segunda-feira, 20 de julho de 2015

Pastinha de beterraba com queijo de cabra

DSC_1091

Fiquei tão empolgada com o resultado da receita do pesto de beterraba testada em fevereiro que comentei que esse ingrediente seria figurinha fácil na minha cozinha em 2015. Cinco meses se passaram desde então e eu acabei esquecendo de incluir a beterraba nas minhas peripécias culinárias. Pretendo me redimir esse mês com duas receitinhas. A de hoje é uma pastinha saborosa e fotogênica para servir com torradinhas ou crackers de arroz. Confesso que o que mais me atrai na beterraba é a cor. Acho lindo esse tom bordô natural e foi “comendo com os olhos” as receitas alheias que decidi colocar a mão na massa.

DSC_1040

A minha inspiração para essa pastinha foi a receita da querida Tati do blog PANELATERAPIA: http://www.panelaterapia.com/2013/12/pastinha-de-beterraba.html. Não segui o passo a passo à risca porque substituí a ricota pelo queijo de cabra, ingrediente que adoro e que estava há algum tempo na geladeira esperando uma oportunidade de ser usado. Sendo assim, usei a receita da Tati como base e fiz algumas adaptações, conforme vocês podem conferir a seguir.

DSC_1020

Ingredientes

  • 1 beterraba grande cozida e cortada em pedaços pequenos
  • Duas caixas de queijo de cabra (entre 300 e 350 gr aproximadamente)
  • 1 colher de café de sal
  • 2 colheres de café de azeite
  • 2 colheres de café de suco de limão
  • 1/2 dente de alho triturado
  • Pimenta do reino à gosto
  • Gergelim para decorar

Modo de preparo

Espere a beterraba esfriar e coloque todos os ingredientes no processador ou no liquidifcador. Misture bem até obter uma pasta homogênea. Se perceber que a consistência está muito rala, acrescente um pouco de queijo de cabra ou, se estiver muito grossa, adicione uma ou duas colheres de sopa de leite.

DSC_1102

Para dar um toque de charme, segui a sugestão da Tati de salpicar um pouco de gergelim por cima da pastinha. Ela também usou salsinha desidratada. Eu tinha em casa um pote de gergelim preto e gostei do resultado crocante!

DSC_1063

Um grande beijo pra todos com votos de um dia cor-de-rosa!!!!

Bonfa-ass

5 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Nossa amor, pela cara deve ter ficado uma delí.
Realmente a beterraba dá uma cor linda aos pratos. Quero experimentar essa receita.
Beijos
http://mhilkadiniz.blogspot.com.br/

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mhilka DinizOi, querida! Ficou bem gostoso mesmo! E depois testei usar a pastinha como molho para talharim. Ficou uma delícia! Beijão!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Não sei porque aqui, não abriu nenhuma imagem.
Mas, pelo que li deve ficar muito legal, mesmo.
Obrigada por compartilhar.
Bjs, Katia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaOi, Ana! Tenda dar um "refresh" no seu browser pra ver as imagens. Um super beijo!

Bell disse... [Responder comentário]

Nunca comi, fiquei com vontade

bjokas =)

Related Posts with Thumbnails