quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Receitinha para o Natal e resultado do sorteio

09

Eu estava me preparando para publicar no Instagram a “receita” da sobremesa que fiz para a festa I love London (ô festa para render post!) quando tive uma ideia. Por usar ingredientes muito simples, achei que uma adaptação para o Natal seria perfeita. Então, resolvi unir o útil ao agradável.

O doce que fiz se chama trifle (pronuncia-se traifâl), que em português significa algo sem importância. O nome provavelmente se deve ao fato de se usar sobras de bolo e outros ingredientes que se tenha em casa para elaborar essa delícia, que é montada em camadas. Quando fui pesquisar uma receita para seguir, encontrei muitas variações. Fazendo uma mistura de todas as versões, aqui está o que você pode usar para fazer a sua:

- pedaços de pão de ló ou bolo comum mesmo (eu usei um bolo de laranja da Panco);

- biscoito champanhe (pode usar o biscoito e/ou o bolo – eu usei os dois);

- geleia (usei a de cassis da Queensberry, além de uma cobertura de amarena da mesma marca);

- calda de frutas feita em casa (fiz uma com morangos, cozinhando-os em um pouco de água e açúcar até atingir a consistência desejada);

- creme de leite fresco batido em ponto de chantilly (com pouco açúcar para dar sabor, sem deixar melado demais);

- alguma bebida, como vinho do porto ou licor (eu não usei porque não sabia se todas as meninas iam gostar).

Coluna_10A

Trifles montadas em potinhos individuais

Coluna_10B

Uma foto só era pouco! Essas da Ana Paula Carneiro estavam tão lindas que não resisti: fiz esta montagem com trifles de todos os ângulos!

A ideia que me ocorreu foi substituir o bolo por panetone ou chocotone. É uma nova maneira de servir algo que é tão tradicional no Natal, transformando-o em uma sobremesa surpreendente e rica em sabores. Eu prefiro panetone com (muitas!) frutas, e nesse caso eu aconselharia a usar geleias de frutas mais cítricas, como damasco ou laranja, além de alguma geleia vermelha, como cereja ou framboesa. Basta ir montando camadas em uma travessa grande ou em potinhos individuais.

Para quem optar pelo chocotone, minha sugestão é usar geleias de frutas vermelhas, que combinam muito bem com chocolate. Se apenas adultos forem comer o doce, a bebida alcoólica pode ser usada para embeber o bolo e/ou os biscoitos. Mas, mesmo seu usá-la, as geleias e o chantilly já garantem a umidade necessária.

…………………………………………………………………………………………

E agora, vamos ao resultado do sorteio!

O post estava com 31 comentários no total, mas alguns entraram repetidos e ainda tinha um que era meu mesmo, uma resposta. Então, numerei os comentários válidos e o total foi de 23. Usando o Random.org, a vencedora foi a...

Coluna_10C

Resultado do sorteio

Mães e Festeiras! Parabéns! Entre em contato comigo pelo e-mail atendimento [arroba] justmade.com.br o mais rápido possível, informando seu nome e endereço completo.

Chegamos ao final da nossa décima coluna aqui, a última deste ano. Em 2017 tem mais, muito mais! Aproveito então este parágrafo para desejar a você uma linda noite de Natal, cercada de quem te quer bem. Desejo também que o próximo ano seja mais leve com todos nós, porque 2016 não foi de brincadeira! E aproveito para agradecer mais uma vez à minha amiga de mais de três décadas, a “Kate”, por este espaço para a coluna, pelas várias parcerias de trabalho, pelas inúmeras trocas de ideia, pelas palavras certas nas horas incertas. Que venham mais 365 dias de muita criatividade!

Patricia Haddad

https://www.facebook.com/Just.Made.Studio/

logo

1 comentários:

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Ai que alegria e que presentão de Natal eu ganhei :)
Obrigada queridas Kátia e Patricia
Depois eu mando foto usando meu presente.
Beijos

Maria Tais

Related Posts with Thumbnails