punhado de amêndoas, que acabei não misturando ao recheio, e outra com pimenta do reino moída.

O ideal era que eu tivesse encontrado lascas de amêndoas e assim eu poderia salpicá-las por cima do pimentão na hora de servir. Mas, como não havia essa opção no mercado, optei por posicionar as amêndoas inteiras ao lado do prato principal.

Na nossa passagem por Carlos Barbosa-RS no mês passado, demos uma esticadinha em Bento Gonçalves-RS e compramos algumas delícias no restaurante e armazém CANTA MARIA. Entre elas, essas três lindas embalagens de creme de vinagre balsâmico com geleia de cabernet sauvignon, mel & laranja e morango & pimenta, respectivamente.

Primeiro eu me encantei com o vidro alongado e elegante, que me lembrou um frasco de perfume, depois fui descobrir do que se tratava e, como adoro vinagre balsâmico, não tive nenhuma dúvida de que eu queria experimentar os três sabores!!!! A consistência do creme é mais densa do que a do vinagre puro e a indicação é usá-lo em saladas, mas também é ótimo para temperar carnes. Vocês podem ver uma receita interessante com peito de pato no seguinte link:

http://www.casamadeira.com.br/receita/peito-de-pato-com-creme-de-balsamico-com-mel-e-laranja-e-gallettes/28/

No caso da minha receita, fiquei com medo de deixar o recheio muito doce e decidi colocar somente um filete do creme com mel e laranja por cima do pimentão.

Sendo assim, o creme deu um sabor levemente adocicado ao recheio e eu gostei do resultado!

Detalhe do pimentão depois de cortado com muita pimenta do reino por cima (adoooooro!!!!)

Com as sobras do recheio, preenchi uma pequena tigela na qual adicionei um ramo de tomilho para decorar e servi com torradinhas gourmet. Algumas vezes percebo que uma colher de sobremesa é mais funcional do que uma faca para pastinhas e, por isso, posicionei-a ao lado da tigela.

E por hoje é só, pessoal!!!!! Continuo com esse defeito de não conseguir seguir receitas porque o que eu gosto mesmo é de criar e de experimentar… no fundo, penso que isso não é uma coisa ruim, e reflete muito a minha personalidade e o meu trabalho como designer. Embora nem sempre as minhas loucas aventuras culinárias tenham um bom resultado, essa deu certo e o Marcelo também aprovou. Fico felliz quando isso acontece porque é ele quem cozinha “de verdade” lá em casa!!!!

Um grande beijo com votos de um dia bem suculento!!!!

Bonfa-ass

29 comentários:

Remenry disse... [Responder comentário]

Muito bom, Katia!!
Deve ter ficar bem gostoso mesmo!
Bjo,

Renata.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@RemenryOi, Renata! Foi bem simples de fazer e fico feliz quando minhas aventuras culinárias dão certo!!!! Eu comi um só, mas o Marcelo devorou os outros dois, rsrsrs! Um grande beijo!

Marcia Molinaro disse... [Responder comentário]

Gostei da idéia...adoro rechear pimentões e tomates...Já usei como recheio arroz preto, que também era uma sobra...ficou muito bom...

Fats Arteira disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Que delícia de prato, achei fácil, ainda dá tempo de preparar pro almoço....hummmm....acho que vou fazer...
Parabéns pela fotos....eu adoro fotografias...as suas estão maravilhosas!
Ah...quando tiver um tempinho, passa lá no meu blog, será um prazer te ver por lá...tem um pouquinho de Tilda e poesia.

Beijão

Fatima
fats-arteira.blogspot.com.br

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Marcia MolinaroAdorei a ideia do recheio de arroz preto, Marcia! Deve ter ficado muito bom! Acho que rechear tomates, pimentões e até berinjelas ou abobrinhas é uma ótima maneira de aproveitar as sobrinhas e inovar na cozinha! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fats Arteira Oi, Fats! Vou lá agora mesmo! Muito obrigada pelo elogio! Minha máquina é uma digital simples, mas adoro tirar fotos de comida e depois ajustar o brilho/constraste e nitidez no Photoshop! Fico feliz que tenha gostado do resultado! Um grande beijo!

*Cris Bachmann* disse... [Responder comentário]

Um parece-me delicioso, vim te avisar que o meu linnnnnnndo par de brincos do sorteio já chegou e eu ameiiiii, muito obrigada.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@*Cris Bachmann*Obrigadíssima, Cris! Que legal que os brincos chegaram! A Vera é uma super artista, né? Um grande beijo!

Roberta Lito disse... [Responder comentário]

Katia, adorei a opção dos pimentões, deve ficar boa esta receita com damasco (finger food) ou como canapés de abobrinha. Fica a dica.Abraços

Roberta Lito disse... [Responder comentário]

Katia, adorei a opção dos pimentões, deve ficar boa esta receita com damasco (finger food) ou como canapés de abobrinha. Fica a dica.Abraços

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Hum, Kátia, que delícia! Eu super amo pimentão recheado com carne moída, receita típica da minha saudosa vó e essa sua experiência me pareceu bem interessante também!
Fala sério, o que é a festa da sua irmã na Amy Atlas? Puro luxo! rsss
Beijos e boa semana,
Tais

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mães e FesteirasTaís, com carne moída deve ficar uma delícia mesmo!Minha mãe sempre fazia berinjela com esse recheio e muito molho de tomate... que nostalgia! A festa ficou linda, né? Estou doida pra minha irmã fazer o post completo, com todos os mil detalhes! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Roberta LitoRoberta, que legal a ideia do finger food e do damasco! Que combinação interessante! Fiquei com muita vontade de experimentar! Um beijão!

Carolline Castelo disse... [Responder comentário]

Nossa deu agua na boca, fico encantada com a sua criatividade, muito legal msm, ta de Parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Carolline CasteloObrigada, querida Carolline! A receita é bem simples de fazer, ideal pra quem não tem muita intimidade com as panelas, como eu, rsrsrs! Beijão!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Tudo se transforma. Lembrei que minha mãe recheava pimentão sempre com carne moída....rs.
Acredito que sua receita tenha ficado bem legal.
Bjs e boa semana.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria Braga Oi, Ana!

Ficou bem gostoso mesmo e a receita da sua mão também deve ser super interessante! Qualquer dia eu experimento com carne!

Um beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Muita sintonia....ontem eu vi estes cremes de balsãmico no Hortifrutti(sempre!rs) e trouxe o com geléia de cabernet sauvignon.Vou provar hoje e se gostar é claro que vou buscar os outros sabores!!!
Mandei um email para vc .
Bjão

Claudia Lima disse... [Responder comentário]

Eu gosto muito de fazer pimentão recheado, mas faz tempo que não faço.
Em geral, corto o pimentão ao meio, no sentido inverso ao seu e cozinho no vapor por 10 minutos, antes de rechear e levar ao forno.
Se quiser conferir,o passo-a-passo está aqui:

http://clima65.blogspot.com/2008/06/pimento-recheado-pap.html

O design das garrafinhas é, de fato, belíssimo.

Boa semana :)

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Olá Bonfa, fico feliz que esteja colocando a" mão na massa" na cozinha, e além de ter dado um jeito nas sobras ainda criou um prato leve e saboroso!!Parabéns!!!Marravilhoso !( como diria o Claude...)
bjinhos!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Hummmmmm!Estou aqui de água na boca!Com os pimentões recheados. Anotei a receitinha pretendo fazer em breve. Bjs. Célia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, a gente parece estar sempre em sintonia, que legal! Eu ainda não tinha visto o balsâmico no Hortifruti, só as geleias da marca, mas é bom saber que posso encontrar lá! Um beijão e até domingo!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Claudia LimaClaudia, vou correndo ver a sua receita e já sei que vou adorar testá-la em casa mais tarde! Um grande beijo e obrigada!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cíntia A. S. Sevaux Oi, Cíntia! Pois é, menina, eu queria estar cozinhando mais e testando novas receitas, mas o tempo é curto... tinha um bom tempo em que eu não me aventurava a preparar nada e eu curti muito me dedicar um pouco a essa atividade que relaxa e desestressa! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@UnknownOi, Célia! Obrigada! É bem fácil de fazer e fica pronto rapidinho!!!!!! Um beijão!

Marta disse... [Responder comentário]

Adoro pimentão! Deve ter ficado bom demais!!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaTambém adoro pimentão, Martinha! E também tomate recheado... aliás, fiquei com vontade de preparar uns tomatinhos... Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Adorei essa receita quem sabe eu nao consigo fazer! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@JulianaConsegue sim, Juliana! Eu sou uma negação na cozinha, mas essa receita é super fácil! Um grande beijo!

Related Posts with Thumbnails