segunda-feira, 4 de junho de 2012

Criação de Identidade Visual para a IMMAGINE e o meu novo portifólio

Algumas vezes eu recebo e-mails de clientes em potencial me questionando sobre o quê exatamente está incluído no trabalho de elaboração da identidade visual para uma empresa ou pessoa física. Hoje, além de compartilhar com vocês um dos meus projetos mais recentes, eu gostaria de aproveitar a oportunidade para explicar detalhadamente como funciona esse processo.

Na minha tabela de preços, consta a seguinte descrição do serviço:

Criação de Identidade Visual para pessoa física ou jurídica, incluindo Logomarca (Logotipo + Símbolo) nas versões colorida e P&B, assinaturas vertical e horizontal, elementos de apoio, estudos de redução e indicação de fontes a serem usadas em conjunto com a Logomarca.

O processo de criação de uma identidade visual, que inclui não somente, mas também a Logomarca a ser usada para representar determinada empresa de várias formas (em materiais impressos, no cartão de visita, no uniforme dos funcionários, nos anúncios na TV, em patrocínios, em propagandas de jornais e revistas, em outdoor, busdoor, no adesivamento de carros etc.), envolve muito mais do que uma imagem ou fonte escolhida à esmo, levando-se em conta somente a estética.

No trabalho profissional de elaboração da identidade visual, é absolutamente necessária uma fase de pesquisa e de análise de mercado, além de uma boa dose de conhecimento técnico e teórico a fim de que o resultado do projeto seja coerente e compatível com as expectativas do cliente e com o perfil do seu público consumidor.

Meu trabalho começa com a conceituação da marca e a análise do público-alvo, por meio de conversas com o cliente sobre a mensagem que ele espera passar com o grafismo/ilustração que fará parte da Logomarca (composta de Logotipo + símbolo).

Após esboçar uma peça de acordo com o briefing resultante dessa troca de informações, vou em busca de uma tipologia que se encaixe harmoniosamente com o desenho e que represente a ideia que a marca deve veicular, como por exemplo: solidez, segurança, credibilidade. Ou então suavidade, tranquilidade, carinho, preocupação com o bem-estar do cliente etc. Esse conceitos vão depender do tipo de serviço ou produto oferecido pela empresa.

Além da Logomarca colorida (em CMYK e RGB), é importante haver uma ou mais versões em preto e branco, para o caso de ela precisar ser impressa em uma publicação que só utilize essas cores. Em caso de patrocínios, por exemplo, é imprescindível que seja feito um estudo de redução da marca a fim de indicar ao cliente o tamanho mínimo em que ela pode ser utilizada sem que haja comprometimento de sua legibilidade. Testes com diferentes fundos de cor para avaliar os níveis de contraste e sugestão dos mais favoráveis também fazem parte desse processo de análise técnica.

Os elementos de apoio que compõem a identidade visual são grafismos derivados da Logomarca que podem ser usados para diversas finalidades como a criação de padronagens ou marcas d’água aplicadas em embalagens para presente, estamparia de camisetas, uniformes, crachás, cartões de visita, etiquetas, brindes etc.

Por conta de toda a pesquisa e do projeto, em que existe uma sequência de passos, não é possível criar apenas um "monograma" ou um "letreiro" sem passar por todas as fases do desenvolvimento da Logomarca.

Bom, acho que expliquei tudo. Se tiverem alguma dúvida, fiquem à vontade para deixar um comentário nesse post e eu reponderei aqui mesmo, OK? Agora vamos a um exemplo prático!!!!

logos1a

Desenvolvi a Logomarca acima para a loja de presentes personalizados IMMAGINE e, pelas trocas de e-mail e referências visuais enviadas pelo cliente, percebi que sua tendência caía para algo mais feminino. Depois de fazer um levantamento de dados, descobri que o público que mais consome produtos personalizados e "fofos" com toques lúdicos e design charmoso, são mesmo as mulheres.

logosoutras

Fase de pesquisa: Logomarcas com nomes similares à esquerda e símbolos mais comumente utilizados para representar o ato de imaginar: lâmpada e balão, à direita.

Continuando a fase de pesquisa, selecionei algumas Logomarcas com nome similar ao IMMAGINE: IMAGINE, IMAGINATION e IMAGINARIUM. Gosto de fazer esse levantamento não só para saber o que já existe no mercado a fim de buscar uma solução original, mas também para identificar quais são os símbolos e grafismos mais comuns. Sendo assim, identifiquei a "lâmpada acesa" e o "balão de pensamento" que ilustra o ato de imaginar como as representações mais óbvias desse conceito. Apesar disso, gosto muito da Logomarca da loja Imaginarium pela forma gráfica com a qual o balão foi construído.

Mas, de qualquer maneira, pensei em criar algo diferente usando como foco o objetivo da empresa e o serviço que oferece: PRESENTES PERSONALIZADOS, que também é seu slogan.

logos2a

Versões em Preto & Branco

Sendo assim, meu primeiro passo foi desenhar um símbolo que deixasse claro para quem vê a Logomarca pela primeira vez, do que se trata a empresa: uma caixa de presente estilizada com poucos traços bem marcados (recurso importante para fixar a identidade visual). É comprovado que elementos em demasia "confundem" o consumidor, que não reconhece a Logomarca com facilidade. Esse é um dos motivos pelos quais os símbolos do Mac Donald´s e da Cruz Vermelha são os mais reconhecidos no mundo.

testes

Nos rascunhos à mão livre, tracei o laço para a caixa de presente que, ao mesmo tempo, possui a forma de um coração e da letra "M", elemento importante no nome da empresa, conforme a informação que recebi do cliente. Minha primeira ideia era usar esse elemento gráfico para subsituir os dois Ms da palavra IMMAGINE, porém os testes que fiz revelaram que a legibilidade e o equilíbrio da Logomarca seriam comprometidos. Os Ms ficaram mais parecidos com corações e interferiram na leitura e compreensão do que estava escrito.

anuncioblog

anuncioblog2

Então parti em busca de uma fonte bem estruturada, com formas orgânicas e suaves, mas também firmes e sólidas, a fim de equilibrar os conceitos de lúdico e fofo com os de seriedade e responsabilidade da empresa.

fonts

Depois de alguns testes, escolhi a fonte MIGNONE REGULAR, porém ela ainda era encorpada demais para passar o conceito de leveza inerente aos produtos comercializados pela IMMAGINE. Interferi no desenho das letras, tornando-as mais delgadas e criando assim uma nova versão da fonte exclusivamente para a marca.

Para realçar os dois Ms, pintei-os com cores diferentes do resto das letras e inseri o slogan PRESENTES PERSONALIZADOS na fonte WENDY LP STD, que, pessoalmente, adoro, e considero uma das mais legíveis entre as boas fontes manuscritas.

visitablog

Dois modelos de cartão de visita com corte especial e corte reto

Fiz todos os estudos de versões da Logomarca nas cores que o cliente comentou que gostaria: rosa e marrom, mas puxei o rosa para um tom mais alaranjado, tipo salmão.

Apesar de os Ms estilizados em forma de laço e coração não terem sido aproveitados na Logomarca, achei que valeria à pena usá-los como elementos de apoio e símbolos secundários que podem ser aplicados de diversas maneiras, conforme os exemplos a seguir.

blog3a

Exemplos de aplicação da Logomarca e seus elementos de apoio em canetas, camiseta, chinelos, embalagem para presente e notebooks.

padroes2blog

Elementos de apoio derivados da Logomarca usados como base para a criação de padronagens

Criei também padronagens simples para que o cliente tivesse uma ideia da versatilidade desses grafismos.

cores

Para finalizar a apresentação do trabalho, testei outras cores para a Logomarca. Na minha opinião, a versão salmão ficou delicada e suave sem ser feminina demais. Mas, de qualquer forma, gosto de sugerir algumas variações e, nesse caso, mantive o marrom chocolate, só modificando o tom mais "alegre" para cores neutras no sentido de gênero masculino e feminino: laranja, verde e lilás.

limites

Limites de redução para as versões da Logomarca

Quando o cliente deu OK para o projeto, parti para a elaboração das artes finais e fechamento dos arquivos em alta resolução. É nesse momento que entrego ao cliente todo o material, juntamente com o estudo de limites de redução, que vocês podem ver acima.

Antes de terminar esse post, gostaria de contar uma novidade a vocês: finalmente terminei de organizar meu novo portifólio, hospedado no COROFLOT, um site que reúne projetos de designers do mundo inteiro e que permite a interação entre eles. É como se fosse uma rede social profissional.

Para visualizar meus trabalhos divididos em três categorias (Editoração de Livros & Revistas [PRINT DESIGN], Design Gráfico [LOGO DESIGN], Ilustração & Design de Festas [ILLUSTRATION AND PARTY DESIGN]), basta clicar no seguinte link:

http://www.coroflot.com/katiabonfadini/portfolio

Vocês podem observar que coloquei um link para o meu portifólio na lateral do blog há algumas semanas. Fiquem à vontade para clicar nele quando desejarem porque pretendo atualizar constantemente as minhas pastas de trabalho. Fica bem mais fácil fazer isso agora que está tudo organizado!!!!

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana deliciosamente achocolatada, já que na quarta-feira publicarei todas as Receitas com Chocolate para o Dia dos Namorados enviadas pelos leitores!!!!!

Bonfa-ass

17 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

A gente não tem noção da trabalhareira que está por trás de uma logo, não é?PARANbèns pelo lindo trabalho!!!
Bjos

Bia Jubiart disse... [Responder comentário]

Bom dia Bonfa!

Estou babando no seu trabalho e profissionalismo!

Amei todo o processo... Algumas coisas não sabia! Aqui sempre tem uma nova aprendizagem...

Tenha uma semana luz!

Beijooooooooooo

Tati_Strange disse... [Responder comentário]

Que lindo trabalho ! * - *

Desejo sucesso pra marca ^^

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Muito bacana esse seu trabalho de criação. Adoro ver fluir tanta criatividade. Muito bom vc. ter nos explicado melhor todo esse processo.
Desejo-lhe sucesso sempre.
Boa semana. Bjs

Maria disse... [Responder comentário]

Adorei sua explicação para esse trabalho. Muito lindo mesmo. Você é mesmo super talentosa. Parabéns. Bjus.

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia passando para lhe desejar uma semana maravilhosa, é bom que você sempre mostra seus trabalhos, acho que de tanta cultura diferente, lugares lindos que vc vai, acaba sempre te inspirando a criar estes trabalhos lindo, parabéns.

Esta rolando um mosaico no meu blog, o tema é reciclagem de vidros, se puder participar, vou adorar sua presença.

beijos.


Gélia Carvalho

Patricia Merella disse... [Responder comentário]

Querida Kátia
Parabéns,linda a marca!
Voce consegue criar uma
personalidade unica nos seu
trabalho,bjkas

Alice Tischer disse... [Responder comentário]

Parabéns!! Seu trabalho meinspira muiiito!
Com as suas dicas estou me aprimorando!

grande beijo!

Alice Tischer disse... [Responder comentário]

Parabéns seu trabalho me inspira!
Estou aprendendo muito com seu blog, muito obrigada por fazer parte do meu dia a dia, você é uma pessoa iluminada por Deus!

Continue assim!
Grande beijo!

Cláudia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, é impressionante o processo de criação. As pessoas não tem ideia do trabalho que dá desenvolver uma marca, eu não tinha. ^_^
O seu trabalho é lindo e claro. E você consegue dar opções ao cliente sem sobrecarregá-lo, o que é raro. Da maneira que você expõe fica fácil escolher e o cliente fica com a sensação de que participou da criação.

Parabéns caríssima.

Beijos mil,
Cláudia.
..............................

dida disse... [Responder comentário]

Parabens pelo seu trabalho,a gente pensa que é tão simples,mas envolve tanta coisa!!gostei de saber um pouco sobre isso. bjao

Danni e Lype disse... [Responder comentário]

Querida Katia,
ADOREI conhecer o seu trabalho!!! Fui também navegar no seu portfólio... Que trabalhos LINDOS!!! Parabéns!!!
Muito bom saber e conhecer...
Grande beijo, Irene

Marta disse... [Responder comentário]

Adorei o trabalho e as cores escolhidas!!!
Beijos

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Mais um trabalho lindo Katinha! Eu gostei demais. As cores ficaram suaves, perfeitas!

Obrigada por compartilhar a forma como vc desenvolve um projeto. Achei super interessante e nem imaginava o tantão de passos até chegar no trabalho final.
Parabéns e muito sucesso.
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Lindo!
Logo , logo fará a minha marca também .
Vc é craque.
Adoro seu traço!
Bj♥s

Josy Petite disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa! Eu sou uma fã tua, já tem alguns meses que descobri esse tesouro que é seu blog e todo carinho e amor que vc coloca em seus trabalhos. É verdade que não sou uma leitura assídua, desculpa. Me perdoe mas não lembro de onde vc é, se São Paulo ou Rio. Na verdade querida eu vou casar no mês de agosto e ficaria imensamente feliz se eu pudesse contar com sua ajuda. O casamento será apenas no civil, mas vai ter uma recepção bolo com champanhe e não sei por onde começar. Eu moro no Rio mas o casamento será em Sampa na casa da família do meu noivo.

Quanto vc cobraria pra fazer a decoração? Caso não more em sampa quanto cobraria pra me dar uma consultoria na decoração do meu casamento?

Josy Petite disse... [Responder comentário]

Opa! Desculpa cliquei antes de finalizar o comentário.

Caso a resposta não seja positiva por algum motivo, entenderei, tá. E saiba que seu blog é um tesouro para todas as pessoas que têm a oportunidade de toparem com ele na net. Vc é linda, uma pessoa muito simpática e extremamente inteligente.

Um grande abraço.

Fico no aguardo da sua resposta. Meu e-mail é annegsantos@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails