quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A decoração natalina do meu buffet

Eu achei que o CHÁ DAS FLORES seria a última festa temática do ano, mas estava enganada. Marquei uma Happy Hour com meus melhores amigos na sexta-feira e não tinha a intenção de decorar a casa especialmente para esse encontro. Pra falar a verdade, eu tinha pensado em fazer algo bem informal: pediríamos algumas pizzas e cada convidado traria uma garrafa de espumante. Bom, essa parte foi mantida, mas nesse meio tempo, recebi um e-mail da Maria Tais (do blog MÃES E FESTEIRAS) com um link tão inspirador que me fez mudar de ideia na mesma hora!

Tratava-se de um post publicado no  blog CELEBRATIONS AT HOME mostrando como decorar um buffet com aperitivos e drinks para uma pequena quantidade de amigos, como é o caso da minha festinha.

Gostei muito das imagens que vi no post e da simplicidade elegante da decoração. Com poucos enfeites, algumas taças de champanhe e louças brancas, é possível tornar um cantinho da casa especial para receber os convidados com charme.

O mais legal é que não gastei praticamente nada para montar a minha decoração natalina. Eu simplesmente separei as peças brancas e acessórios vermelhos que tinha em casa e, antes de pensar no que servir, posicionei tudo no buffet testando várias combinações até chegar a essa  que vocês podem ver nas fotos.

Meu único gasto foi com as bolas coloridas. Comprei dois pacotes, um com 9 bolas vermelhas e outro com a mesma quantidade de bolas verdes por 5 reais cada. Os papéis dourados fosco e brilhoso que usei para confeccionar os cristais de neve estavam guardados há algum tempo dentro de uma gaveta e fiquei feliz em finalmente dar uma utilidade a eles. Prendi os maiores na parede com fita dupla-face e salpiquei os menores no buffet.

Imprimi em casa as plaquinhas para identificar as comidas, as bandeirinhas para os canudos e a padronagem com a qual encapei o copo da foto acima. Esse material faz parte do kit Festa de Natal que criei na primeira semana de dezembro e está à venda na LOJA DA BONFA.

Os galhos que pintei de marrom e depois envernizei, me acompanham há mais de três anos e encontrei-os no terreno onde os meus pais possuíam uma casa de campo. Como meu apartamento é razoavelmente pequeno e eu possuo muitas louças, fiquei tentada a jogá-los fora. Ainda bem que não fiz isso, já que eles possuem bastante potencial e desconfio que ainda serão usados muitas vezes, rsrs!

116

As imagens acima foram retiradas do post sugerido pela Maria Tais e me apaixonei logo de cara pela pequena mesa decorada de forma charmosa e sem exageros.

95

A árvore feita com galhos, a bandeja com taças, as colheres de degustação, os pratos altos e os copinhos para verrines que coloquei no meu buffet foram totalmente inspirados nas fotos do post.

2.5

De resto, adaptei o que tinha em casa e depois de escolher as louças que usaria, comecei a pensar nos aperitivos. Até nesse ponto fui econômica e catei na despensa pastinhas, molhos e geleias que estavam guardados à espera de um encontro com os amigos.

Pretendo fazer uma saladinha caprese para servir nos verrines, canapés de azeitonas pretas para colocar nas colheres de degustação menores, minisanduíches de pão de queijo recheados com presunto de Parma e gorgonzola para as colheres maiores e um drink de espumante com creme de cassis (kir royal) para as taças de champanhe.

Nos copinhos brancos, pretendo servir queijo de cabra aperitivo com geleia de tomates verdes comprada em Bento Gonçalves-RS. A travessa retangular vai abrigar torradinhas de alho e a panelinha vermelha será recheada com pesto de pinhão, também comprado durante a viagem ao sul. Nas taças vermelhas vou oferecer ervilhas crocantes temperadas com raiz forte, que trouxe das férias em San Andrés.

Esse é o meu menu para a Happy Hour pré-natalina!

Para ver o post completo que me inspirou a criar uma decoração simples e barata de última hora, basta acessar o seguinte link:

http://celebrationsathomeblog.com/2012/11/appetizer-party.html

125

Navegando pelo mesmo blog, encontrei outros exemplos interessantes de decoração natalina. Se eu não estiver viajando no ano que vem durante essa época, penso em preparar uma mesa com cores diferentes das tradicionais. Por isso adorei a foto acima com detalhes em azul e branco!!!!

holiday-buffet

A mistura do prata com o branco é muito elegante e tem a vantagem de ser neutra. Vejam que cantinho aconchegante e simpático! Nele tem tudo o que é necessário para entreter os convidados antes de servir o jantar. Gostei da ideia de colocar dois tipos de canapés na mesma bandeja… vou guardar a dica para usá-la algum dia!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de boas festas!!!!

Bonfa-ass

31 comentários:

IVA PASSOS disse... [Responder comentário]

Lindo Kátia!! Parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@IVANEIDEQue bom que gostou, Ivaneide!!!! Eu já tinha publicado algumas fotos no Facebook, mas como nem todo mundo que lê o blog tem página no Face, resolvi postar aqui também! Foi super simples de arrumar o buffet porque eu já tinha tudo em casa, só precisei mesmo comprar as bolas de Natal e algumas comidinhas. Vai ser um Natal econômico, mas sem perder o charme, rsrsrs!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Que lindo! Encantador!!
Realmente menos é mais. Simples e chique ao mesmo tempo.

Tenha um ótimo e Santo Natal e um excelente 2013 para você e toda sua família.

Bjão

Sabrina disse... [Responder comentário]

Oiee, eu tbm já tinha visto essa mesa, realmente 'e inspirador rsss beijo e ótimas festas pra vc e sua família.

Sabrina disse... [Responder comentário]

Oiee, eu tbm já tinha visto essa mesa, realmente 'e inspirador rsss beijo e ótimas festas pra vc e sua família.

Nathalia disse... [Responder comentário]

Kati, você é fera mesmo! Até com as cores natalinas você consegue brincar sem ficar batido e sem graça. Parabéns, ficou lindo!!!

Beijo!

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Kátia, tudo lindo demais!!!Muito inspirador!!! Um feliz Natal para vocês!!!e um 2013 com muitas alegrias e muitas viagens e muitos encontros com amigos!!!bjinhos!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateObrigada, querida Adri! Te desejo em dobro um ano novo maravilhoso! POis é, menina, vou repensar meus conceitos! Às vezes eu decoro a sala toda pra uma festa quando só um cantinho já dá conta do recado e fica até mais bonito e elegante, né? Espro que 2013 seja um ano muito produtivo, mas sem exageros, rsrsrs! Um beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@SabrinaMuito obrigada, Sabrina! Nessa época do ano surge tanta coisa linda nos blogs! Eu me inspirei nesse post específico, mas já juntei várias ideias para próximos eventos! Beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@NathaliaOba, Nathalia! Que bom que gostou! Usei realmente os tons tradicionais. Embora eu goste de inovar, adoro essa mistura do vermelho e verde e é ótimo porque tenho vários acessórios nesses tons que ajidaram a compôr o buffet! Um beijào pra vc e ótimas festas!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Cíntia A. S. SevauxMuito obrigada, Cínthia! E viu como ficou simples ao mesmo tempo? Só escolhi algumas louças, coloquei-as no buffet e decorei o espaço com o arranjo de galhos. Super rápido, prático e baratinho!!!! Bjs!

Simone Scharamm disse... [Responder comentário]

Linda decoração, amiga! Ficou super harmonioso!!!
Estou aqui por coincidência, decorando o meu buffet, só que minhas coisas de decoração ainda estão em caixas,rsrs, vou colocar tudo que eu encontrar, rs!
Beijo grande! Boa Festa!

Unknown disse... [Responder comentário]

Menina que lindo essa decoraçao.
Pra mim nao tem nada de simples
Ta chique demais.
Ha ja te falei que vc é minha referencia em festa.
Amo ver cada coisa que vc prepara.
Outra coisa ja disse vou repetir acho extremamente carinhosa
a forma como vc responde cada comentario
e nota-se que vc realmente lê com interesse
e ainda demonstra tanto carinho com as leitoras.
Isso so mostra como vc é especial e tem um coraçao
cheio de amor e bondade pelo proximo.
Nossa te admiro demais,parabens por vc ser assim.
Bjs querida e tenha um lindo natal com mta paz e saude.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Simone ScharammSuper obrigada, Simone!!!! Agora eu que fiquei doida pra ver a sua decoração, vc que arrasa nas produções festivas! Depois mostra pra gente lá no blog? Um grande beijo e ótimas festas!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rodecorando MouraNossa, que comentário mais gentil e carinhoso!!!! Fiquei muito feliz mesmo com a sua mensagem! Eu agradeço demais o elogio e a boa vontade em deixar esse recadinho aqui! Sou eu que tenho muito a agradecer minhas leitoras e o incentivo que elas me dào, além das boas energias que tenho certeza que deixam por aqui! Compartilhar é tudo de bom, competir NÃO!!!! Esse é o meu lema e foi por esse motivo que criei meu próprio cantinho virtual! Nem sempre dá pra responder a todo mundo, mas eu tento. Tem dias que estou arancando os cabelos de tantos compromissos, mas tenho muito carinho pelo blog e pelas pessoas que acompanham as minhas peripécias!!!! Quero aproveitar pra te desejar um 2013 cheio de ralizações e muita paz!!! Um beijào!

Unknown disse... [Responder comentário]

Decoração linda e que curti muito quando vc postou no facebook!
Sua HH vai ser sucesso garantido!
FELIZ NATAL E QUE 2013 SEJA UM ANO REPLETO DE SUCESSO E MUITA CRIATIVIDADE!
Bjocas

Unknown disse... [Responder comentário]

Linda a decoração . Gostaria de fazer mas aqui em casa tudo toma uma proporção gigante. Cinco pessoas da família mas namorados e amigos quando percebo já estou em um números gigante de 30 pessoas para uma simples recepção intima. rsrsrs Adoro tudo que vc faz. Quem sabe um dia consigo rsrsr
Bjos e Feliz Natal

Kelly Nomura disse... [Responder comentário]

Menina eu amo esse site, bem recomendado.
Linda decoração...Parabéns!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavita, super obrigada!!!!! Adoro ter amigas criativas de verdade como vc! E que venham muitas festinhas coletivas em 2013!!!!bJS!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sandra DiasoI, sANDRA! Muito obrigadaaaaaa! Ten entendo perfeitamente! Eu só consigo fazer essas festinhas em casa porque normalmente recebo de 6 a 8 convidados, no máximo! O apê é pequeno e mais do que isso se torna desconfortável. Por isso acho que essa inspiração vai render festas diferenciadas em 2013 com menos firulas, menos comida sobrando, menos elementos decorativos, mais economia em geral, porém mantendo o charme, rsrsrs! Charme é essencial! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Kelly NomuraKelly, muito bom esse site, né? Tem cada festa mais linda que a outra e muitas ideias que a gente pode reproduzir e/ou adaptar facilmente em casa! Um grande beijo!

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

São muitas as ideias na net para nos inspirar.
E vc. tb é muito criativa.
Ficou tudo muito charmoso e sua reunião vai fazer sucesso como todas as outras.
As cores que escolheste ficaram mesmo com a cara de Natal. Essas estrelinhas douradas na parede tb ficaram um charme.
Feliz Natal. Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaSuper obrigada, Ana! Estou doida pra chegar a hora de colocar a mão na massa e preparar os belisquetes pra amanhã!!!!! Se ficar tudo como planejado, eu faço um post pós-festa depois! Também gostei do efeito do cristal de neve dourado na parede! Tirei o espelho especialmente para fazer essa decoração, mas depois ele volta ao buffet! Um beijo enorme pra vc e um ótimo final de dia!

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Kátia, querida, como já tinha dito antes, ficou um arraso! Tenho certeza que sua happy hour será sucesso absoluto como sempre.
Por aqui, teremos um Natal meio impessoal, pois a festa será no salão do condomínio do meu tio, em compensação, teremos muitos motivos para agradecer, pois a Giovanna está ótima e já saiu do hospital!
Um beijão e um ótimo Natal, cheio de amor e paz.

Maria Tais
maesefesteiras.blogspot.com

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mães e FesteirasQue ótima notícia, Tais! Puxa, fico muito feliz dela ter saído do hospital pra passar o Natal em família! Que coisa boa! Querida, obrigadíssima pela linda inspiração e que o ano de 2013 nos traga muitos motivos pra comemorar!

Um beijão!

Gelia disse... [Responder comentário]

Bonfá vc surpreende mesmo, a simplicidade desta decoração esta demais, adorei, não costumo fazer festa antes do Natal tb, mas sempre faço um jantar so para os de casa mesmo, adorei as dicas.
Por coincidência este ano minha decoração esta mais puxada para azul, tb reutilizei um galho seco, mas estou usando como arvore de natal.

Bjs e um Feliz Natal para vc e sua família e claro boa festinha.


Gélia Carvalho

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase issoOi, Gélia! Que bom que gostou!!!! Eu vou querer ver a sua decoração com detalhes em azul, deve ter ficado bem diferente e criativa! Um beijão!!!!

Marta disse... [Responder comentário]

Vc sabe que ficou super lindo, né? Usei os tags de presente lá no trabalho!! Fuçou fofo demais!!! Bjs e um excelente Natal!!!!

SÍLVIA OLIVEIRA disse... [Responder comentário]

Arrasô! Supercriativo e delicado! Na semana passada também recebi oito pessoas na minha casa para um jantar de final de ano e não sabia o que fazer. Apostei num jantar simples, sem muita firula. E fiz como você, abri minha caixa de fitas, peguei meus enfeites natalinos antigos (eu tinha umas bolas de Natal) e coloquei a cabeça para funcionar! Publiquei lá no meu brogue-festas, o silviaoliveira.com.br :) Bjs e um lindo Natal para você e sua família, Katia!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, super obrigada!!!!!! Eu decorei a mesa bem rápido e já estou ansiosa pra ter outra oportunidade de organizar uma festinha temática e decorar tudo de novo, rsrs! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@SÍLVIA OLIVEIRASílvia, eu vou lá ver! Vc é muito criativa e tem um super bom gosto, tenho certeza de que a festa ficou linda! Bjs!

Related Posts with Thumbnails