segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Como incrementar uma degustação de queijos

DSC_0260a DSC_0374

Na sexta-feira seguinte ao retorno da viagem de férias, decidi surpreender o Marcelo com uma degustação de queijos só pra nós dois. No meu álbum do Facebook intitulado “Inspiração para festas futuras”, guardo imagens de comes & bebes que encontrei na internet e que muitas vezes servem de guia para montar os cardápios das minhas festinhas. Nesse caso, recorri ao álbum em busca de ideias de como eu poderia incrementar uma tábua de queijos.

DSC_0312

Entre tantas dicas, fiz uma pré-seleção do que mais me agradava e que eu sabia que encontraria com facilidade nos mercados aqui perto. Parti para as compras e trouxe pra casa tudo o que listei e mais algumas coisas, como, por exemplo, os figos frescos. Eu não sabia se estava na época de figos e por isso não contava com eles, mas quando os avistei na prateleira, adorei a ideia de repetir a combinação da fruta com queijo de cabra (que preparei em forma de bruschetas há alguns meses e compartilhei a receita AQUI).

Com base nas minhas pesquisas, o que sugiro acrescentar a uma tábua de queijos é o seguinte:

  • Frutas frescas: peras, maçãs, figos, pêssegos, uvas ou morangos
  • Frutas secas: damascos, ameixas, tâmaras, passas, cranberries ou cerejas desidratadas, nozes, amêndoas, avelãs, pistaches ou castanhas
  • Frios: presunto de Parma, salame, copa, presunto alemão, pastrami ou cubinhos de presunto
  • Doce: mel, geleia (laranja, damasco, framboesa ou pimenta), chutney ou cebolas caramelizadas
  • Temperos: azeites (aromatizados ou não), creme de balsâmico, mostarda Dijon ou L´Ancienne
  • Acompanhamentos: baguetes, ciabattas, focaccias, grissinis, torradas ou crackers de arroz
  • Extras: azeitonas (temperadas ou não), tomate cereja, tomate seco, tomate assado com ervas ou pastinhas
  • Para decorar: ramos de alecrim, manjericão, sálvia ou tomilho

Com relação aos queijos, o ideal é selecionar alguns de massa mole (Brie ou Camembert), outros de massa semi-dura (Gruyère ou Manchego) e outros de massa dura (Pecorino ou Parmigiano Reggiano). Os queijos devem ser retirados da geladeira mais ou menos uma hora antes de servi-los a fim de que recuperem sua textura característica.

O que escrevi é somente uma sugestão, porque é possível incrementar a tábua de queijos com uma infinidade de combinações a gosto do anfitrião. No fim das contas, acho que vale tudo porque já vi até barras de chocolate em tábuas de degustação!

DSC_0379

Finalmente fiz a estréia dessas plaquinhas fofas de cerâmica um ano depois de tê-las comprado. A caixinha com seis unidades reutilizáveis custou 9,99 dólares na CRATE & BARREL. Para escrever nelas, basta uma caneta especial para quadro branco e a tinta sai facilmente com água.

DSC_0332

Além dos deliciosos e super crocantes crackers de arroz da marca KALASSI, que comprei no HORTIFRUTI, adicionei à nossa degustação duas ciabattas cortadas em tiras e um pão rústico com passas.

DSC_0270

Esse trio fez o maior sucesso: mel, azeite aromatizado com alecrim e creme de balsâmico com mel e laranja da CASA MADEIRA.

DSC_0436

Antes de começar a degustação propriamente dita, testei alguns canapés misturando um tipo de queijo com um ou mais acompanhamentos. Em seguida, montei novamente os canapés que mais gostei e enfileirei-os na borda da base de madeira, como uma forma de sugerir essas combinações.

DSC_0395

O canapé da foto acima foi feito com cracker de arroz, queijo Grana Padano, mel e noz. Foi o que mais gostei!

DSC_0443

Eu já conhecia e adorava essa mistura de queijo de cabra com creme de balsâmico e figo fresco.

DSC_0454

A dupla gorgonzola e presunto de Parma é figurinha fácil nas festas lá em casa.

DSC_0456

Por último, testei e aprovei essa mistura de queijo brie, mel e uva verde.

Espero que tenham gostado das ideias para uma degustação de queijos que compartilhei aqui! Pretendo montar outras tábuas durante o ano que vem para duas ou mais pessoas. É simples e divertido elaborar esse tipo de degustação, testando diferentes combinações de queijos, frios, frutas, molhos e outros acompanhamentos a cada festa ou encontro com os amigos.

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana saborosa!!!!

Bonfa-ass

15 comentários:

Ana Maria Braga disse... [Responder comentário]

Para mim, foi muito útil este seu post. Aprendi demais.
Obrigada.
Boa semana. Bjs, Katia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Ana Maria BragaMuito obrigada, Ana! Adoro fazer essas pesquisas e fico muito feliz quando elas são útes pra outras pessoas! Uma linda semana pra você!

Rotina de Advoganda disse... [Responder comentário]

Adorei a ideia!

Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@passosjessikaObrigada, Jéssika! É uma boa opção para uma reunião com os amigos de última hora ou quando você está sem tempo de ir pra cozinha, rs! Um super beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Que fotos maravilhosas!
Acho que estou com fome, fiquei com água na boca ao ver o presunto parma!

Suas dicas são de muito bom gosto! Adorei

Beijos linda!
Helô, do Vestido do dia

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Heloísa PaivaObrigada, Heloísa! Eu sou suspeita porque adoro queijos, rs! E combinados com outros ingredientes, o resultado da degustação é ainda mais saboroso! Um super beijo e obrigada pelo carinho!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. eu adoro esse tipo de comes e bebes! Adorei a arrumação e as escolhas!! Vou me inspirar!!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MartaQue legal, Martinha! Eu vi várias dicas e fotos antes de montar esse post. Vai servir de referência pra mim também quando eu for montar outras tábuas de degustação, rs! Um super beijo!

Kerlynha disse... [Responder comentário]

Adorei! Pretendo pegar suas dicas, e adaptar algumas coisas para uma degustação no primeiro dia do ano. Já te sigo há muuuuuito!!! Adoro seus posts, suas dicas, suas fotografias e o seu gosto incrível para decoração.
Devo dizer que adquiri o costume de dar lembrancinhas aos meus convidados em jantares e festinhas vendo suas publicações.
Um Feliz 2015, Bonfá!
Abraço!

Kerlynha disse... [Responder comentário]

Adorei! Pretendo pegar suas dicas, e adaptar algumas coisas para uma degustação no primeiro dia do ano. Já te sigo há muuuuuito!!! Adoro seus posts, suas dicas, suas fotografias e o seu gosto incrível para decoração.
Devo dizer que adquiri o costume de dar lembrancinhas aos meus convidados em jantares e festinhas vendo suas publicações.
Um Feliz 2015, Bonfá!
Abraço!

Dani Bispo disse... [Responder comentário]

Querida seu blog é demais, sempre venho aqui dar uma espiadinha. Posso dar uma sugestão? Coloque um botão do pintrest em cada foto assim podemos nos inspirar com suas lindas fotos por lá e sempre voltar aqui para reler o que gostamos

beijos
Dani Bispo

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani BispoDani, muito obrigada, adorei a sugestão! Quero fazer isso sim, só preciso descobrir como, rs! Um super beijo e obrigada também pelo carinho!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Kerlynha MacielMuito obrigada, querida! Só vi seu comentário agora, te peço desculpas pela demora em responder e seja sempre mioto bem-vinda!!!!

Unknown disse... [Responder comentário]

Seu Blog e tudo de bom: Lindo, comidinhas gostosa e muito apresentáveis.. Estou encantada!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Lidyanne ChavesLidyanne, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado do meu cantinho virtual! Seja muito bem-vinda! Beijão!

Related Posts with Thumbnails