quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Scrap festa e o uso de referências

09

Muita gente acha que fazer festa sobre determinado personagem significa usar e abusar da imagem dele em todos os itens que vão compor a mesa. Além de pesar no visual, as peças podem ficar um tanto óbvias. E quando o personagem é muito característico, não sendo possível fazer uma releitura dele, fica muito mais difícil para quem trabalha com personalizados. Afinal, existem os direitos autorais que protegem o uso das imagens e que devem ser respeitados.

Uma solução bem bacana é usar referências e deixar a imaginação fluir para se chegar a produtos que combinem com o tema da festa, sem, no entanto, serem meras reproduções de desenhos. Recentemente, trabalhei com dois personagens sem usar a imagem deles. Um foi o Snoopy. Precisava fazer toppers para docinhos que remetessem à história e optei pela emblemática camisa do Charlie Brown e ossinhos em homenagem ao cãozinho.

Coluna 12A

A blusa, desenhada por mim, com linhas que não eram absolutamente retas para dar um movimento à peça. Note que o detalhe em preto tem menos de 1 cm de altura e pouco mais que 2 de largura!

Coluna 12B

Os ossinhos foram feitos separadamente e colados de forma sobreposta, com leve relevo para dar destaque

O outro tema que fiz sem usar a imagem real da personagem foi Princesinha Sofia. Os toppers foram confeccionados com papeis em tons de lilás e roxo perolizado, dando um ar mais elegante às peças. Usei a inicial da aniversariante e sua idade, além do nome. As lembranças foram entregues em caixinhas em formato de castelo e ainda havia varinhas mágicas para as meninas se divertirem.

Coluna 12C

A varinha mágica da princesa, os toppers feitos em 3 camadas, sendo uma com relevo, e o castelo que era a embalagem da lembrança. As bandeirinhas do topo mediam 1 x 0,8 cm!

Todas as peças mostradas neste post foram feitas com técnicas de scrapbooking e são popularmente conhecidas como scrap festa. A única impressão usada foi o nome da aniversariante que teve a festa da Princesinha Sofia. Todo o resto foi confeccionado com recortes colados. São itens mais trabalhosos, é verdade, mas o resultado é mais bonito e dá um ar muito mais personalizado ao evento.

As próximas festas que vão sair daqui também estão sendo feitas da mesma maneira. Tem muita coisa linda em produção, mas vou mostrar apenas uma: os toppers para cupcake no formato de flamingo. Eu o desenhei e separei todas as partes de acordo com as cores. A base foi cortada no papel amarelo e os demais recortes foram sendo aplicados por cima. A parte preta do biquinho tem pouco mais que meio centímetro quadrado. Sim, METADE de um centímetro de altura e de largura. Também cortei uma das patinhas a mais, a que está dobrada, para aplicar por cima e a ave ter de fato duas patas. A asa está em relevo, e para dar um toque final de glamour, o olho é um micro strass de 2 mm.

Coluna 12D

As partes do flamingo separadas e recortadas, e o detalhe do bico e do olho

Coluna 12E

No detalhe, a asa em relevo e a pata colada por cima. Na parte de baixo, o topper inteiro.

Na sua próxima festa, pense em referências que remetam ao tema escolhido e que não sejam óbvias demais. Sua comemoração ficará muito mais charmosa e ficará na memória dos seus convidados. Dê asas à sua criatividade!

Patricia Haddad

https://www.facebook.com/Just.Made.Studio/

logo

4 comentários:

Bell disse... [Responder comentário]

Que criações lindas!!

bjokas =)

Patricia Haddad disse... [Responder comentário]

Obrigada, Bell!

Anabela Jardim disse... [Responder comentário]

Vamos pensar então ... Obrigada pela dica!

Unknown disse... [Responder comentário]

Muito lindo mesmo! Fazer referência acho mais delicado do que a imagem mesmo. Fica diferente inovador. Parabéns pelo lindo trabalho.

Related Posts with Thumbnails