segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Canapés de abóbora com especiarias, camembert e amêndoas

DSC_0046

Eu tinha comprado um pedaço de abóbora pensando em fazer uma receita para o Halloween, mas não deu tempo de colocá-la em prática e então resolvi aproveitar o legume numa peripécia culinária totalmente improvisada. É por isso que as quantidades dos ingredientes que vou listar abaixo não são padronizadas nem inspiradas em receita alguma. Eu me virei com o que tinha em casa para criar um patê de abóbora com ricota e especiarias. Nem sempre as minhas aventuras na cozinha têm bons resultados, mas esse canapé ficou delicioso e super perfumado!

DSC_1030

Ingredientes:

  • 800 g de abóbora
  • 300 g de ricota sem sal
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • Dois paus de canela
  • Cinco cravos
  • Anis estrelado (duas unidades)
  • Noz moscada a gosto
  • Camembert ou brie
  • Amêndoas
  • Crackers de arroz
  • Ramos de alecrim fresco para decorar
  • Pimenta-do-reino branca (opcional)

mix

Modo de preparo:

Assei a abóbora no forno sem tempero nenhum até que ficasse bem macia antes de transferi-la para uma panela e acrescentar os condimentos (sal, azeite, canela, cravo, anis estrelado e noz moscada). Em seguida, adicionei meia xícara de água e mexi sem parar em fogo baixo por uns dez minutos a fim de que a abóbora absorvesse bem os temperos. Retirei a mistura do fogo e acrescentei a ricota. Não gostei da aparência heterogênea e achei mais interessante levá-la ao liquidificador para adquirir a consistência de um patê. Antes disso, esperei esfriar, verifiquei o sabor e corrigi o sal.

DSC_0047

Adorei o aroma de especiarias que se espalhou pela cozinha, uma sensação boa e aconchegante que me fez lembrar do outono, minha estação preferida! O patê fica uma delícia puro ou com torradinhas, mas como eu tinha sobras de camembert, amêndoas e crackers de arroz em casa, decidi montar alguns canapés. Eu já sabia que essa combinação daria certo por causa da salada de abóbora assada no azeite com brie e lascas de amêndoas que publiquei em agosto.

DSC_0060

O resultado foi um petisco leve e aromático para comer sem culpa. Na hora de servir, salpiquei pimenta-do-reino branca moída por cima de tudo e adorei o complemento! Para decorar, usei raminhos de alecrim.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana saborosa!!!!

Bonfa-ass

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails