segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Uma tábua de queijos, frios e acompanhamentos especiais para assistir à abertura das Olimpíadas

DSC_0064

Gosto muito de sair na sexta-feira para relaxar e curtir o comecinho do final de semana, mas também adoro ficar em casa e preparar algo gostoso para comer, enquanto assisto a algum programa ou coloco o papo em dia com o Marcelo. A cerimônia de abertura dos jogos olímpicos foi a desculpa perfeita para montar uma tábua de queijos, frios e acompanhamentos bem caprichada. Dois dias antes, saí para o mercado munida de uma lista de possibilidades e lá encontrei outras opções interessantes. Complementei as compras do Hortifruti com pastinhas, frios e pães da Dépanneur, uma delicatessen charmosa que fica perto de casa.

DSC_0008

Como gosto de variar os ingredientes a cada tábua que preparo, dessa vez escolhi quatro tipos de queijos que nunca havia provado:

Prima Donna é maturado – assim como os melhores vinhos – até atingir o máximo de sabor. Por esse motivo, os queijos não maturam em um determinado período de tempo, mas, em vez disso, eles o fazem até adquirirem uma determinada composição de aromas e sabores. Durante a maturação, há três diferentes variedades para se descobrir: “fino”, “maturo” e “leggero”, cada uma delas com sabor exclusivo. Devido à maturação especial do Prima Donna, principalmente na variedade com maturação extra longa, como o “maturo”, as características visíveis da maturação aparecem – as pequenas manchas brancas no queijo, chamadas de cristais de maturação. Os cristais brancos e finos parecem se acumular nos orifícios do queijo. É por isso que, quando se fatia o Prima Donna, é possível ver faixas brancas sobre a seção cortada do queijo. Isso caracteriza o Prima Donna, assim como sua maturação exclusiva e específica. Por conta disto, o Prima Donna é considerado uma verdadeira iguaria. Experimente com uma boa taça de vinho tinto, como o Cabernet Sauvignon, o Pinot Noir, o Syrah ou o Zinfandel.*

Fonte: http://www.primadonnaqueijo.com.br/sobre-o-prima-donna-queijo

O Camembleu é um queijo tipo Bleu de Bresse pertencente à família de queijos azuis, fabricados com leite de vaca. Este queijo originou-se na província de Bresse, na França, e combina dois tipos de fungos: Penicillium Candidum e Penicillium Roqueforti. A superfície é macia e apresenta uma casca de mofo branco aveludada comestível, como a do queijo Brie, e o seu interior é marcado por fungos azuis, como a do queijo Gorgonzola. Possui aroma intenso e sabor suave.*

*Fonte: http://www.queijosaovicente.com.br/produtos/camembleu/

Queijo de origem alemã, chegou aos Estados Unidos pelas mãos de imigrantes, onde adquiriu personalidade própria. O Tilsit Sun Valley é apresentado na versão com sementes de Kümmel, que proporcionam um delicioso contraste com a massa do queijo.*

*Fonte: http://www.queijosdonovomundo.com.br/produtos

Inspirado nos queijos da Serra da Estrela, o Amanteigado de Ovelha tem uma massa cremosa e amarela. O sabor é levemente ácido e saboroso. Saboreie esse queijo como queijo de mesa com pães e torradas.*

*Fonte: http://www.sitiosolidao.com.br/produtos/ovelha-2/queijo-de-ovelha-curado-tipo-amanteigado/

DSC_0073

Só não me empolguei com o Tilsit, que achei meio “artificial”, mas adorei todos os outros queijos, com destaque para o de ovelha, cujo sabor realmente lembra o maravilhoso Serra da Estrela (embora seja mais molinho). O Prima Donna Maturo é bem curado e por isso foi o preferido do Marcelo.

Para acompanhar os queijos, escolhi as seguintes delícias:

DSC_0139

Para identificar os queijos, usei mini lousas que ganhei de presente da amiga Martinha (@lugardecadacoisa), nas quais escrevi com caneta de tinta branca. É bem mais fácil do que usar giz (fica a dica!) e depois basta limpar a superfície com um pano molhado.

DSC_0083

Os palitinhos de madeira para pegar petiscos foram customizados com tacinhas de vinho recortadas em papel purpurinado, que mostrei pela primeira vez na Degustação de Queijos e Vinhos de Outono em 2015.

DSC_0162

Detalhe do queijo Camembleu (cujo sabor se assemelha mais ao brie do que ao gorgonzola) e do caviar de tomate seco, que na verdade é o tomate triturado. Fica bem mais fácil de comer e de misturar a outros ingredientes, adorei a ideia!

DSC_0187

Se eu tiver que escolher a combinação que mais gostei entre os ingredientes dessa tábua, meu voto vai para o Camembleu com a geleia de laranja cheia de pedacinhos do produtor Marcos Lawrenz ([54] 9952.5890 / marcoslawrens@hotmail.com). A mistura ficou saborosíssima e o contraste é perfeito!

DSC_0129

O patê de nozes também merece destaque. A base é de biomassa de banana verde e leva, entre outros ingredientes, azeite, manjericão, alho-poró e pimenta calabresa. O resultado é surpreendente. E, por último, o chocolate amargo da marca suíça Lindt fez o maior sucesso! Depois de ver a guloseima presente em algumas fotos de tábuas de queijos que encontrei na internet, decidi arriscar e valeu a pena. Foi o encerramento perfeito para a nossa festinha particular de abertura das olimpíadas.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana inspiradora!!!!

Bonfa-ass

6 comentários:

Marta disse... [Responder comentário]

Ameiiiiiiiiii essa tabua e adoro fazer isso tb em casa! Que bom que gostou e usa as mini louças! Deram um charme! Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaMartinha, ameeeei os meus presentes! São super fofos e combinaram demais com essa tábua! Estou ansiosa para usá-los novamente! Beijão e super obrigada!!!!

nara disse... [Responder comentário]

As fotos estão lindas! Gostaria de saber o tamanho e espessura desta tábua onde os petiscos foram servidos. É madeira natural? Vc comprou no Brasil mesmo? Parabéns pelo blog: é um colírio para os olhos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@naraOi, Nara! Muito obrigada pelo comentário, carinho e elogio! Seja sempre muito bem-vinda! Comprei a tábua na Crate & Barrel, nos EUA, em 2013 e depois ganhei uma parecida da minha mãe, comprada na loja Michael´s, também nos EUA. Aqui no Brasil deve existir sim, mas infelizmente ainda não vi. Essa da foto custou 14 dólares, tem 30 cm de diâmetro e 2 cm de espessura. É de madeira natural. Beijão!

Patrizia disse... [Responder comentário]

Arrazou na chiquesa, e como sempre nas fotos.
beijos e bom final de semana.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Patrizia MontiObrigada, querida Patrizia! Super beijo e um ótimo final de semana pra você também!!!!

Related Posts with Thumbnails