segunda-feira, 16 de junho de 2014

Bruschetta de figos frescos com queijo de cabra e cebolas ao vinho

DSC_0761a

Há alguns meses minha amiga Milena me surpreendeu com uma caixa cheia de presentes deliciosos: temperos, molhos, geleias e aperitivos gourmet feitos pela querida Alice Gussoni, do A COZINHA DE ALICE. O pote de cebolas caramelizadas no vinho parecia promissor e eu fiquei com vontade de usá-lo em algo especial, mas não sabia com o que combinava. Então a Mi trocou ideias com a Alice, que sugeriu a receitinha de hoje. Bom, na verdade, ela sugeriu os ingredientes e eu inventei o modo de preparo. Não sei se fiz da melhor maneira, mas posso dizer que ficou bem gostosa e a Milena foi lá em casa conferir a peripécia culinária, rs!

DSC_0783a

Eu adoro bruschettas e já experimentei pelo menos uma dezena de receitas diferentes. Algumas dessas invencionices foram publicadas aqui no blog e estão organizadas na página COMES E BEBES, que fica no menu logo abaixo do cabeçalho. A sugestão da Alice me chamou a atenção porque eu nunca teria pensado em preparar uma bruschetta com figos frescos. Amei a ideia! Testei uma primeira leva no forno logo pela manhã e, antes da Milena chegar à tarde, montei outra fornada corrigindo alguns temperos. Vamos à receita?

DSC_0627

Ingredientes:

  • Pão italiano
  • Uma caixa de figos frescos
  • 400 g de queijo de cabra cremoso
  • Cebolas caramelizadas no vinho
  • Azeite
  • Alho
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Cortei o pão italiano em fatias com mais ou menos 1 cm de espessura e enfileirei-os numa assadeira besuntada de azeite. Distribuí mais azeite por cima do pão antes de colocar as cebolas e o alho. A maioria das receitas indica que o dente de alho deve ser esfregado no pão e é só isso, mas como gosto muito desse ingrediente, sempre uso alho espremido em quantidade generosa. Eu acho que fica uma delícia, mas quando recebo alguém em casa, dou uma reduzida no tempero pra não assustar, rs!

DSC_0660

Em seguida, fatiei os figos e coloquei duas rodelas sobre cada pedaço de pão. Eles estavam tenros, macios e suculentos… hummmm!

DSC_0676

Para terminar, esfarelei o queijo de cabra e salpiquei os pedacinhos por cima de tudo. Adicionel sal e um pouquinho de pimenta.

DSC_0760

Levei as bruschettas ao forno por uns 15 minutos até que sua base estivesse douradinha. Tive a preocupação de não deixar o pão endurecer demais e virar uma torrada. O ideal é dar só uma aquecida pra ele ganhar uma corzinha.

DSC_0795

Na hora de servir, salpiquei mais pimenta-do-reino por cima das bruschettas enfileiradas em uma tábua rústica de madeira. A diferença entre a primeira fornada e a segunda (que servi para a Milena) foi a quantidade de sal e queijo. Na primeira eu havia esquecido o sal e coloquei pouco queijo. Na segunda, fui mais generosa e a bruschetta ficou bem suculenta. O resultado agradou bastante!!!!

DSC_0688

Como nem todo mundo gosta de vinagre, optei por não colocar o creme de balsâmico aromatizado com mel e laranja por cima das bruschettas. Preferi deixá-lo à disposição da Milena para que ela se servisse na hora de comer. Particularmente, eu acho que fica uma delícia porque o creme é mais espesso e menos ácido do que o vinagre. Combinou muito bem com os outros ingredientes que usei.

DSC_0719

Aliás, o creme de balsâmico deu um toque sensacional à saladinha incrementada que preparei para comer na hora do almoço, usando os mesmos ingredientes da bruschetta e outras delícias…. não vejo a hora de repetir essa receita! Em breve compartilho aqui com vocês, OK?

Um grande beijo pra todos com votos de um dia suculento!!!!

Bonfa-ass

4 comentários:

chica disse... [Responder comentário]

Que delícia isso! Adoro essas misturinhas assim! Muito boa a receita! beijos,linda semana,chica

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@✿ chicaOi,Chica! Essa receita fica deliciosa e eu nunca teria pensado nessa combinação não fosse a dica da Alice! Ameeeeei! Um beijão e ótima semana pra vc também!

Bell disse... [Responder comentário]

Hum que deliciaaaaaaaaaaaaa

Katia Bonfadini disse... [Responder comentário]

@BellBell, sabe que abri o blog hoje de manhã e fiquei com vontade de comer a bruschetta? Mas aí veio a preguiça de ir ao mercado, rs! Um dia eu repito a receita, ficou boa mesmo! Beijinhos!

Related Posts with Thumbnails