segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Criação de Identidade Visual para a empresa É PIQUE!

epique17

epique21

1

3

epique20

Bom dia, pessoal!!!!! Faz tempo que eu não apresento um trabalho de identidade visual por aqui, né? Esse ano surgiram várias oportunidades de viagens e sei que o tema foi recorrente no blog. Fico feliz em poder relatar minhas aventuras e reviver esses momentos especiais, além de deixar dicas e sugestões para quem deseja fazer os mesmos roteiros. Porém, como a proposta do blog é mostrar os “casos e coisas da Bonfa”, esse espaço não possui um tema único e registra o que acontece de mais interessante na minha vida, que não é cor de rosa, mas também não é cinza, rsrs! Os posts refletem o meu momento pessoal e eu não tenho dúvidas de que as viagens desse ano fizeram uma grande diferença na minha maneira de pensar e de ver o mundo. Viajar revela muita coisa sobre nós mesmos, estimulando o auto-conhecimento e o aprendizado. Enfim, é tudo de bom e eu recomendo a todos! Mas hoje eu gostaria de mostrar mais um pouco do meu trabalho como designer gráfica.

A cliente que solicitou o projeto de identidade visual já conhecia o meu trabalho e fiquei muito feliz quando ela me procurou novamente para dar forma à sua nova empreitada. A seguir, vocês poderão observar como ocorreu o processo de pesquisa e desenvolvimento da Logomarca, elementos de apoio e aplicativos referentes à identidade visual da empresa É PIQUE!.epique

epique2

No trabalho profissional de elaboração da identidade visual de uma empresa ou pessoa física, é necessária uma fase de pesquisa e de análise do mercado, além de uma boa dose de conhecimento técnico e teórico a fim de que o resultado do projeto seja coerente e compatível com as expectativas do cliente e com o perfil de seu público-alvo. Meu trabalho começa com a conceituação da marca, por meio de conversas sobre a mensagem que o cliente deseja veicular através do grafismo/ilustração que fará parte da Logomarca (composta de Logotipo + símbolo).

Antes de qualquer coisa, fiz uma pesquisa sobre Logomarcas de empresas com objetivos similares aos da É PIQUE!. Listei as que considerei mais relevantes e as submeti à análise da minha cliente, juntamente com a apresentação do primeiro layout. Observando as imagens acima, vocês podem perceber alguns elementos em comum entre as marcas como, por exemplo, as cores vibrantes, os balões de festa, as estrelas estilizadas, as bandeirinhas, os pirulitos, os laços de fita, as velas, os bolos/cupcakes e os chapéus de festa.

epique3

Partindo de uma das sugestões da cliente, que seria pensar em algo como objetos decorativos saindo de uma caixa, organizei na terceira página da apresentação uma lista de Logomarcas que também se basearam nesse príncípio.

Depois de alguns esboços e, tendo em mente os elementos que remetem ao conceito de festa, sugeri à cliente uma Logomarca que inclui um mascote representando um palhacinho estilizado (com poucos traços característicos a fim de que ele não ficasse restrito à ideia de circo). O mascote "pula" de dentro da letra Q com um balão de festa, como se fosse um "Jack in the Box", aquele bonequinho que sai da caixa e surpreende a criança presenteada.

1

Cheguei a esse resultado como uma forma de aproveitar a ideia da caixa-surpresa, que, quando aberta, revela um mundo de brincadeiras e possibilidades. E isso é exatamente o que acontece em uma festa infantil! Elaborei uma versão horizontal e outra vertical. As duas podem ser utilizadas a critério da cliente, dependendo do espaço disponível na peça gráfica a ser desenvolvida. 

2

Como a cliente havia me informado que, a princípio, a  empresa seria focada em festas infantis, mas existia a possibilidade de abrir um espaço para festas adultas como chá de panela, despedida de solteira, chá de bebê etc., criei uma assinatura simplificada que pode ser usada nesses casos. Essa versão da Logomarca não possui o mascote, há somente o balão e as estrelinhas desalinhadas de maneira que passem uma impressão de movimento, de dinamismo e de alegria, acima de tudo. Na primeira assinatura simplificada, mantive o balão, que também funciona como o "pingo do i", mas propus uma segunda assinatura, ainda mais enxuta, sem o balão. Todas elas estão conectadas por meio de cores, fontes e estilo gráfico. Dessa forma, a integridade da identidade visual não será comprometida se ela optar por usá-las ao mesmo tempo em diferentes peças impressas ou virtuais.

3

 

4


Além da Logomarca colorida, é importante haver uma ou mais versões em preto e branco, para o caso de ela precisar ser impressa em uma publicação que só utilize essas cores.

5


Em caso de patrocínios, por exemplo, é imprescindível que seja feito um estudo de redução da marca a fim de indicar ao cliente o tamanho mínimo em que ela pode ser utilizada sem que haja comprometimento de sua legibilidade. Testes com diferentes fundos de cor para avaliar os níveis de contraste e sugestão dos mais favoráveis também fazem parte do processo de criação.

6

Depois de pesquisar slogans de empresas com objetivos similares, pensei na frase "festas prontas personalizadas", que me parece sintetizar o serviço oferecido pela É PIQUE!. Procurei usar fontes despojadas, divertidas e pouco comuns na Logomarca. A palavra É PIQUE! recebeu um tratamento especial por meio de uma letra encorpada e da interferência que me permitiu inserir o mascote na letra Q sem descaracterizá-la nem prejudicar a sua legibilidade. Para o slogan, optei por uma fonte manuscrita com boa leitura, o que é difícil de encontrar, já que a maioria das letras nesse estilo são muito formais ou muito garranchadas. Nesse caso, eu queria passar uma noção de algo feito com carinho e atenção personalizada e penso que uma bonita fonte manuscrita consegue "dar conta do recado".

epique11

Os elementos de apoio que compõem a identidade visual são grafismos derivados da Logomarca que podem ser usados para diversas finalidades como a criação de padronagens ou marcas d’água aplicadas em embalagens para presente, estamparia de camisetas, uniformes, crachás, cartões de visita, etiquetas, brindes etc.

epique9

No mais, penso que as próximas imagens são auto explicativas: isolei os elementos de apoio e desenvolvi padronagens a partir deles, sugeri cinco opções de cartão de visita e seis opções de etiquetas, simulei três modelos de caixa, dois modelos de sacolas feitas com papel reciclado + etiquetas, além da aplicação em cartazes, roupas e brindes.

padroes

Criação de padronagens usando os elementos de apoio da ID Visual

 

epique12

Opções de cartões de visita

 

epique13

epique14

Série de etiquetas com frente e verso

 

2

Caixa/embalagem para presente

 

apresentaçãoG15

Sacolas e etiquetas feitas com papel reciclado

 

epique18

Aplicação em posters

 

epique19

camisetas

Aplicação da Logomarca + padronagem em roupas

 

E isso é tudo, pessoal! Se vocês gostaram do meu trabalho, precisam de uma identidade visual ou querem reformular uma marca já existente, podem contar comigo! Na área de design gráfico, essa é a minha atividade preferida!

Para solicitar um orçamento, basta escrever para katiabonfadini@gmail.com, e para ver meu portifólio completo, é só clicar no seguinte link:

http://www.coroflot.com/katiabonfadini

Um grande beijo pra todos com votos de uma semana bem alegre e festiva!!!!

Bonfa-ass

35 comentários:

Especiarias Doces disse... [Responder comentário]

Kátia, ficou lindoooo!
Beijos,
Fernanda.

Malú Holzmüller disse... [Responder comentário]


Olá mulher inteligente.rsrsrsr...

A cada dia me encanto ainda mais com suas criacoes.Essa com esse colorido todo eu amei.
Parabéns por esse dom que Deus te concedeste e que você com muita criatividade coloca em prática.
Sou sua fanzoca.

Bjs.

Malú.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Especiarias DocesOi, Fernanda!!!!! Muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado! Dentro da minha área de atuação, a criação de identidade visual é o que mais gosto de fazer! Um grande beijo!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Malú HolzmüllerMuito obrigada pelo comentário tão empolgado e gentil, Malú! Beijão!

Adriane Pinhate disse... [Responder comentário]

Nossa! Que lindo!
As aplicações nas sacolas, caixa supresa, rótulos e nas roupas ficaram demais! Quantas opções você dá!!
Parabéns. Você é incrível!!

Bjs

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Adriane PinhateOi, Adri! Muito obrigada!!!!! Eu gosto de preparar esses posts bem esmiuçados para os meus clientes em potencial saberem o que está incluído em um projeto de identidade visual. Muitos acham que eu apresento somente uma Logomarca e acabou. Para um bom resultado, é necessário testar a Logo em diversas aplicações, assim como produzir versões em Preto e branco, testar os limites de redução, isolar os elementos de apoio a fim de criar padronagens e outros aplicativos. Tudo isso dentro de um contexto estabelecido por meio de conversas e trocas de informações com o contratante e com a coerência necessária para se produzir uma identidade visual sólida e marcante! Um beijão!

Homerix disse... [Responder comentário]

Eu, além de ter achado tudo muito gracinha, adorei o nome da linha!!

É Pique!!

Kátia, você é carioca?

Se for, é a 1ª que deve cantar parabéns direito. Até hoje, só ouvi cantarem assim, aqui:

" E pra Fulano NADA/
TUDO!
Então coméquié?
É BIGUE, é BIGUE, é BIGUE, é BIGUE, é BIGUE...
....."

Abraço e parabpéns, como sempre, pela criatividade!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@HomerixQue legal, Homero! Fico feliz que tenha gostado desse trabalho! O nome foi criação da Eliane, a minha cliente! Eu só fiz a parte visual e dei forma à Logomarca! Mas vc tem razão, muita gente canta É BIGUE, rsrsrs! Um beijão!

Dani Hoffmam disse... [Responder comentário]

Adorei a forma que vc apresentou seu trabalho!

Como vc mesma disse, a identidade visual não é só a logomarca. Achei bem interessante!
Estou numa nova empreitada e no futuro vc será requisitada, rsrrs.

Bjão e ótima semana!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Dani HoffmamOba, Dani! Estou à dosposição e desde já, te desejo muito sucesso!!!!! Realmente a ID Visual vai muito além da Logomarca e gosto muito de fazer esses posts didáticos, assim não fica nenhuma dúvida na hora de o cliente contratar o serviço. É sempre bom saber o que está incluído no valor do trabalho, né? Beijão!

Unknown disse... [Responder comentário]

Eu acho muito interessante todo este processo de criação Katia querida... Achei muito bonito também tanto o desenho em si quanto as cores etc...
Vim aqui hoje também para convidar você a ir lá no blog para participar do sorteio de um marxicolar que começou hoje!

super beijos

Rosemere Cordeiro disse... [Responder comentário]

Katia,

Ficou muito bem resolvida a identidade visual da "É pique! Adorei o resultado final! Além de ser interessante ler sobre o processo de criação de outrem, acho que é muito educativo para quem não é da área. E vc escreve de uma forma tão legal, que independente do assunto, vale a pena ler qualquer post seu!

Bjos!

Rose

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Rosemere CordeiroRose, que comentário legal, super obrigada! Acho interessante expôr como acontece o processo de criação porque é muito mais abrangente do que simplesmente escolher uma letra legal e um símbolo que combine com ela. Para um resultado satisfatório e coerente, é necessário um estudo elaborado e vários testes antes de dar o trabalho como terminado. Um beijão e agradeço demais o elogio!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@GerlianeQue legal, Gerliane! Obrigada pelos elogios! Eu vou lá agora mesmo participar do sorteio! Mil beijos e boa sorte pra mim, rsrsrs!

Julia Gabas disse... [Responder comentário]

Parabéns Katia!! Ficou lindo!! Adoro seu trabalho e acho muito bacana você postar as etapas do processo de criação aqui!!
Beijos

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Julia GabasObrigada pelo incentivo, Julia!!!!! Vou postar mais trabalhos por aqui, é que as viagens acabaram tomando muito espaço no blog esse ano, rsrsrs! Mil beijos!

a. disse... [Responder comentário]

Oi, Katia! Admiro tanto seu trabalho e adorei o post assim, todo detalhadinho. Gosto muito de criar identidades visuai também, aliás, toda a área de design gráfico me encanta. mas tenho formação em arquitetura. Que caminho você sugere para começar? Um abraço e parabéns novamente. Você nos inspira.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@a.Essa parte de design gráfico é muito legal, né? Eu adoro criar Identidades Visuais para empresas e ver um sonho virar realidade! É bom demais! Sobre por onde começar, eu acho que você poderia fazer um curso livre de design gráfico mesmo. Acho que o SENAC tem bons professores. Um beijão, super obrigada pelo elogio e bons estudos!!!!! Ah, eu também adoro arquitetura!!!!

Meg disse... [Responder comentário]

Amei tudo! Se eu fosse a cliente ficaria em cólicas para poder as peças. Parabéns!

Meg disse... [Responder comentário]

Amei tudo! Se eu fosse a cliente ficaria em cólicas para escolher as peças. Parabéns!

Jussara Neves Rezende disse... [Responder comentário]

Admiro muito o seu trabalho, Kátia. Este é mais um... encantador
;)
Abraço, linda semana!
Jussara

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Jussara Neves RezendeMuito obrigada pelo elogio, Jussara! Fico feliz que goste das minhas criações! Beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@MegQue legal, Meg!!!!! Quando a gente "desmembra" a Logomarca, percebe que pode desenvolver muita coisa com os elementos de apoio da identidade visual É uma delícia criar esses aplicativos! Beijão!

Sheilinha disse... [Responder comentário]

Katia, parabéns ficou lindo. Como faço pra saber o custo de uma identidade como está?

a. disse... [Responder comentário]

Katia, obrigada pela atenção. Certeza que vc seria uma ótima arquiteta! Que pena que conheci seu blog há pouco tempo. Tô amando. Depois comento direitinho e com mais calma. Tudo lindo por aqui. =)

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@a.Puxa, sou eu que agradeço!!!! Sabe que eu quis ser arquiteta antes de ser designer? Uma vez um arquiteto fez um projeto para a casa dos meus pais e eu fiquei apaixonada!!!! Nào conseguia parar de olhar o desenho! Hoje em dia, sei que eu fiz a faculdade que tinha mais a ver comigo, Desenho Industrial, mas gosto de tudo que tenha a ver com design e decoração! Seja muito bem-vinda!!!!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@SheilinhaOi, Sheilinha! Muito obrigada! Você pode me enviar um e-mail para katiabonfadini@gmail.com ou entào deixar seu endereço de contato aqui para que eu possa te enviar minha tabela de preços em PDF. Um beijào!

Unknown disse... [Responder comentário]

Que lindo!
Seu trabalho é uma arte!
Um beijão e sábado estamos juntas!!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Flávia MergulhãoFlavinha, uma mulher tão criativa como vc me elogiar assim... fico toda metida, rsrsrs! Mentira, eu NUNCA vou ser metida, hahaha! Te espero no Sábado!!! Bjs!

eu disse... [Responder comentário]

Nossa Kátia que coisa mais fofa,parabéns,só lindezas por aqui. Bjs Trícia.

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Doçura de conversaMuito obrigada, Tricia! Fico feliz que tenha gostado! Um beijào!

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@Doçura de conversaMuito obrigada, Tricia! Fico feliz que tenha gostado! Um beijào!

Inga - Mundo Agni disse... [Responder comentário]

Quais os nomes destas fontes tão lindas, mujer ?! Super diferentes e fofas !

beijocaaa

Unknown disse... [Responder comentário]

Qual seu contato posteriormente quero fazer uma logomarca e flyer de serviços

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@rodrigo torelBom dia, Rodrigo! Você pode ver o meu portifólio completo no site www.katiabonfadini.com.br e enviar uma mensagem por e-mail katiabonfadini@gmail.com. Beijos!

Related Posts with Thumbnails