quarta-feira, 4 de março de 2015

A Festa Ninja do meu sobrinho Gabriel

ninja-cake-&-sweets---Ninja-Party-by-Fete9ninja-starburst-cake---Ninja-Party-by-Fete4ninja-cake-&-sweets---Ninja-Party-by-Fete6vegan-cupcakes---Ninja-Party-by-Fete2sushi-table---Ninja-Party-by-Fete-20veg-sushi---Ninja-Party-by-Fete sushi-table---Ninja-Party-by-Fete-12

Bom dia, pessoal! Hoje recebo como convidada especial minha super criativa irmã Flávia, que possui um talento natural para organizar e decorar festas de todos os tipos, tamanhos e temas! Ela mora nos Estados Unidos há 15 anos e já apareceu algumas vezes aqui no blog com posts maravilhosos nos quais compartilhou suas ideias inspiradoras aplicadas nos eventos charmosos que produz. Hoje ela veio conversar com a gente sobre a Festa Ninja do meu sobrinho Gabriel, acrescentando detalhes que eu não conhecia e algumas receitas. Vamos conferir?

Flave

Meus meninos andam fascinados pelo universo ninja (influência das aulas de karatê? Dos multi-coloridos Power Rangers?) e essa foi a fantasia que pediram para comemorar o Halloween, o "dia das bruxas" que acontece aqui nos EUA todo 31 de outubro. Como sou totalmente contra o desperdício, imaginei que poderia fazer mais uso das fantasias (presentes dos avós queridos!) e comemorar os 7 anos do meu filho mais velho com uma festa inspirada em ninjas. Decidi nas cores preto e vermelho por combinarem com as fantasias dos guris e pela quantidade de itens nessas cores que eu poderia reaproveitar (toalhas de mesa, colheres para sopa, lanternas de papel, etc.).

convite-blur---Ninja-Party-by-Fete

Tenho sorte como poucas de ter uma irmã super talentosa e festeira e não hesitei em perguntar se ela poderia criar algumas peças de design baseadas nos bonequinhos ninjas que eu já havia comprado para fazer parte da decoração. Não só ela topou, como desenvolveu um kit digital completo e ainda disponibilizou as peças e imagens para eu criar o meu próprio kit. É fofa ou não é?

Nós (eu e meus críticos mirins) amamos essa versão do convite e, catando fontes gratuitas pela internet, me encantei com essas inspiradas no tema (Raging Red Lotus, Domo Aregato, Pukisaka). Na falta do papel cardstock que costumo imprimir meus kits para festa e sem tempo de sair de casa com três crianças, resolvi experimentar imprimir em papel fotográfico glossy que eu tinha em casa e o resultado ficou INCRÍVEL!!

shoes-off,-please---ninja-party-by-Fete2

A festa foi dividida entre a nossa casa e o estúdio, ou dojo, onde o filhote estuda e pratica karatê. Pendurei um aviso na entrada direcionando os pequenos ninjas a removerem seus sapatos e guardá-los no local indicado durante a festa.

ninja-cake-&-sweets---Ninja-Party-by-Fete2

Achei uma tábua de madeira que os antigos moradores deixaram para trás na nossa casa e resolvi dar-lhe vida nova. Pintando com tinta preta específica para quadro-negro/lousa, a tábua se transformou num backdrop para a minha mesa do bolo e poderá ser utilizada para recados, desenhos e até como calendário de parede no pós-festa. Espadas de pirata (shhhh!) ninja que ganharam numa festa, fitas de cetim em tamanhos e larguras variadas (cortesia de inúmeras embalagens de presentes recebidos ao longo dos anos), fita dupla-face e estrelas "shuriken" completaram a decoração realçando a mensagem "Happy 7th Gabi" em círculos recortados de 3.5 polegadas e impressa em papel fotográfico.

banner-for-ninja-party---Ninja-Party-by-Fete

Prendi uma carinha de ninja em cada canto da longa fita com bandeirinhas (uma antiga faixa-cinto de um vestido vermelho).

sushi-table---Ninja-Party-by-Fete-1

Como disse anteriormente, as toalhas foram reaproveitadas. A preta eu já tenho há muitos anos, e é ótima por ser neutra e disfarçar manchas. Ela já participou de festas como o aniversário do marido de 40, Halloween, degustação de cervejas, festa Elvis Presley, "Little Black Dress" (o nosso "pretinho básico"), etc. Toalha vermelha eu tenho duas: uma redonda que comprei para usar na festa "Retro Diner" do mais velho e outra retangular que gosto de usar na mesa de Natal (por ser neutra e sem estampas, me permite abusar da criatividade no que vai decorar a mesa). As bandejas pretas viradas para baixo vieram do meu quarto e do quarto da minha filha caçula (acomodam meias nos dias sem festa) e por cima coloquei esteirinhas de enrolar sushi (de vez em quando gostamos de fazer nosso próprio sushi vegetariano com arroz integral) e colheres de sopa vermelhas da World Market que comprei junto com minha irmã quando ela esteve aqui. Um dos poucos itens que comprei para essa mesa foi a tábua com pé para sushi (na Amazon). Pratos altos pretos e vermelho, porcelana branca, porta-retratos de plástico preto (da Michael's) e hashis vermelhos e pretos completaram a decoração da mesa de salgados.

sushi-table---Ninja-Party-by-Fete-15

Estrelinhas-confeti ninja nas cores da festa foram salpicadas pela mesa.

sushi-table---Ninja-Party-by-Fete-6

Porque não comemos carne e para evitar riscos de alergias entre os convidados, optamos por servir sushis vegetarianos de um resturante próximo. Eles têm a opção de sushi de arroz integral e pedimos alguns sabores variados para agradar ao paladar mirim: pepino, abacate, tempura de batata doce, abacate e tomate seco, rabanete em conserva (pickled), abóbora, cogumelo e aspargo.

menu-sushi---Ninja-Party-by-Fete2

Detalhe do porta-retrato da Michael's com o menu de suhi impresso na peça de 10x15 cm do kit FESTA NINJA.

hashis---Ninja-Party-by-Fete

Na minha opinião, apesar de uma graça, muitas vezes os canudos de papel nas festas (infantis ou não) são desnecessários e promovem um desperdício absurdo de papel. Mas eu simplesmemte PRECISAVA usar as bandeirinhas para canudo de alguma forma, pois essa fofurice toda não podia ficar de fora da festa! A solução foi usá-las para unir os hashis (os palitinhos de sushi usados na minha festa "LBD" há alguns anos atrás).

veg-sushi---Ninja-Party-by-Fete6

Detalhe dos hashis customizados para a Festa Ninja

hashis-ninja---Ninja-Party-by-Fete2

Esses hashis de ninja foram um super achado! Não pude resistir e acho que isso deu um charme extra (além de ter sido a inspiração para o kit). São também perfeitos para os pequenos que ainda estão aprendendo a manejar as varetas, pois são unidos na ponta pelo ninja sempre prestativo :-)

veg-sushi---Ninja-Party-by-Fete3

Arranjei as varetinhas dentro de um vaso de vidro transparente com "roupa de festa": estampa de espadas do kit impressa em papel vellum por dentro, fitas de cetim vermelho e preto por fora e um círculo decorativo de 6,3 cm, também do kit.

veg-sushi-on-spoons---Ninja-Party-by-Fete2

Precisar, eu não precisava servir os sushis em colherinhas. Mas não há dúvidas de que elas dão um charme imenso e realçam a beleza da comida, não é? O ninja no meio foi comprado para os convidados-ninja levarem pra casa como lembrancinha, mas também aproveitei os extras para espalhar pelas mesas. São feitos de borracha e servem para acalmar e relaxar quando apertados (stress balls). Uma super terapia!

soba-noodles---Ninja-Party-by-Fete

Criei essa receita de pasta soba com molho de miso, gengibre e cenoura baseado na minha memória gustativa de pratos similares em restaurantes asiáticos. Meus filhos adoram! E é uma boa forma de acrescentar temperos variados na dieta das crianças. Essa versão é vegetariana, mas também fica ótima com camarão cozido no vapor ou na grelha.

Salada de Massa/Pasta Soba com Molho de Cenouras, Gengibre e Miso

Para a Pasta

  • pasta "soba"
  • sal marinho/Kosher

Para o Molho

  • pasta de missô
  • alho picado
  • pedaço de gengibre fresco descascado e picado
  • cenouras lavadas e picadas (com casca)
  • molho de soja tamari (ou shoyu)
  • suco de limão
  • azeite
  • óleo de gergelim torrado
  • mirin ou vinagre de arroz
  • pitada de açúcar
  • pimenta do reino fresca
  • cebolinha (opcional)

Para Finalizar

  • cebolinha, coentro fresco e/ou espinafre (opcional)
  • sementes de gergelim e amendoim torrado (opcional)

Modo de Preparo

Cozinhar a pasta de acordo com as instruções do pacote, esfriar e reservar. Misturar os ingredientes do molho num processador ou liquidificador e triturar até formar uma pasta. Temperar a pasta com o molho, checar o tempero e acrescentar o que mais preferir (folhas verdes, pepino, rabanete, coentro, cebolinha, amendoim, gergelim, etc.)

Atenção: Note que só uso um pouco de sal para temperar a pasta ao cozinhá-la. O sal pode ser omitido no resto da receita, já que o miso e o molho de soja já são bastante salgados.

edamame---Ninja-Party-by-Fete

Edamame é outra comidinha fácil que agrada muitos aos pequenos. Trata-se do grão de soja verde, encontrado dentro da vagem ou já descascado e super simples de cozinhar. Fica uma delícia salpicado com um pouco de sal grosso ou Maldon.

seaweed-snacks---Ninja-Party-by-Fete

Essas algas são secas e torradinhas como chips ultra fininhos. Confesso que acho o cheiro de mar um pouco forte, mas meus filhos devoram caixinhas dessa iguaria ultra saudável num piscar de olhos!

cheese-cubes---Ninja-Party-by-Fete

Palitinhos em formato de espada de samurai para espetar nos queijos - em versão tradicional e "vegan" para o filhote do meio que não pode consumir caseína (proteína do leite). Comprei na Amazon:

http://www.amazon.com/Ninja-Sword-Cupcake-Food-Picks/dp/B00L84GBWI

popcorn---Ninja-Party-by-Fete

Pipoca é uma comidinha gostosa, saudável, fácil e rápida de fazer (mas nuuuunca no microondas!!) e figurinha fácil nas festas infantis aqui em casa. Teve em duas versões - uma feita com um pouquinho de óleo de coco, o que a deixou levemente doce, e outra com um fio de azeite de oliva e finalizada com sal grosso.

pão-de-queijo---Ninja-Party-by-Fete

Pacotinhos de pão de queijo caseiro também em duas versões - parmesão e "vegan", feito com leite de linhaça e levedura nutricional:

(nutritional yeast: https://www.facebook.com/VegananaOficial/posts/636783493018320 e http://brazilnut-nyc.blogspot.com/2008/09/levedura-nutricional.html)

cranberry-juice---Ninja-Party-by-Fete

Como havia feito com as outras jarras e potes de vidro, enfeitei a garrafa de suco com fitas nas cores da festa e um topper. Não posso negar que a escolha do sabor do suco foi totalmente influenciada pela cor.

water-bottles---Ninja-Party-by-Fete

Não costumo usar garrafas de plástico descartáveis em festas, pois prefiro encher uma jarra com água fresca e distribuir copos para a gurizada. Optei pelas garrafinhas dessa vez pois precisava de uma solução prática para o transporte para a festa no dojo/estúdio de karatê.

water-bottles---Ninja-Party-by-Fete3

Com o objetivo de enfeitá-las para a festa, customizei os rótulos de garrafa d'água com as figuras de ninja que a Katia criou e brinquei com a tabela de dados nutricionais ("nutritional facts") listando as características necessárias para se tornar um ninja, como concentração, disciplina, precisão e habilidades de guerreiro.

sweets---frutas---Ninja-Party-by-Fete2

A saladinha de frutas frescas foi consumida num piscar de olhos! Eu adoro esses potinhos de papel com tampa "cúpula" de plástico para servir - e carregar - frutas, pipoca, castanhas, etc. Usei pela primeira vez na festa "astronauta" porque achei que se assemelhavam a uma espécie de disco voador :-)

vegan-cupcakes---Ninja-Party-by-Fete

Pedrinhas (lavadas) do quintal serviram para dar um ar orgânico, sereno e oriental à mesa, além de segurarem as plaquinhas com os nomes das comidas.

sweets---ninja-pops---Ninja-Party-by-Fete

Pirulitos Ninja

sweets---fortune-cookies---Ninja-Party-by-Fete

Acredita-se que os biscoitos da sorte foram criados em São Francisco, na Califórnia, e não na Ásia. Coloquei-os num pote de vidro decorado com padronagem de leques (vendida à parte na loja Coisas da Bonfa) impressa em papel vellum.

ninja-starburst-cake---Ninja-Party-by-Fete10

O bolo foi encomendado numa confeitaria local e todo ano pedimos um feito com massa de avelãs e recheio de chocolate amargo (uma espécie de gianduia mais comumente conhecida como "Nutella"), mas dessa vez o sabor escolhido foi de chocolate com buttercream de framboesas. Decisão do aniversariante não se discute!

ninja-starburst-cake---Ninja-Party-by-Fete3

Os bonequinhos anti-estresse em destaque

ninja-cake-shuriken---Ninja-Party-by-Fete1

Apesar de não ter paciência vocação para fazer doces, gosto de participar da decoração final do bolo. Pedi um bolo de fondant branco com listras vermelhas em formato de raios de sol ("starburst") como a padronagem que pedi à minha irmã e que é recorrente em quase todo o kit. Em cima coloquei os ninja de borracha e enfiei as estrelas pelos lados do bolo. As estrelas faziam parte de um kit de fantasia ninja que consistia de máscara e lenço para o rosto pretos que foi distribuído aos convidados no início da festa.

7th-birthday---Ninja-Party-by-Fete

Esse número "7" em madeira foi reaproveitado da festa de 1 ano do irmão, onde pintei números de 1 a 12 representando seus 12 meses de vida. Para a minha total felicidade, o número 7 já estava pintado de vermelho e pronto para a festa!

favors-&-cakeboxes---Ninja-Party-by-Fete4

As carinhas de ninja e as etiquetas estão disponíveis em ambos os kits digitais.

favors-&-cakeboxes---Ninja-Party-by-Fete5

Usei caixinhas de "take out"/comida chinesa para acomodar as lembrancinhas e para os convidados levarem bolo e outras guloseimas para casa nessa charmosa "quentinha". Nas etiquetas, os dizeres "obrigado" em inglês e japonês.

……………………………………………………………………………………………

Flave, muito obrigada por ter aceitado meu convite de compartilhar com a gente as fotos e o relato dessa linda festa! Sou sua fã número 1, ou talvez número 4, porque tenho certeza de que Gábi, Teo e Stella são tão ou mais fãs do que eu! Imagina ter uma mãe prendada dessas organizando todas as suas festinhas de aniversário? Que delícia!!!! Os amiguinhos das crianças também são privilegiados!

Pessoal, sobre o kit da festa, temos duas versões: a original à venda na loja COISAS DA BONFA e a adaptada pela minha irmã, que acrescentou alguns itens, à venda na loja FÊTE À FÊTE.

A seguir, vocês podem ver as imagens e lista de itens do meu kit FESTA NINJA:

Festa-Ninja545Festa-Ninja2545

Kit digital em PDF para imprimir em casa ou na gráfica de sua preferência.

Alguns campos de texto são editáveis.

Peças incluídas no kit:

1. Convite horizontal no formato 10 cm x 15 cm em duas cores.
2. Ilustrações dos ninjas em 4 modelos com duas cores no formato 10 cm x 15 cm para inserir em porta-retratos e decorar a festa. Dentro do balão, há um campo de texto editável.
3. Peça no formato A4 (21 cm x 29,7 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc. em 4 modelos.
4. Peça no formato A5 (14,8 cm x 21 cm) que pode ser usada como base para convite impresso e/ou virtual, cardápio, menu para Open Bar, placa com mensagem de boas-vindas etc. em 4 modelos.
5. Plaquinhas retangulares para identificar os comes e bebes que também podem ser usadas como marcadores de lugar ou adesivos em 3 modelos (borda com padronagens e personagens em 4 diferentes posições com variação de cor).
6. Bandeirinhas para canudos e/ou para enfeitar brigadeiros de copinho, doces e cupcakes em duas cores.
7. Toppers para cupcakes e/ou adesivos para pirulitos com 6,3 cm de diâmetro em 3 modelos com variação de personagens.
8. Adesivos para latinhas de metal com 5 cm de diâmetro que também podem ser usados como adesivos para pirulitos ou mini toppers para cupcakes em 3 modelos com variação de cor.
9. Siders para cupcakes.
10. Bandeirinhas do Japão com 5 cm de largura que podem ser usadas como adesivos ou mini toppers.
11. Forminhas para docinhos com padronagem em duas cores.
12. Etiquetas para lembrancinhas e/ou tags de agradecimento em 4 modelos com variação de cor.
13. Wrappers para cupcakes em 3 padronagens com variação de cor.
14. Bandeirolas para varalzinho em 12 modelos. Algumas possuem campo de texto editável para escrever SAÚDE, PARABÉNS, FELIZ ANIVERSÁRIO, a idade e/ou o nome do aniversariante.
15. Minicones em 3 padronagens com variação de cor para balas, doces, biscoitos, mix de frutas secas, amendoins, algodão doce, minipretzels etc.
16. Padronagens em 3 modelos com variação de cor que podem ser usadas para encapar potes de vidro, latas de alumínio, garrafas, além de confeccionar cones tradicionais e customizar bandejas, porta-copos personalizados, porta-hashis ou talheres, anel para guardanapos, embalagens para sanduíches, chocolates e doces em geral.
17. Página com instruções sobre o uso do kit e sugestão de material para impressão e montagem.

Além do kit, desenvolvi duas padronagens em duas cores que também podem ser adquiridas na loja para complementar a decoração da festa:

PADRONAGEM LANTERNAS

Lanternas-vermelho

Lanternas-Preto

PADRONAGEM LEQUES

Leques-vermelho

Leques-preto

Para se encantar com a criatividade e os maravilhosos eventos produzidos pela minha irmã, basta acessar seu blog:

http://fete-a-fete.blogspot.com.br/

O que eu acho mais fantástico é que a formação acadêmica da Flávia é completamente diferente da minha, ela nunca estudou nada na área de design (é professora de yoga e chef de cozinha), mas tem um talento indiscutível para atuar nesse segmento, além do incrível bom gosto e da surpreendente atenção aos detalhes.

Um grande beijo pra todos com votos de um dia especial!!!!

Bonfa-ass

5 comentários:

Unknown disse... [Responder comentário]

Irmã de peixe...peixinha é!
A criatividade está no sangue!
Linda festa.
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoObrigada, Flavinha! Minha irmã se supera sempre!Essa festa ficou linda e o mais surpreendente é que ela montou tudo em casa primeiro pra testar antes de levar pro estúdio de karatê... é muito capricho!

Fernanda disse... [Responder comentário]

Eita família talentosa!! Parabéns pras vcs!
Só acho que a flávia deveria fazer um site bilíngue. Ia me deliciar lá tb! Rs

Marta disse... [Responder comentário]

Vcs tinham que morar pertinho para abrir uma empresa de vcs!!!! Putz! Como saõ criativas e habilidosas! Que festa linda... todos os detalhes! Fazer tudo isso e cuidar de 3???? Dica de um próximo post: sua irmã contar como é que cuida de 3 crianças, casa e tudo mais! Mulher maravilha.. e olha que já acham incrível eu fazer tudo aqui cuidando de 1!!!!
Beijos

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia adoro as festas que sua irmã apronta, principalmente pq não são temas comuns, percebi por conta de VC que não sou chegada em temas comerciais, tipo as princesas, frozen, acho as decorações bonitas sim, mas se pudesse faria sempre coisas mais atemporais, ano retratado fiz chapeuzinho, ano passado quando disse que faria Pirata muita gente disse que era masculino, mas a festa da Julius ficou uma graça, todas criança amaram, foi a melhor festa dela e detalhe, a que menos gastei.

Eu adoro tudo mas os cupcakes com carinhas de ninja ficou demais.

beijocas

Related Posts with Thumbnails