segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Figos assados no mel e tomilho com presunto de Parma e gorgonzola

DSC_0046

Na semana passada, vi por acaso uma caixa de figos no mercado e, apesar de não constar na minha lista de compras, fiquei tentada a levá-los pra casa. Adoro figos frescos e esse ano publiquei algumas receitas nas quais a fruta era o ingrediente principal. Todas me agradaram bastante e por isso estou sempre pronta a testar novas possibilidades.

DSC_0060

Apesar de já ter misturado figo e presunto de Parma numa salada, eu nunca tinha feito um aperitivo ou entradinha com essa combinação e fiquei com vontade de experimentá-la. Sendo assim, procurei algumas receitas na internet e encontrei essa que me pareceu bastante saborosa no site COZINHA TRAVESSA:

http://cozinhatravessa.com.br/post/receita-de-figos-assados-no-mel-com-presunto-de-parma-e-cream-cheese/

Fiz pequenas adaptações e compartilho o passo a passo a seguir.

DSC_1537

Ingredientes

  • 1 caixa de figos frescos
  • Presunto de Parma
  • Gorgonzola (o original era cream cheese)
  • Mel
  • Tomilho fresco (na receita original não havia tomilho)
  • Sal marinho e azeite de oliva extra virgem

DSC_0017

Modo de preparo

Lave os figos delicadamente, retire o cabinho e faça um corte em forma de cruz. Coloque uma colher de açúcar de mel e salpique algumas folhas de tomilho fresco no meio de cada figo. Leve ao forno na temperatura mínima por 10 minutos.

DSC_0030

Retire do forno, regue os figos com azeite e acrescente uma pitada de sal. Preencha os figos com meia fatia de presunto de Parma e finalize com um quadradinho de queijo gorgonzola.

DSC_0088

Retirei o excesso de azeite e a água das frutas que ficou acumulada na petisqueira. Servi o petisco como entradinha antes do jantar.

DSC_0063

Adorei a mistura dos aromas e acho que os sabores doce e salgado harmonizaram muito bem. Fica aqui a dica de uma entradinha diferente e elegante para um jantar romântico.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana promissora!!!!

Bonfa-ass

4 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

eu amo figos!!! esses ficaram demais, muito lindos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Francine Bortolini de BonaOi, Francine! Esses ficam bem suculentos e são bastante charmosos como entradinha! Um super beijo!

Maria disse... [Responder comentário]

Eu amo todas as tuas receitas e essa parece dos deuses, mas a unica coisa que realmente não consico gostar é o presunto Parma. Acha que ficaria tão bom sem ele?

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MariaOi, Martinha! Fica bom sim! Eu publiquei outra receita aqui só com os figos caramelizados no mel e tomilho para comer com queijo brie ou por cima de sorvete, fica divino!!!!! Um super beijo!

Related Posts with Thumbnails