segunda-feira, 26 de agosto de 2013

FESTA RETRÔ ANOS 50/60: a quarta edição do Chá entre Blogueiras!

DSC_0944

O pinguim de geladeira vermelho virou o mascote da festa

DSC_1012

Sanduíches de atum decorados com peças do kit retrô e palitinhos customizados
DSC_0866
Salpicão de frango: um clássico da época servido em taças com bico de jaca

DSC_0001

A charmosa lambretinha branca roubou a cena

DSC_0006

O Red Velvet Cupcake estava delicioso

DSC_0890

A fotógrafa oficial da festa arrasou: obrigada, Ana Paula!!!!

No dia 17 de agosto aconteceu a quarta edição do Chá entre Blogueiras, que reuniu mais uma vez as amigas Simone Scharamm, Marta Riba, Milena Orlando, Ana Paula Carneiro e eu. Esse ano, infelizmente, não pudemos contar com a presença das queridas Flávia Mergulhão, Stela Martins e Patrícia Haddad, nem da Cláudia Ramalho, que foi nossa convidada “importada” de Alagoas na terceira edição (CHÁ DAS FLORES). Mas recebemos a visita especial da Laély Fonseca, moradora de Santa Tereza, no Espírito Santo, que coincidentemente já tinha uma viagem programada para o Rio no final de semana da festa. Fizemos o convite e ela topou na hora, obaaaaaaaaaaa!!!!

IMG_2383

Como vocês que acompanham o blog há algum tempo devem saber, o Chá entre Blogueiras é organizado coletivamente e acontece uma vez por ano. Depois que decidimos o tema e as cores por meio da troca de muitas mensagens, reúni as informações, sugestões e ideias a fim de me inspirar para confeccionar o kit digital FESTA RETRÔ ANOS 50/60, que usamos na decoração do evento. A Ana Paula foi nossa fotógrafa oficial e é a autora de praticamente todas as imagens desse post, com pouquíssimas exceções como a foto acima, que registrei para mostrar a vocês como eu “pré-decorei” o buffet. Fiz somente uma sugestão de arrumação, deixando algumas caixas/bandejas, colheres de degustação, taças e plaquinhas identificadoras de comes & bebes à disposição das meninas para que elas continuassem o processo.

DSC_0915

À medida que as meninas iam chegando, o buffet ia ficando mais fofo, recebendo vários acessórios decorativos. O pinguim vermelho da Simone Scharamm ganhou destaque e se tornou o mascote da festa.

DSC_0917

Posicionei o menu em uma das extremidades do buffet, logo atrás da lambretinha que a Ana Paula trouxe para decorar esse espaço.

DSC_0873

Detalhe do menu da festa inserido em um porta-retrato
DSC_0872
Detalhe da charmosa lambretinha

DSC_0874

Uma das minhas contribuições comestíveis foi a “sacanagem”, um belisquete típico dos anos 50/60 que consistia em enfileirar alguns petiscos num palito, espetando-os em uma metade de repolho embrulhado com papel alumínio. Pesquisando na internet, encontrei algumas variações, mas descobri que a mais comum possuía queijo, salsicha e azeitona. Usei os mesmos ingredientes e acrescentei o tomate cereja. Ao invés do repolho, comprei uma meia bola de isopor na papelaria e ali coloquei os espetinhos. Minha mãe sugeriu que eu usasse a saladeira de vidro como base para o isopor e salpicasse os ingredientes que sobraram ao redor dela sem os palitos. Foi o que fiz e achei que a composição ficou bem legal!

DSC_0947

Quando o buffet estava praticamente pronto, a Ana Paula teve a ideia de colar no espelho um dos balões com frases e gírias da época que incluí no kit digital FESTA RETRÔ ANOS 50/60. O pinguim falante ficou ainda mais divertido!

DSC_0882

A Martinha levou ovo de codorna com molho rosé, outro belisquete característico dos anos dourados. Foi ela quem teve a ideia de colocá-los nas colheres de degustação posicionadas sobre uma caixa de papelão virada de cabeça para baixo.

IMG_2417

A Ana Paula levou as empadinhas de queijo, que foram colocadas em cima de papéis rendados e decoradas com palitinhos customizados pela Simone Scharamm. Minha mãe preparou o salpicão de frango com milho, cenoura, ervilha e batata palha que serviu em pequenas taças de vidro com acabamento em bico de jaca, detalhe que fazia sucesso nos anos 50/60.

IMG_2399a

A mesa principal que separa a cozinha da sala de estar serviu como base para o restante dos belisquetes. Há algum tempo, assumimos que nosso “Chá” é, na verdade, uma festa, e sendo assim, esse ano eliminamos as xícaras e pires da decoração, rsrs!

DSC_0920

A Ana Paula levou outro pinguim menorzinho que ficou em cima de uma pilha de pratos vermelhos.

DSC_0926

Eu interferi ainda menos nessa mesa principal. Deixei à disposição das meninas as caixas/bandejas, o menu, alguns itens do kit digital e três canecas nas quais inseri biscoitos amanteigados.

DSC_0941

A Milena levou deliciosos Red Velvet Cupcakes (feitos pela Patrícia da ENCONTROS E ENCANTOS) que inseriu em forminhas prontas com as cores e padronagens da festa. Por causa dessa praticidade, acabamos não usando os wrappers que eu havia recortado, mas os toppers estavam lá para marcar a identidade visual do nosso evento temático.

DSC_0928

A Martinha levou um conjunto lindo formado por uma bandeja vermelha retangular e três potinhos quadrados. Ela serviu neles alguns ovos de codorna e torradinhas para serem degustadas com pasta de atum. Os bowls com a pastinha e o molho rosé foram colocados em cima de paninhos de crochê vermelhos (um must!) levados pela Simone Scharamm.

DSC_0860

A Martinha também levou sanduíches de atum e eu fiz os Club Sandwiches que aparecem lá no fundo da foto. Pesquisei algumas receitas e percebi que a maioria levava bacon. Como não gosto muito desse ingrediente gorduroso, resolvi rechear os pães de fôrma sem casca com queijo, presunto, peito de peru, tomate, alface, maionese e batata palha.

DSC_0938

As queijadinhas da Simone estavam sensacionais! O doce derretia na boca de tão macio!!!!

DSC_0858

Outra contribuição decorativa da Ana Paula foi essa mini caçarola vermelha que abrigou algumas empadinhas de queijo.

DSC_0935

A Ana Paula também levou docinhos de queijo e conseguiu encontrar uma linda bandeja azul e forminhas vermelhas de plástico que, além de possuírem um design moderno, são super práticas! A Laély contribuiu com uma caneca bem retrô estampada com uma antiga propaganda da Kellogg’s.

IMG_2422

A Milena fez os brigadeiros que coloquei dentro da tampa de uma das caixas que virou bandeja.

IMG_2396

A Ana Paula levou o porta canudos vermelho retrô que combinou com os canudos listrados da Milena. E no dia da festa, a Ana ainda teve fôlego pra montar essa mini geladeira feita de isopor com fita adesiva vermelha e papel com estampa chevron.

DSC_0855

No topo da geladeira, não podiam faltar pinguins, é claro! Adorei a ideia super criativa!!!!!

DSC_0997

Para beber, eu preparei dois drinks: Cuba Libre (feito com Coca-Cola e rum) e Tequila Sunrise (o da foto acima), que leva suco de laranja, suco de abacaxi, tequila e um filete de grenadine (xarope de romã).

DSC_0912

DSC_0955

Nos nossos encontros é tradição levar uma lembrancinha para cada organizadora do evento e fomos espalhando os mimos pelo bar à medida que as meninas iam chegando.

DSC_0957

Colamos as fotos antigas dos nossos pais na porta que separa a sala de estar do quarto de TV e não foi muito difícil adivinhar quem era a mãe de quem, mas foi divertido reparar nas roupas, maquiagens e penteados que elas usavam na época.

DSC_0958

Detalhes das fotos dos nossos pais nos anos 50/60

DSC_0954

A Laély levou uma revista na qual encontramos um ensaio fotográfico totalmente retrô, que nos inspirou a usar alguns acessórios, pegar um balão com frase divertida e “soltar a franga”, conforme vocês podem conferir a seguir!

DSC_0977

DSC_0980

DSC_0982

DSC_0899

DSC_0900

DSC_1000

DSC_0996

DSC_0973

DSC_0992

Eu não pude colar as fotos dos meus pais no painel que improvisamos porque minha mãe levou um álbum inteiro, rsrs! Mas, em compensação, ela estava ao vivo na festa e foi uma das nossas convidadas especiais da edição 2013!!!! Mami, obrigada por ceder seu apê para o nosso encontro… gostei tanto que provavelmente vou repetir a dose, rsrs!

Por falar nisso, ficamos tão animadas com a festinha e, ao mesmo tempo, tão tristes com as ausências desse ano, que decidimos promover uma edição extra da festa em novembro! O tema proposto foi aprovadíssimo e já começamos a trocar mensagens com ideias e imagens inspiradoras. Só falta marcarmos um dia em que todas possam estar presentes!

Um super beijo pra todos com votos de que a gente saiba valorizar e cultivas as amizades verdadeiras… e celebrá-las com uma divertida festa de tempos em tempos!!!!!

Bonfa-ass

55 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Buaááááááááááááá'....me aguardem na edição 2!
Festa linda,gente animada,comidas deliciosas....não vou falar mais nada...snif,snif.....
Beijos

Coisas da Lívia disse... [Responder comentário]

Simplismente maravilhoso!!!

Amei!!

sysco disse... [Responder comentário]

Bom., dia Bonfa !Estava só na expectativa, arrasou,lindo e lindas, aliás faz tempo que queria te falar sobre seu cabelo curto,ficou otimo ele curto combinou muito mais com voce, alem de dar aparencia mais jovem tudo a ver com seu jeito esporte fino,despojado e pratico, suas festas cada vez se superando.
Como gostaria de morar perto!!
Parabens,bjs
Eliete

Dona Prendadinha disse... [Responder comentário]

Bonfa você me inspira !!
Festa maravilhosa!!!
Um arraso!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Simples assim, adoreiiii!!!!!!

BJUS, Patty Freitas

www.by-patty.blogspot.com

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Aiii que máximo!!!
Ainda bem que terá um segundo evento. A gente é que ganha! rsrs

Acho que nós leitoras gostaríamos de participar. Vc poderia promover um encontro num restaurante, ou num parque!

Bjs

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Que lindo!!! Ficou tudo tão caprichado e bacana!
Eu quero participar!!! :)
Bjão

Denise Padoan disse... [Responder comentário]

Arrasaram! Como sempre! =D
Amei!
Bjão!

Helen Santana disse... [Responder comentário]

Top! Adorei! Parabéns!

Cris disse... [Responder comentário]



É delicioso ler o relatos dessas festas. Mas o melhor, com certeza, deve ser participar. Beijos, vocês são demais...

Fete a Fete disse... [Responder comentário]

Cada edição do chá se torna a minha versão favorita :-) Está tudo divino e vocês todas são "absurdamente" criativas :-) O que eu acho mais legal é a sintonia que vocês têm, tudo o que fazem separadamente se complementa e harmoniza perfeitamente! Isso não é coisa fácil de se fazer, uma festa organizada a tantas mãos, planejada à distância, "come together" tão bem. Eu sempre fico querendo estar presente nesses eventos... Parabéns, meninas, e saudades de vocês, mami e Kate!!

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Festa linda como sempre!
Adorei cada detalhe. Amei os pinguins! Muito fofos!
Deu até vontade de fazer algo parecido por aqui...(quem sabe com amigas scrappers....rsrs)
Nossa, seria bem legal!
Parabéns a todas que participaram!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Tem como descrever tanta beleza? Que festa linda!!!! Eu sou cara de pau e estou me convidando pra uma festa qdo for ao Brasil, meu sonho!!! Beijos =*

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Foi uma tarde maravilhosa!!! Nossos encontros são especiais porque já começamos a curtir desde o primeiro e-mail,rs, que bom que vamos ter outra festa!!! As fotos ficaram lindas, não dá pra disfarçar o quanto ficamos felizes!
Beijos!

Anônimo disse... [Responder comentário]
Este comentário foi removido pelo autor.
Sheila Mendes disse... [Responder comentário]

Kátia, você e as meninas arrasaram!!! Sua irmã disse muito bem, vocês têm uma sintonia enorme e conseguimos comprovar pelo resultado da decoração e de toda a festa!!
Que venham mais festas criativas, ficaremos aguardando.
Estou pensando em realizar um chá da tarde para comemorar o meu próximo aniversário, e bem nesses moldes, só meninas. Bjos.

Ana Paula disse... [Responder comentário]

Foi muito bom meninas! Cada evento é mais divertido que o outro! Já estou esperando o próximo! Tenho que correr para atualizar o meu blog que está meio paradinho...a vida está corrida demais! Um beijão a todas e obrigada Kátia pelo convite! Quem sabe quando ficarmos velhinhas tomaremos o tão prometido chá!hahaha!
bjs
Ana Paula Carneiro.
www.deanaaz.blogspot.com

Unknown disse... [Responder comentário]

Bonfa, como de costume, vcs capricharam e eu adorei cada grande e pequeno detalhe lindo desse Chá.
Parabéns pelo capricho, criatividade e zêlo na preparação de tds os detalhes.
Todas vcs estão de parabéns!!
Ficarei de olho aguardando a 2a edição desse lindo encontro.
Bjokas e uma semana linda para tds nós. ;D

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, vc fez muita falta mesmo!!!!! Foi uma pena os dois compromissos caírem na mesma data, mas que bom que decidimos fazer o Chá parte 2!!!! Estou doida pra começar a colocar algumas ideias em prática! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Lívia CarolinaObrigada, Livia!!!!! Agora estamos todas pensando e compartilhando ideias para a parte 2, rsrsrs! Que bom que esse ano teremos uma edição extra, adorei a ideia! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@syscoMuito obrigada, querida! Eu realmente estou adorando o cabelo curto... eu não tenho paciência pra salão, nunca vou, e esse corte deixa o cabelo com um ar "arrumadinho bagunçado" que não precisa de muita manutenção, rsrs! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Danúbia SimõesDanúbia, muito obrigada pelo seu comentário tão animado!!!! Fico feliz que tenha gostado do resultado da nossa festa!!! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patrícia FreitasQue legal, Patty! Já estamos pensando na próxima, rsrs! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateOi, amiga!!! Que fofo seu comentário! Vc é mega criativa, que tal vir pro Rio no próximo evento, hein???? Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Elisa BarrosObrigada, Elisa!!!!!!!!!! Você já está convidada, claro! É só aparecer aqui no Rio na nossa próxima festinha! O que acha??? Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Denise PadoanObrigada, querida Denise!!!! Essas festas coletivas acabam sendo as mais animadas e, com certeza, as preferidas dos leitores do blog! Oito cabeças pensam melhor do que uma, né? Amo esses eventos com as meninas!!!! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Helen SantanaMuito obrigada, Helen! Aguarde a parte 2! Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@CrisMuito obrigada, Cris! Realmente nosso encontro é sempre bastante divertido!!!! Depois de tudo pronto, montado e fotografado, é hora de atacar a mesa e botar os papos em dia! Uma delícia mesmo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flavia B.Flave, que fofo seu comentário!!!!! Realmente eu mesma sempre me surpreendo com a nossa sintonia a cada edição do encontro! São muitas cabeças pensantes e acho que o mais provável é que o resultado fosse meio confuso, mas a gente realmente tem uma ótima sintonia e no dia da festa, parece que tudo foi organizado por uma única pessoa, de tão coeso que fica o resultado!!!! Tomara que a gente consiga fazer aquela festa juntas! Na contagem regressiva pra te ver em dezembro... Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sandra NegrãoSandra, vc é tão criativa!!!! Amo os seus trabalhos!!!! Faz uma festa com as amigas scrappers sim, tenho certeza de que vai ser um sucesso qualquer que seja o tema! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Vivi TodoDiaLarissa, veeeeeeeeeemmmmmmm! Vou fazer a maior campanha! Vamos adorar receber você!!!! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSimone, é verdade mesmo, a gente fica empolgadíssima desde o momento que pensa no tema, né? É só ver quantos e-mails trocamos desde a decisão do tema do encontro extra, rsrsrs!Foi muito gostoso, espero que a gente se encontre muito mais vezes nos próximos anos! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@AndyserjOi, querida, muito obrigada! É claro que vou lá agora conhecer o seu cantinho! Beijos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sheila MendesMenina, realmente a gente tem essa sintonia... e isso aconteceu desde a primeira festa!!!!! Além de termos gostos semelhantes, gente se diverte muito nesses encontros! É tão bom que acho que poderiam ser sempre dois ou três por ano, rsrs! Tomara que a gente consiga conciliar as agendas! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana PaulaHahahaha, gostei!!!! Foi realmente uam delícia e teho sempre a impressão de que o tempo passa rápido demais! Ah, vou te mandar um e-mail daqui a pouco... tive uma ideia aqui e queria pedir sua opinião! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anna SilvaMuito obrigada, Anna!!!!! Já estamos trocando vários e-mails com muitas ideias! E a empolgação só aumenta, rsrs! Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

@Katia Bonfadini
Ansiosa pelo Chá 2!
Ah! Amanhã vai ao ar o post dos Queijos e Vinhos,passa por lá para saborear!!rsrsrs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoEu também!!!!!!!!!!!!! Ah, que delícia! Vou lá conferir cedinho amanhã! Hoje estou meio zumbi porque acordei às 3h da manhã pra pegar o voo em Fortaleza às 5h... valeu a pena, mas estou beeem cansada! Um beijão!!!

ChuvadeSakura disse... [Responder comentário]

Suas festas como sempre são um arraso e nos inspira muito....Parabéns ficou tudo muito legal.OBS: você e a sua mãe são muito parecidas.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@ChuvadeSakuraMuito, muito obrigada mesmo pelo seu comentário!!!! Na verdade, são mensagens como essa que me inspiram a pensar em festinhas com temas variados e colocá-las em prática! E esses eventos coletivos se tornaram os meu preferidos!!!! Um super beijo!

Maria disse... [Responder comentário]

Amei. Festa linda e super criativa. Vcs são realmente da pá virada rsrsrs. Bjus.

Milena disse... [Responder comentário]

Katia,eu adorei tudo.
Retrô,vintage,esse tema me pega pelo pé!!Sempre amo!!
E o nosso chá,independente do tema é sempre bom.
Esse ano apesar das ausências(sentidas)teve duas convidas especiais.
E o interessante é que mais quietas que eu por exemplo,falante como sempre.

beijos e animada para o próximo

Laély disse... [Responder comentário]

Kátia, ainda não tive a oportunidade de agradecer o convite pra essa festinha, com uma patota tão simpática.
As fotos ficaram lin-das!
Parabéns à Ana e a organização de todas vocês!
Beijo pra todas!

Maria Célia disse... [Responder comentário]

Olá Kátia
Sensacional, espetacular, um show de habilidade, talento, criatividade, disposição e muita animação.
Perfeito este chá entre blogueiras, fiquei encantada, já subi e desci umas cinco vezes, reparando em todos os detalhes.
Parabéns a todas as participantes, especialmente você, Kátia, que sempre nos brinda com festas maravilhosas e super inspiradoras.
Um beijo.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaGostei da gíria, Maria! Realmente entramos no clima, rsrs! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MilenaMi, também adoro esse tema! Aliás, adoro festas temáticas sempre! A gente entra mesmo no clima e se diverte antes, durante e depois da festa, né? Os preparativos me deixam empolgadíssima! Um super beijo e que venha logo o próximo encontro!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@LaélyLaély, somos nós que agradecemos a sua presença! Foi uma feliz coincidência você estar no Rio bem no fim de semana do "Chá"!!!!! E melhor ainda foi ter podido estar com a gente! Espero que a gente se encontre muitas outras vezes! Um super beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Maria CéliaQue legal, maria Célia! Fico feliz que tenha gostado da nossa produção!!!! O engraçado é que a gente só vê tudo junto na hora da festa mesmo! Existe um planejamento, claro, mas é só na hora que a gente tem noção de como nossas produções individuais vão ficar lado a lado. É bem divertido! Um super beijo!

Isa disse... [Responder comentário]

Que linda festa Bonfa!!!!

Ah... postei hj o encontrinho que fiz com o kit que comprei de vc =)

um beijooo*

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsaObaaaaaaaa, que legal, Isa! Vou lá ver agora mesmo! Obrigada por avisar! Fico feliz que tenha gostado do material! Um super beijo!

Isa disse... [Responder comentário]

Bonfa,
se pode divulgar meu post?
Poxa vidaaaa!! eu fico imensamente feliz =)

Um beijão ♥

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IsaOba, Isa!!!! Vou fazer isso agora mesmo, muito obrigada!!! Beijão!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Kátia, a 4ª edição do chá das blogueiras está linda, linda, linda! Amei recordar através das fotos e comidas, ahhh... e dos costumes também. Que delícia a participação da sua mãe nesta festa! Olha, mandei um e-mail importante para você através do seu 'gmail. Por favor dê uma olhadinha. Beijos, Paula

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Executiva de PanelaOi, querida! A festa foi realmente uma delícia!!!! Recebi seu email e já respondi! Paula, eu nào fico só chateada, mas revoltada! Plágio é crime, é coisa pra ser levada à sério! Infelizmente, há muita gente desonesta nesse mundo... Beijos!

Unknown disse... [Responder comentário]

Que lindo bonfa...adorei suas dicas..você tem muita criatividade...adorei o salpicão servido nas tacinhas...muito demais...Quando vc fizer outra destas festas poste pra gente poder ver as novidades...um abraço

Related Posts with Thumbnails