quarta-feira, 20 de junho de 2012

Um final de semana em João Pessoa e arredores, PB: belezas naturais e arquitetônicas, comida regional deliciosa e a minha primeira vez em uma praia de nudismo

Pôr do Sol na Praia de Barra do Gramame

Igreja de São Pedro

Casquinha de lagosta

Detalhe da pintura no teto de madeira da Igreja de São Francisco

Espaço cultural projetado por Oscar Niemeyer

Praia naturista de Tambaba

Pôr do Sol na praia fluvial do Jacaré

Quando voltamos das férias no início de maio, já tínhamos dois destinos nacionais agendados para o final do mês. Eu sou o tipo de pessoa que tem muita dificuldade em ficar parada e, se estiver em casa no final de semana, acabo ligando o computador e trabalhando o dia inteiro. Sendo assim, quando  a gente dá essas escapulidas de sexta a domingo, eu aproveito pra me desligar da rotina, relaxar e curtir… sem culpa e sem me concentrar em mais nada além do aqui e agora.

Nos dois últimos anos, eu passeei mais pelo Brasil do que fiz durante a minha vida inteira e tenho me surpreendido bastante com algumas descobertas. Sinto que, por meio dessas viagens, eu entro em contato com as minhas raízes e posso dizer que tenho cada vez mais orgulho de ter nascido em um país tão rico culturalmente. Isso sem falar na hospitalidade e na simpatia das pessoas que cruzam o nosso caminho: não tem povo mais caloroso do que o brasileiro!!!!

Pátio de São Pedro

João Pessoa, capital da Paraíba, é conhecida como "Porta do Sol", devido ao fato de no município estar localizada a Ponta do Seixas, que é o ponto mais oriental das Américas, o que faz a cidade ser conhecida como o lugar "onde o sol nasce primeiro no continente americano". Durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de "segunda capital mais verde do mundo". Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris*.

*http://pt.wikipedia.org/wiki/Jo%C3%A3o_Pessoa

É claro que fomos marcar a nossa presença no local mais oriental das Américas, mas começamos o nosso roteiro pela parte mais antiga da cidade, visitando o Pátio de São Pedro, que engloba o Convento de São Pedro, a Igreja de São Pedro e o Hotel Globo, entre outros prédios repletos de história.

Fachadas coloridas no centro histórico de João Pessoa

Ilustrações fofas no Pátio de São Pedro

A Igreja Matriz, a Casa dos Azulejos e a Igreja da Ordem Terceira do Carmo são alguns dos pontos turísticos mais visitados do centro histórico.

Detalhe do piso e dos azulejos portugueses na Igreja da Ordem Terceira do Carmo

Gente, eu não me canso de admirar a beleza dos azulejos portugueses que enfeitam nossas construções mais antigas. Acho esse trabalho lindo e super delicado.

Detalhe do teto de madeira pintado na Igreja da Ordem Terceira do Carmo

E posso dizer o mesmo sobre a pintura na madeira que adorna os tetos das igrejas…

O Centro Cultural de São Francisco é formado pela Igreja de São Francisco e pelo Convento de Santo Antônio. O conjunto arquitetônico de estilo barroco do século XVII é um dos mais ricos e conservados monumentos da arte barroca brasileira. A obra teve sua construção iniciada em 1589 e foi concluída no ano de 1591.*

O púlpito, é o mais valioso do Brasil; não pela quantidade de ouro, mas sim pela quantidade de detalhes entalhados.*

*Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Centro_Cultural_S%C3%A3o_Francisco

O pátio interno adornado por arcos simétricos e azulejos portugueses é bem bonito e tem muitas semelhanças com a Igreja e Convento de São Francisco, que conhecemos no início do ano em Salvador.

Detalhe dos ornamentos da igreja

Detalhe do teto de madeira pintado em um dos salões

Adorei a expressão no rosto da imagem de São Francisco: quanta emoção o artista conseguiu passar por meio de seu trabalho!

O centro cultural também abriga uma exposição de arte popular em uma de suas várias salas. Adoro esse tipo de artesanato regional e gosto de admirar cuidadosamente os detalhes das peças.

A Estação Cabo Branco foi inaugurada em 2008 e teve seu espaço projetado por Oscar Niemeyer. Além das exposições de arte e das mostras interativas com cunho científico, o local se tornou um dos cartões postais da cidade.

Bom, eu sou suspeitíssima para escrever sobre o Niemeyer porque, além de ser admiradora de longa data, virei ainda mais fã do arquiteto quando visitei Brasília no ano passado e ainda mais e mais e mais fã quando visitei o MON em Curitiba esse ano. Assisti a um video no qual ele era o protagonista e relatava episódios que marcaram sua vida e sua carreira. Além de gênio, penso que o Niemeyer é um cara simples, carismático e divertido.

Exposição sobre os Quilombos da Paraíba que visitamos na Estação Cabo Branco

Foi no jardim do complexo arquitetônico que conheci e passei admirar as esculturas femininas do artista plástico Abelardo da Hora.

Farol do Cabo Branco

De lá, seguimos para a Ponta do Seixas e registramos a nossa presença no ponto mais oriental das Américas!!!!

Um pouco antes do pôr do sol, que acontece às 17 horas, seguimos para a praia fluvial do Jacaré, um dos lugares mais badalados da cidade à noite. A recomendação dos amigos era chegar cedo antes que os bares ficassem lotados. Uma amiga em particular me disse que os restaurantes colocavam o som nas alturas e que era impossível conversar… mas acho que isso tudo só acontece na alta temporada porque a gente encontrou mesas vagas à beira do rio com facilidade e fomos os últimos clientes a deixar o bar BOMBORDO (R. Projetada – Jacaré, tel.: (83) 3248-4039) por volta das 19 hs.

Adoro o clima das festas regionais e esse ano estivemos na Festa da Uva em Caxias do Sul-RS, na Festa Pomerana em Pomerode-SC e nas Cavalhadas em Pirenópolis-GO. Fiquei com muita vontade de dar uma esticadinha até Campina Grande pra curtir a maior Festa Junina do mundo, mas o Marcelo achou que era longe e que deveríamos ter nos programado com antecedência e reservado um hotel na cidade para passar à noite. Sendo assim, combinamos de voltar algum dia especialmente para esse evento!!!!

Escolhemos uma mesa perto do píer e ficamos apreciando a vista do rio e seus barcos enquanto esperávamos nosso “arrumadinho”…

A gente estranhou um pouco porque a versão carioca do “arrumadinho” vem com queijo coalho, purê de macaxeira e manteiga de garrafa, além do feijão verde, da farofa, do molho à campanha e da carne de sol. Mas, de qualquer maneira, esse “arrumadinho” mais enxuto estava bom demais, assim como a casquinha de lagosta que pedi de entrada.

O ponto alto da nossa experiência foi ouvir o músico Jurandy tocando o “Bolero de Ravel” no saxofone. A música terminou exatamente no momento em que o sol se pôs no horizonte… parece que foi cronometrado!!!!!

Tenho que confessar que depois do post da Dani Lara no Bonfa Convida, eu passei a ver o céu (e também o mar) com outros olhos. A paisagem muda a cada segundo e, por esse motivo, comecei a perceber que um clique nunca é exatamente igual ao outro. E também comecei a tirar umas 50 fotos de cada pôr do sol, rsrsrsrs!!!!!

Deixamos o restaurante quando já estava escuro e voltamos para caminhar na orla perto do hotel onde nos hospedamos. Chegando lá, fomos conhecer o PALM CLUB.

Achei super fofa a bonequinha loira que representa a dona do bar e, quando ela passou perto da gente, não tive dúvidas de quem se tratava: era igualzinha!!!!

Provei uma caipirinha de umbucajá e paguei o mico de perguntar à atendente se a bebida era uma mistura de umbu com cajá… eu não sabia que existia uma fruta com esse nome, rsrsrsrs!!!!! Enfim, achei o drink delicioso porque adoro frutas azedinhas!!!!

Depois da caipirinha “exótica”, experimentamos a cerveja PROIBIDA, produzida no Ceará. Eu não sou muito fã do tipo Pilsen e adoraria ter provado as variedades mais encorpadas da cervejaria artesanal NORDEN, recomendadas pelo Thiago, amigo do Marcelo que encontramos nessa viagem. Bom, fica pra próxima!!!!

Antes de aterrisarmos em João Pessoa, eu havia lido na revista da TAM que o Chef brasileiro Alex Atala foi eleito o quarto melhor do mundo. Uau!!!!!!!!!!!!!!!!! Na entrevista, ele me pareceu um cara simples e gente boa. E uma coisa que ele disse me chamou a atenção. Segundo o conceituado profissional, para melhor conhecer a culinária local, o ideal é provar a comida de rua. Ah, eu concordo plenamente com isso!!!! Adoro barraquinhas de comida típica e, logo após deixarmos o Palm Club, comemos uma saborosa tapioca recheada com queijo coalho, côco e manteiga.

O dia seguinte também amanheceu ensolarado, contrariando a previsão de chuva para o final de semana. Obrigada por mais esse presente, amigo São Pedro!!!!! Nossa programação era conhecer as praias do litoral sul começando pela Praia Bela, que fica no município de Pitimbu, depois de Conde. No caminho até lá, fiquei impressionada com a quantidade de área verde que ainda existe nos arredores de João Pessoa.

Achei esse lugar interessantíssimo porque, de um lado, passa o rio e, atrás do banco de areia, a gente vê as aguas verde clarinhas do mar. Eu nunca tinha visto nada parecido! Para chegar até lá, é necessário pegar uma balsa que faz o percurso em pouco mais de um minuto.

Em seguida, basta escolher uma mesa do lado do rio ou do lado do mar, conforme o gosto do freguês, relaxar e curtir. A dona do bar que nos atendeu, deixou conosco um isopor cheio de gelo com bebidas variadas e, na hora de ir embora, só pagamos o que consumimos. Adorei esse esquema super prático e funcional!!!!

Faixa de água verde clarinha na Praia Bela

Ficamos na praia durante uma hora ou menos porque a nossa intenção era fazer um giro por outras praias, passar um tempo razoável em cada uma e depois seguir adiante. A fofíssima Aninha, remadora da nossa balsa, voltou carregando uma bandeja cheia de peixinhos fritos espetados em palitos de churrasco.

Não consegui descobrir se era piaba ou ginga… alguém saberia me dizer? A Aninha contou que eram deliciosos, mas como o Marcelo não come peixe, achei que era coisa demais pra degustar sozinha. Mas logo depois me arrependi de não ter experimentado. Enfim, fica pra próxima!!!!

No caminho para a Praia de Tambaba, avistamos esse mirante e paramos para apreciar a linda paisagem.

A água do mar de tom verde clarinho faz um belíssimo contraste com as falésias avermelhadas.

A Praia de Tambaba possui uma área para a prática do naturismo, mas os visitantes que preferirem não tirar a roupa, podem ficar na parte reservada para pessoas vestidas. As inusitadas formações rochosas me chamaram a atenção, assim como as piscinas naturais que brotavam entre elas.

Praia de Tambaba

Piscinas naturais deliciosas na Praia de Tambaba

Antes de chegarmos à área reservada para os naturistas, eu e o Marcelo já havíamos conversado sobre como seria passar por essa experiência e, confesso que em momento nenhum eu imaginei que sentiria vergonha de tirar a roupa. É claro que se estivéssemos acompanhados por amigos, seria diferente… aí sim, eu ficaria super constrangida!!!! Mas não era o caso e estávamos curiosos para descobrir como acontecia a prática do naturismo.

A partir dessa placa, era estritamente proibido entrar com vestimentas. Poucos metros adiante havia uma série de bancos de madeira cobertos nos quais apoiamos a minha bolsa e guardamos as roupas com tranquilidade.

Segundo o site oficial de Tambaba, "Naturismo é um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, que tem por intenção encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio ambiente". (INF-FNI, 1974, Definição de Naturismo). O naturismo (não confundir com naturalismo) é um conjunto de princípios éticos e comportamentais que preconizam um modo de vida baseado no retorno à natureza como a melhor maneira de viver e defendendo a vida ao ar livre, o consumo de alimentos naturais e a prática do nudismo, entre outras atitudes.”

As regras de ética naturista no Brasil são bastante claras, como vocês podem conferir a seguir:

O código de ética naturista, aprovado pela Federação Brasileira de Naturismo, reflete e reforça práticas que garantem o bem-estar comum. Contrastando com a atitude aparentemente liberal, demonstrações mais veementes de afeição ou interesse sexual são coibidas.

• I - Falta Grave: As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidade examinado pelos Conselhos Deliberativos dos Clubes, em primeira instância, e pelo Conselho Maior, em segunda e última instância, são motivos para expulsão de seus agentes dos quadros sociais e das áreas naturistas regidas pelas entidades filiadas à Federação.

o I.1. - Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.

o I.2. - Praticar violência física como meio de agressão a outrem.

o I.3. - Utilizar meios fraudulentos para obter vantagem para si ou para terceiros.

o I.4. - Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais.

o I.5. - Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.

• II - Comportamento inadequado: As condutas abaixo relacionadas, com grau de intensidade e reincidência examinadas pelos Conselhos na forma referida no Item I, constituem motivos para advertência, suspensão e expulsão dos seus agentes dos quadros sociais e das áreas regidas pelas entidades filiadas à Federação.

o II. 1 - Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual.

o II. 2 - Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos.

o II. 3 - Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranqüilidade alheia, e ou desrespeitar os horários de silêncio regulamentados.

o II. 4 - Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas.

o II. 5 - Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória perante outros naturistas ou visitantes.

o II. 6 - Deixar lixo em locais inadequados.

o II. 7 - Provocar danos à flora e à fauna, ou à imagem do Naturismo.

o II. 8 - Satisfazer necessidades fisiológicas em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros naturistas.

o II. 9 - Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica.

o II. 10 - Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o topless, durante o período menstrual, em determinados locais.*

*Fonte: http://www.tambaba.com.br/naturismo.htm

Dentro da área naturista, está situada a Pousada Bar e Restaurante Tambaba Naturista, a única existente no local. Foi lá que nos acomodamos em uma mesa, colocando uma canga na cadeira, claro, e nos refrescamos com algumas bebidas. Um dos pratos mais pedidos no restaurante é o Camarão à Tambaba, que reúne quatro tipos de camarão (ao alho e óleo, milanesa, ao molho de tomate e à francesa). O prato parecia tentador, mas além de o Marcelo não comer frutos do mar, achamos os preços bem salgados.

Mergulhamos algumas vezes, pegamos um pouco de sol e nos sentimos bastante à vontade. Não sei se éramos os únicos turistas curiosos, mas tivemos a impressão de que todos à nossa volta estavam se comportando de maneira bem natural e discreta. Ninguém ficou nos encarando ou veio puxar assunto. E confesso que gostei de entrar no mar como vim ao mundo, a sensação de liberdade é indescritível!!!!!! Não sei se algum dia iremos repetir a experiência, mas foi interessante.

Para saber mais sobre a prática do naturismo, clique aqui:

http://www.tambaba.com.br/naturismo.htm

Praia do Coqueirinho

Em praticamente todas as praias que conhecemos, me deliciei com águas claras e quentes com pouquíssimas ondas. Ahhhhh, adoro quando o mar é calmo e consigo me banhar nele porque no Rio eu quase nunca tenho coragem de dar um mergulho!!!!

Paramos para beliscar alguma coisa na Praia do Coqueirinho, mas não queríamos comer muito porque o jantar prometia ser farto!!!!

O restaurante CANYON DE COQUEIRINHO é bem grande e possui diversos ambientes.

Gostei muito do estilo rústico-chique usado na decoração e achei os espaços do tipo lounge ultra charmosos!!!!

Nós optamos por ficar perto da praia nessas cabaninhas aconchegantes decoradas com cadeiras de vime e mesas com trabalho em mosaico. No cardápio havia uma boa variedade de frutos do mar e aproveitei para experimentar uma casquinha de siri e alguns pasteis de camarão com catupiry, que chegaram bem quentinhos e crocantes.

Praia de Jacumã

A Praia de Barra do Gramame foi a última que visitamos antes de retornarmos a João Pessoa.

A faixa de areia é muito extensa e o local estava praticamente deserto.

A luz do fim da tarde deixava reflexos prateados na areia fininha.

O Marcelo pegou duas cadeiras em um quiosque próximo para que pudéssemos admirar mais um belíssimo espetáculo da natureza próximos ao local onde o rio desagua no mar.

As cores da natureza esse dia estavam deslumbrantes e o pôr do sol em Barra do Gramame entrou na lista dos mais bonitos que já presenciei.

Quando publiquei no Facebook que estávamos partindo para João Pessoa, recebi diversas dicas interessantes de amigos e leitores do blog. Muito obrigada, pessoal!!!! Infelizmente, um final de semana foi pouco pra fazermos tudo o que gostaríamos e, entre outras atrações, ficou faltando o passeio na Ilha de Areia Vermelha.

A sugestão praticamente unânime foi a de que deveríamos jantar no restaurante MANGAI, especializado em comida regional, com muitos sucos de frutas locais e um buffet variadíssimo.

É claro que eu não poderia deixar de registrar a nossa presença da forma mais turística possível!!!! E reparem na padronagem super fofa que enfeita as bolsas de Lampião e Maria Bonita… amei!!!!

Tirei essa foto pra lembrar da quantidade impressionante de opções oferecidas pelo restaurante.

Também fotografei meu prato abarrotado de delícias, que incluíam uma suculenta costelinha de porco, queijo coalho empanado, abacaxi grelhado na manteiga, carne de sol com natas, gororoba de charque etc. Provamos os sucos de cajá, cajarana, umbu e mangaba. Todos azedinhos e saborosos.

Depois do jantar, caminhamos um pouco pela orla para fazer a digestão e também pra passar o tempo, já que o nosso voo só partia às duas da manhã!!!! Dormi um pouco no aeroporto, um pouco mais no avião e duas horinhas em casa, antes de sair para trabalhar. Se é cansativo? Fisicamente pode ser, mas mentalmente é uma delícia e eu me sinto completamente renovada e disposta a encarar mais uma semana agitada!!!!

Eu gostaria de aproveitar a oportunidade e mandar um beijo especial para a Paula e para a Thalyta, duas leitoras do blog que me reconheceram em João Pessoa e foram super carinhosas e gentis!!!! Pra Dayse Oliveira, que está morando na Argentina, eu quero dizer que agora entendo perfeitamente porque ela tem tanto orgulho da sua cidade natal!!!! O Thiago, amigo do Marcelo que nos acompanhou no Jacaré e no Mangai, é um cara muito gente boa: obrigada por nos receber tão bem e espero que venha nos visitar no Rio em breve!!!!

Um beijão pra todos vocês com votos de um dia iluminado!!!!

Bonfa-ass

72 comentários:

Karla Coutinho disse... [Responder comentário]

Lindooooo o post.
Quanta riqueza de detalhes...
E vc numa praia daquelas !!!!! Demais...
Saudades de vc.
Beijos karla e Hannah

Minhas Fofurices Atelier disse... [Responder comentário]

Olá querida! Que lugar mais lindo que vc foi.É assim que a gente ve quanto lugar lindo tem no Brasil. Os detalhes de cada cantinho que vc foi me encantou, mais as prais são lindas e as comidas dá água na boca só em olhar. Felicidades para vcs, que Deus abençoe ainda mais vcs. Bjus

Beth Salvia disse... [Responder comentário]

Bonfa sou tua fanzoca, e quase tive um troço agora qdo soube q vc esteve aqui na ciade onde moro, embora paulista, sou professora universitária há alguns anos nessa cidade, moro na praia do cabo Branco perto do farol saca? Acho que se tivesse me deparado com vc pediria até autógrafo, te adoro te acho alem de talentosa uma simpatia nas palavras nos desenhos, uma mulher colorida e maravilhoooosa. Não é linda essa cidade, que imagem ruim a TV passa do nordeste né? Ainda falta muita coisa mas é deliciosa. Que imagens liiindas nem os fotografos aqui fazem igual, parabéns e da proxima vez q vier quero te conhecrkkkkkk, bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Karla Coutinho Oi, Karla! Que saudades!!!!! A praia foi uma aventura inusitada, rsrsrs! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@A Dona do Bloguinho Oi, querida! É verdade, Cada vez tenho mais e mais vontade de explorar cada cantinho do Brasil! Tenho descoberto que o meu país é ainda mais rico do que eu imaginava! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Beth Salvia Oi, Beth! Que fofa!!!! Muito obrigada pelo carinho e elogios!!!! Com paisagens lindas, nem preciso de uma boa máquina, a natureza já se encarrega de me presentear com belas imagens! Puxa, quem sabe da próxima vez a gente se encontra? Um grande beijo!

Anônimo disse... [Responder comentário]

Bonfa, eu moro no UK mas sou paraibana, me surpreendi qdo vi esse post. Que post tão lindo, com fotos maravilhosas, deu uma saudade, uma vontade de chorar kkkkk Mas em dezembro estarei aih com meu marido para curtir minha família. Qdo vc for em CG me avise, pois minha família é de lá e o que vc precisar eles te darão uma mãozinha, minha mãe adora teu blog. Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Larissa Banister Oi, Larissa! Muito obrigada pelos elogios! Sua terra natal é muito linda e fiquei encantada com a simpatia do pessoal local! Hj eu é que estou com o coração apertadinho... depois de duas semanas no Brasil, minha irmã, meu cunhado e meus dois sobrinhos estão voltando para os EUA, onde moram. Me dei o dia de folga para ficar com eles até a hora do embarque! Quando vc estiver no Brasil, aproveite muito mesmo porque o tempo voa, né? E família é tudo de bom!!!! Um grande beijo!

Unknown disse... [Responder comentário]

Muito bom rever João Pessoa!Fui com meus pai quando era pequena.
Adoro o nordeste e todas suas delícias; sol, mar, bebidas e gastronomia!
Hahaha...você é uma comédia mesmo! Jamais eu iria numa praia de nudismo...morro de vergonha, nem com conhecido, nem com desconhecido. Fico pensando: "vai que eu encontro alguém lá!" rsrsrs
Lindas fotos!
bjão

Malú Holzmüller disse... [Responder comentário]

Nossa que viagem maravilhosa,amei tudo e fiquei com água na boca com as delicias nordestinas,bateu uma saudade da tapioca,do feijao ,hummmmm,e agora fiquei com vontade de conhecer Joao Pessoa,rsrsrsrs...
Post extremamente maravilhosooooooo...

Bjs.
Malú Holzmüller.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Fl�via Mergulh�o Ah, Flavinha, vc tem que voltar! As praias sào lindas e deve ter lugares sensacionais para o mergulho! Sobre a praia de nudismo, eu fui uma criança e adolescente extremanete tímida, mas acho que virei uma adulta "desavergonhada", rsrsrsrs! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Mal� Holzm�ller Ai, Malú, o nordeste é maravilhoso mesmo! Não sei como eu demorei tanto tempo pra conhecer essa região tão rica em atrativos e culinária!!!!! Um beijão!

Elisa Barros disse... [Responder comentário]

Nossa Katia, deu uma super vontade de conhecer João Pessoa agora! Adorei seu post! Bjos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Elisa Barros Oi, Elisa! Ah, realmente a cidade e os arredoores são uma delícia! E o tempo colaborou pra agente aproveitar bastante essa viagem curtinha! Vc vai adorar! Um beijão!

Gelia disse... [Responder comentário]

Oi Katia, quando vejo postagens novas venho correndo aqui, viagens um adoro, o nordeste então.
Eu morei em Recife por quase 7 anos e amo PE, tb morei no PIAUI, há Katia quero ver quando vc for no Piaui, vou te mandar no Povoado que morei BOCOLO, é um lugar de gente curiosa, simples mesmo como nos filmes onde tem retirante, é um contraste com a cidade que fica á menos de 8KM!! é muito engraçado, ainda não conheço João Pessoa, mas a próxima cidade do nordeste será esta.

Bjs

Gélia Carvalho

Sandra Negrão disse... [Responder comentário]

Que delícia de viagem Katinha! Ás vezes nem imaginamos quantos lugares lindíssimos temos no nosso próprio país...
João Pessoa com certeza entrou pra minha listinha dos lugares que ainda quero conhecer.
Fotos maravilhosas como sempre!
Beijos

Gabriela Rodrigues disse... [Responder comentário]

Oi Bonfa!

Nossa, vcs conseguem visitar muitos lugares em um só final de semana, isso é mto legal!!! Cada passeio desse é uma carga cultural e visual que vcs guardam a mais na "mochila" =)
Lindo o primeiro pôr do sol com a sombra do saxofonista!!

E eu tbm adoro mar calminho e quentinho, parecendo uma piscina!! rsrs..

Ahhh, que legal que vc gostou do meu post de ontem....ah, e tem as plaquinhas dos outros km..70, 80....rsrs....

Beijos!!

HSS disse... [Responder comentário]

Estive lá em janeiro e foi uma maravilha, amei! fiz um post também, não tão completo porque ainda voltarei com mais postagens.
Linda a capital do meu estado não é?
bjs

HSS disse... [Responder comentário]

Amei as suas fotos, maravilhosas!!!!!!
Bj

Camilla Nesti disse... [Responder comentário]

Que delicia de viagem!! e as fotos estão sensacionais...
beijos

Renata disse... [Responder comentário]

Acho que Marcelo esqueceu do bloqueador solar.....

Linda viagem! Mro em salvador e o litoral norte baiano é lindíssimo também!

Estamos indo para Fortaleza, outro paraíso, em breve.

Mas nunca ouviu falar em umbú ou em cajá? são meus sorvetes preferidos!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Renata É verdade, Renata! A gente sempre esquece de repôr o protetor durante o dia, rsrsrs! Eu já tinha ouvido falar em umbu e cajá, mas não a fruta com o nome junto, rsrsrsrs! Ah, Fortaleza deve ser linda, sou doida pra conhecer! Um beijão!

Mães e Festeiras disse... [Responder comentário]

Kátia, meu Deus, quantas horas tem seu final de semana? Não sei como é que você e o Marcelo conseguem visitar tantos locais, tirar tantas fotos e guardar tantos detalhes num prazo tão curto!
adorei as fotos, mais um lugar no Brasil para entrar na lista dos "A Visitar"!
bjs,

Tais

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Camilla Nesti Obrigada, Camilla! Vimos paisagens lindíssimas! É realmente um passeio sensacional fazer esse tour pelas praias! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@HSS Obrigada, querida! Fiquei com vontade de voltar! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Casar � assim... Oi, Gábi! Adorei a sua ideia das plaquinhas, é super original e criativa!!!! Ah, é verdade! A gente maximiza o tempo e consegue aproveitar bastante esses dois dias! Vale muito a pena! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Sandra Negr�o Que legal, Sandra! Jampa é uma delícia! Acho que já sei como fazer a estreia do presente que vc me deu, rsrsrs! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Eu que fiz... ou quase isso Oi, querida! Ah, fico torcendo pra ter muitas outras oportunidades pra viajar por cada cantinho do nosso país! beijão!

Daniela *Lara* disse... [Responder comentário]

Eu primeiro vi as fotos! Fiquei encantada com elas... principalmente com o céu, né?!... Aí quando volto para ler tudinho... vejo que você cita a minha participação aqui. Que máximooo!!!
Mulher, tu é corajosa d++++... Sou da turma da Fl[avia... MORRO de vergonha! Mas imagino que entrar no mar assim deva ser bom pra caramba!!! Um suuuuuper beijo!!!

casa de professora disse... [Responder comentário]

Olá amiga, que lindos lugares vc foi menina, eu estive aí há alguns anos, mas nem pude aproveitar muito, fui a estudo, então o máximo que fiz foi ir ao Centro Velho, ao teatro amador e à praia, alguns amigos foram à praia de nudismo, eu acho que não tenho uma relação muito boa com meu corpo, pq não tive coragem de ir, parabéns por vc ser tão resolvida e tão dinâmica...bjs!

Marta disse... [Responder comentário]

Katita.. que viagem gostosa!!! Lindas fotos e praias!!! As comidas, nem se fala! E sua coragem? Meninas, com amigos e sem amigos não tenho coragem.. auahuahuahauahu
Beijos

Anajá Schmitz disse... [Responder comentário]

Meu sonho é fazer viagens pelo Brasil. Que maravilha. Tenha um ótimo dia.

Anajá

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátiaaaaa!!!!!

vc não só arrasa, vc arrebenta!!!

lindo! lindo! lindo! maravilhosas imagens, belíssimas fotos, super viagem!

adoro João Pessoa, estou precisando voltar lá! e ir na Tambaba!...kkkk

beijo
Juju

veri disse... [Responder comentário]

Que delícia, eu tambem adoro viajar. Depois de muito tempo morando fora do Brasil e agora com data pra volta a morar no Brasil sem duvida eu vou entar nessa onda de descobrir o que o Brasil tem de bom.
bjs

Francy disse... [Responder comentário]

Oi katia,
Tudo isto que mostras aqui eu já mostrei no meu blog. Mas o que quero ver mesmo são as tuas fotos e do Marcelo nús na Praia de Tambaba, pois não é proibido fazer fotos, pois não?????
Aguardo-as...
abs,

Anna Catharina disse... [Responder comentário]

Putz Kátia, eu e o Tonho já temos vontade de ir por lá, depois desse teu post.... Agora o lance da praia de nudismo... Um dia te conto ao vivo minhaS experiênciaS fora do Brasil ;)
Bjs!!!

Adda Ritzel disse... [Responder comentário]

Oi, Kátia!

Passou aqui pertinho de mim, hein? Da próxima vez, venha direto pra Natal, viu? Poderemos estar marcando um encontro e eu lhe passo a trajetória turística toda.

Estou estudando ainda como serão os biscoitos da minha empresa, lembra? Depois de tudo organizado a gente conversa.

Beijão,
Adda

Cíntia A. S. Sevaux disse... [Responder comentário]

Que lugar lindo, fotos maravilhosas!!!muito bacana, aproveitaram bem a viagem...amei!! bjinhos!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@M�es e Festeiras Tais, nosso final de semana rende mesmo, rsrsrs! Talvez seja porque somos muito agitados e gostamos de movimento! Então ao invés de passar horas em uma praia só, a gente fica uma hora em cada uma e conhece bastante coisa em pouco tempo. Também acordamos muito cedo e aproveitamos a parte do dia. Já à noite, a gente se limita a jantar e volta pro hotel pra descansar e acordar cedo novamente no dia seguinte! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Daniela *Lara* Você é uma fofa, Dani! E é a pura verdade: vc me ensinou a olhar mais pro céu! Pode perceber que nos posts de viagem antigos não tem muitas fotos do céu, mas agora me encanto com as cores dele antes e depois do pôr do sol! Um beijo enorme!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@casa de professora Oi, querida! É muito bom esse passeio, né? Nós também não fomos a todos os lugares que gostaríamos, mas estamos doidos pra voltar algum dia... realmente eu fiquei tranquila na praia de nudismo, talvez por saber que estava todo mundo na mesma situação, rsrsrs! E não havia um espelho onde eu pudesse me ver, rsrsrsr! Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Marta Oi, Martinha! O nordeste é mesmo tudo de bom! As belezas naturais e as comidinhas já compensam a visita, mas também tem a parte cultural, que é sensacional e que estou descobrindo agora! Um beijo enorme!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MINHA VIDA DE CAMPO Ah, é bom sonhar e acho que esse é o primeiro paso para fazer nossos desejos se tornarem realidade! Um grande beijo com votos de muitos passeios lindos pra vc!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Nossa!! Eu acho tão legal essas suas viagens. Menina, como vc transmite coisa boa nos seus relatos. Dá vontade de largar tudo e virar mochileira!!!

Milena disse... [Responder comentário]

Esperei calma para vir aqui,vc sabe gosto de ler e ver tudo.
Já estou mais relaxada com essas cores lindas tanto da natureza quanto as reproduzidas pelo homem nos casarios,museus e igrejas.
Umbucajá não está na música do Alceu Valença,Morena Tropicana?
E apoio muito a sua experiência na praia,não sei se conseguiria mas acho incrível quem se permite sair do sript!

bjs

Joaninha Bacana disse... [Responder comentário]

Que pôr do sol fantástico!!!
A foto com você atrás da placa ficou muito engracada, amei a foto :-D
Adorei as fachadas coloridas do centro histórico :-) Tanta coisa que eu nao conheco desse Brasil lindao!
Linda a foto do restaurante refletido na água à noite: adorei!
Que viagem show!!!
Pasteis de camarão com catupiry: que vontaaaaaade! Aqui na Alemanha nao tem pastel :-(
Beijo grande, e lindas, lindas fotos! Angie

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

katia que post delicioso. Fiquei doida para conhecer esse lugar maravilhoso. Realmente temos que ter orgulho do nosso país que é tão farto de belezas naturais.

Amei!
Estou doida para ver a minha cidade pelos seus olhos, tenho certeza que vou me surpreender!

Bjos,
Dani

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Joaninha Bacana Oi, Angie! Ai, menina, o Brasil é mesmo enorme e lindo! Puxa, estou me sentindo como vc que dá escapadinhas maravilhosas de fim de semana!!!!! Minha irmã foi embora ontem e aos poucos estou voltando à rotina e na semana que vem vou me atualizar das suas novidades!!!!! Obrigada pelo elogio sobre as fotos! A natureza já se encarrega de produzir belíssimas imagens! Não tenho muito mérito, rsrsrsrs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane Pinhate Obrigada, Adri! Ai, menina, se eu pudesse, acho que também largava tudo pra viver viajando pelo mundo com uma mochila nas costas sem data pra voltar, rsrsrs! Quem sabe algum dia? Será que alguém me patrocina???? Biejão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Milena Mi, vou ouvir a música novamente, mas acho que vc está certa! Ah, eu também gosto dessa coisa de sair do script e experimentar coisas novas, desde que não se prejudique ninguém... Um beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani Hoffmam Dani, nosso país lindo e enorme tem muitos cantos lindos e pouco explorados, sabia? Não é o caso de João Pessoa, mas eu adoraria conhecer cada um desses cantinhos! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@C�ntia A. S. Sevaux É, verdade, a gente aproveita cada minutinho e volta renovado! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adda Ritzel Oi, Adda! Lembro sim! Vou esperar seu contato quando vc achar que é a hora certa! A gente vai pra Natal esse ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Conseguimos milhagens suficientes e vamos conhecer essa cidade que é uma unanimidade! Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Anna Catharina Cath, fiquei super curiosa!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Quero saber tudinho!!!! depois em conta por e-mail? Bjs!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Francy RSRSRSR, Ih, Francy, essas a gente nem tirou, sabia? O Marcelo ficou com medo de tirar fotos como veio ao mundo e de elas vazarem de alguma maneira. Emtão fomos discretos! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@veri Obam Veri! Vai ser ótima essa sua redescoberta do Brasil! Boas viagens! Beijão!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jussara Gehrke Ju, vc é uma fofa, sempre me incentivando!!!! Obrigada por compartilhar o post no Facebook! Bjs!

Unknown disse... [Responder comentário]

Kátia, querida!!!
Estou encantada com o post!!! O que eu posso dizer?! MUITO obrigada por mostrar nossa cidade querida para muitos leitores do Brasil e mundo a fora! :D
Arrasada por não ter te conhecido pessoalmente... o trabalho tem me consumido tanto, mal vejo mais meus blogs preferidos, se eu soubesse, faria questão de te receber! hahahahaha
Fica pra próxima, né?!
Amei as fotos, o texto... como sempre, você arrasou!!!
MUITO OBRIGADA!

Beijos, com carinho, Luana.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Lu e Aru Oi, Luana! Ah, menina, que delícia ler um comentário tão carinhoso de uma moradora de Jampa! Sou eu que agradeço os elogios e realmente sua cidade e arredores são lindos! Sobre trabalho e compromissos, nem me fale... também ando afastada dos meus blogs mais querido: ou eu preparo postagens ou eu faço visitas. Mas sinto muita falta de me inspirar nos blogs que admiro! Acho que vou me dar umas férias só pra ficar navegando na internet!!!!! Um grande beijo!

Maria disse... [Responder comentário]

Que delicia de viagem. E que coragem de ir à uma praia de nudismo (acho que não conseguiria). Adorei as fotos, praias lindas demais. Você e o Marcelo é que sabem viver, sempre passeando e conhecendo novos lugares. Muito bacana esse companheirismo todo. Bjus.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Maria Muito obrigada, Maria! Ah, menina, viajar virou quase um vício pra gente! Em junho ficamos no Rio mesmo por causa da visita da família e 3 festas no mesmo mês, mas estamos doidos pra colocar o pé na estrada novamente! Um beijão e muito obrigada pelo carinho de sempre!

O príncipe e a princesa do reino disse... [Responder comentário]

Oi Kátia,
Você poderia me tirar uma dúvida? Vocês alugaram carro em João Pessoa? Se sim, você poderia me dizer em qual? Obrigadaaaa.. Seus relatos de viagem são inspiradores, suas decorações de festinhas são lindas e eu adoro seu jeito inquieto! Bju!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@O pr�ncipe e a princesa do reino Oi, Muito obrigada pelo carinho! Adorei o "jeito inquieto", realmente me descreve bem, rsrsrs! A gente normalmente aluga um carro quando viaja sim e dessa vez, as melhores tarifas eram da AVIS. Pegamos o carro no aeroporto e o devolvemos ppouco antes do voo. Um beijão e ótimo final de semana!

Unknown disse... [Responder comentário]

oi! me tornei hoje sua seguidora estou muito feliz! que viagem maravilhosa,este post está lindo!

bjs!

célia.

YES we Cooking disse... [Responder comentário]

Eu AMOOO o nordeste, sempre vou a Recife e apesar de já ter ido a João Pessoa, não sabia o quanto ainda tenho que conhecer por lá! Muito legal! Amei! Beijão

Gina disse... [Responder comentário]

Estive em João Pessoa há mais de 25 anos. Quanta coisa mudou e pra melhor!!!
Bjs.

Alessandra Nogueira disse... [Responder comentário]

Kátia, sou leitora de seu blog há pouco tempo, admiro muito como você organiza as festinhas e faz suas viagens... Eu também adoro viajar e fazer festas!

Fiquei boquiaberta quando vi que visitou minha cidade. Gostaria de ter te conhecido pessoalmente.

Que bom que gostou daqui.

Bjos

Unknown disse... [Responder comentário]

Fiquei encantada com a beleza de João Pessoa,passo sempre pela cidade mas nunca parei para conhece-la.
A praia de nudismo tb eh uma curiosidade minha

Danielle disse... [Responder comentário]

Que bom que gostou da nossa linda paraíba. Belas imagens!

Gildett de Marillac disse... [Responder comentário]

Sou sua seguidora há muito tempo, sou da Paraíba e me encantei com o seu post sobre nossa capital, quanta riqueza na sua descrição! As fotos estão maravilhosas. Obrigada!

Bela disse... [Responder comentário]

Tem tempo que não comento aqui... :)
Queria saber onde vocês se hospedaram, flor!
Beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BelaOi, Bela! Essa viagem foi uma delícia! Eu não lembro onde nos hospedamos, mas como somos extremamente simples em relação à hospedagem, geralmente não recomendo pros amigos e familiares que tem um padrão mais confortável, rs! Beijão!

Related Posts with Thumbnails