quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Uma degustação de queijos & frios no estilo “urbano”

DSC_0147

Vocês sabem que eu adoro montar tábuas de queijos, frios e acompanhamentos, né? A praticidade desse tipo de degustação é o que mais me agrada, além do resultado estético que faz a gente comer o prato com os olhos. É possível elaborar combinações diversas e por isso uma degustação nunca é igual a outra. Acho que é uma ótima opção para uma reunião com os amigos ou mesmo para curtir à sós com o parceiro. Não por acaso, é isso que eu e o Marcelo fazemos nas sextas-feiras à noite quando estamos cansados para sair de casa.

DSC_0186

Os descansos para copos que inspiraram a decoração.

inventei esse tema que batizei de “urbano” por causa dos descansos de copo com ilustração do skyline de Belgrado, a capital da Sérvia, onde estivemos em 2015. Um dia encontrei-os na gaveta e me dei conta de que eles ainda não haviam sido usados. A partir da vontade de fazer a estreia das peças, surgiu a ideia do tema. A intenção era fugir do rústico, dar uma folga para as tábuas de madeira e usar somente louças e acessórios pretas e brancas, o que incluiu garfinhos para petiscos e guardanapos decorados.

O menu da nossa degustação foi o seguinte:

  • Brie
  • Grana Padano em lascas
  • Gorgonzola
  • Queijo de cabra cremoso coberto com ervas
  • Presunto de Parma
  • Presunto Alemão
    • Pastinha de berinjela com nozes
    • Compota de laranja com whisky 
    • Azeite aromatizado com mix de pimentas e alho
    • Damascos recheados com gorgonzola
    • Uvas verdes
    • Tomates cereja
    • Physalis
    • Damascos
    • Nozes
    • Mel
    • Torradas
    • Grissinis integrais com gergelim

    No domingo anterior, havíamos comemorado o aniversário da minha avó com uma degustação de Queijos & Vinhos de Verão ao ar livre na casa dos meus pais e as sobrinhas foram direto lá pra casa.

    DSC_0161

    Queijo de cabra é algo que não pode faltar! Adoro esse tipo de queijo, que fica ainda mais gostoso quando é cremoso e coberto por uma crosta de ervas. Nesse primeiro prato também servi Grana Padano em lascas, physalis, tomate cereja, torradinhas e uma compota de casquinha de laranja com whisky escocês maravilhosa produzida pela CARAMELODRAMA em Curitiba.

    Dica: mergulhe as lascas de Grana Padano no mel, a combinação é surpreendentemente deliciosa!

    DSC_0174

    O Gorgonzola é um dos meus queijos preferidos e gosto de cortá-lo em cubinhos para poder mergulhar os pedaços em pastinhas e geleias a fim de testar o resultado das combinações. No segundo prato tinha tomate cereja, presunto alemão, torradinhas, grissinis e uma pastinha de berinjela com nozes que um senhor italiano vende há anos na feirinha de Teresópolis-RJ (contato: 9607-1713).

    Dica: se você ainda não conhece, experimente o presunto alemão (Westfälische Schinken). Tem um sabor bem diferente do presunto comum e é delicadamente defumado com madeira de junípero (zimbro), planta usada para aromatizar bebidas. Não é muito fácil de encontrar e por isso vou indicar três lugares no Rio onde já comprei: FARINHA PURA, LE DÉPANNEUR e TALHO CAPIXABA.

    DSC_0187

    No terceiro prato coloquei brie, presunto de Parma, nozes, uvas verdes, damascos, tomate cereja, torradinhas e grissinis.

    Dica: use o presunto de Parma para enrolar cubinhos de queijo (preferencialmente de massa mole como gorgonzola, brie e muçarela de búfala), cubra com molho Pesto e finalize com um palitinho em cada “trouxinha”. É um petisco diferente e saboroso.

    DSC_0196

    O quarto e último prato recebeu colheres de degustação com damascos recheados de gorgonzola, que podiam ser incrementados com mel ou azeite aromatizado com mix de pimentas e alho.

    Dica: compre uma baguete quentinha, corte-a em rodelas e mergulhe as fatias  no azeite aromatizado… fica sensacional!

    DSC_0096

    Para acompanhar essas delícias, abrimos uma garrafa do vinho português Mateus Rosé, que é leve, fresco, levemente frisante e perfeito para as noites quentes de verão.

    Um grande beijo pra todos com votos de um final de semana especial!!!!

    Bonfa-ass

    6 comentários:

    Marta disse... [Responder comentário]

    Amei! Tb adoro essa comidinha. Esse vinho é delicioso!!! Otimo para os dias quentes deste nosso verão! Podíamos combinar um encontro nosso assim despojado!!! Beijos

    Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

    @MartaPerfeita a sua ideia, Martinha! Vamos fazer um encontrinho assim, já topei! Também adoro esse vinho, é super saboroso e refrescante! Beijão!

    Glá disse... [Responder comentário]

    Hummm...que dlicia!!!

    Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

    @GláObrigada, Glá! Um ótimo final de semana!

    Dri Drummond disse... [Responder comentário]

    Oiii!!! Nossa estou aqui me deliciando no seu blog!! Amooo! Quero fazer o azeite aromatizado com alho e alecrim! Pode me ensinar? Obrigada!

    Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

    @Dri DrummondQue legal, seja muito bem-vinda!!! Para o azeite, basta você colocar esses temperos em um recipiente de vidro, completar com o azeite e deixar marinando por 3 dias. O azeite vai absorver os sabores e aromas. O ideal é usar todo o azeite em, no máximo, 15 dias. Fica delicioso! Beijão!

    Related Posts with Thumbnails